16 de abr. de 2020

Novo ministro da Saúde já propôs escolha entre jovem e idoso 'no final da vida'

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O novo ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro, Nelson Teich, assumiu o cargo na tarde desta quinta-feira (16), mas declarações dadas por ele anteriormente já repercutem nas redes sociais. É o caso de um vídeo em que ele questiona se é prioritário, para um gestor da área saúde, investir em salvar um adolescente, “que tem a vida inteira pela frente”, ou um idoso “com doença crônica avançada”.

"Como você tem o dinheiro limitado, você vai ter que fazer escolhas, definir onde vai investir. Então eu tenho uma pessoa que é mais idosa, tem uma doença crônica avançada e teve uma complicação. Para ela melhorar, eu vou gastar praticamente o mesmo dinheiro que eu vou gastar para investir em um adolescente que está com um problema. Só que essa pessoa é um adolescente que vai ter a vida inteira pela frente e o outro é uma pessoa idosa, que pode estar no final da vida. Qual vai ser a escolha?", pergunta Teich.

Ele propôs o dilema em um vídeo do Instituto Oncoguia, de abril do ano passado — na época, a entidade promovia um congresso nacional de oncologia em Brasília (DF), do qual Teich participou, falando sobre “aspectos técnicos e orçamentários que compõem o sistema de saúde atual, seus respectivos desafios e a direta relação com o paciente oncológico”. O questionamento, segundo Teich, expõe uma situação a se enfrentar envolvendo duas realidades atuais da saúde: “O dinheiro é limitado e escolhas são inevitáveis”, afirma.

"Alinhamento completo" - Em pronunciamento ao lado do presidente ao assumir, nesta quarta-feira (16) o posto de Luiz Henrique Mandetta (DEM), à frente do Ministério da Saúde, Teich afirmou ter “alinhamento completo” com Bolsonaro e que “não vai haver qualquer definição brusca ou radical do que vai acontecer” quanto à política de isolamento por causa do novo coronavírus.

8 comentários:

  1. o que esse ministro propõe - embora surpreenda - é próprio da medicina mercantilista-consunsumista, baseada na teorização custo benefício. Ele fala em investimento em pessoas jovens, porque serão os "corpos dóceis" para tentarem revitalir os dejetos do capitalismo consumista que agoniza com o coronavírus. Agora, se esse ministro pensa assim quantas pessoas idosas ele deve ter assassinado, praticando medicina na oncologia que é uma das áreas mais nobres da clínica contemporânea?

    ResponderExcluir
  2. Antes de criticar deveriam saber que essa é uma REALIDADE mundial. Todos os dias em todos hospitais públicos do mundo, médicos e enfermeiros precisam fazerem escolhas desse tipo. E eles sempre, sempre vão escolher quem tem mais chance de VIVER. Isso não significa que ele vai escolher ou prefere que os jovens vivam e os velhos morram. Não infelizmente é uma realidade. Parabéns pela coragem de falar isso em público.

    ResponderExcluir
  3. O casamento deu certo mas bolsonario dois cao

    ResponderExcluir
  4. Me poupe quem define o tempo de vida é o Senhor e, ñ o homem

    ResponderExcluir
  5. Bolsonaro é um lixo humano e sua equipe

    ResponderExcluir
  6. Esse infeliz é novo? Esse Satanás tem parente pai mãe idoso não? Esse indiota não tem amor a vida de ninguém.os novos tão se lascando tudo e os idosos focando ódio desse Satanás 😈👽

    ResponderExcluir
  7. esse tal de texe tá esquecendo que esse país quê está aí quem construiu foi os velhos que ele quer matar a maioria dosjovens de hoje só querem se prostituir roubar e fumar ou cheirar o diabo são esses que ele quer dá vida os velhos quê ele chama tem o direito de viver e como tem foi quem deu duro pra alavancar o quê está aí o seu estupido trate bem nossos velhinhos viu ou então vá pru inferno tá bem.

    ResponderExcluir