12 de abr. de 2020

Prefeito de Manaus diz que "Bolsonaro é o principal aliado do vírus" e que "SUS colapsou"

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O prefeito da cidade de Manaus, no Amazonas, disse em entrevista ao Uol que o "O presidente Bolsonaro é, hoje, o principal aliado do vírus". Arthur Virgílio (PSDB) responsabilizou o chefe de estado pelo avanço do coronavírus na cidade e relatou que "o SUS colapsou".

Para o pemedebista, o isolamento social na cidade estava sendo cumprido por mais de 70% da população, mas caiu para pouco mais de 50% "depois que o presidente começou a sair sucessivamente às ruas, numa campanha contra o isolamento".

Na entrevista ao colunista Josias de Sousa, o prefeito falou não apenas da sistuação precária do Sistema Único de Saúde (SUS) de Manaus, mas também dos hospitais particulares, que "estão bastante exauridos".

O prefeito disse que já pediu ao governador do Amazonas, Wilson Miranda (PSC), que o isolamento social seja convertido em quarentena, com o uso de força policial para manter as ruas vazias. "Estamos numa situação de guerra", declarou Virgílio.

"É uma guerra atípica. O adversário não é visto. Mas é muito forte e atua com vigor", declarou o prefeito. A cidade já contabilizou mais de 50 mortes, sendo que duas vítimas fatais eram indígenas.

Para o prefeito, as atitudes de Bolsonaro podem demosntrar que ele já pegou o novo coronavírus. "Às vezes me dá até a impressão de que o Bolsonaro já deve ter tido, levemente, a doença. Está imunizado. E pode andar por onde quiser. Ele se esquece de que as pessoas que ele cumprimenta não estão imunizadas", reclama.

Vírgilio ainda questionou as condições de governabilidade do presidente. "Se vem uma recessão, seguida de uma depressão econômica, será que haverá condições políticas e congressuais para Bolsonaro permanecer? Ele provoca todo mundo, não conta com a solidariedade de partido nenhum. Consegue brigar até com os amigos", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário