30 de abr. de 2020

MPF fiscaliza aplicação de verbas do Fundef no combate à pandemia em Conceição de Feira

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil nesta terça-feira (28) para acompanhar a aplicação de R$ 1,5 milhão no combate ao novo coronavírus pela prefeitura de Conceição da Feira, no Portal do Sertão. Os valores, que originalmente seriam do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), foram redirecionados para o combate à doença, a pedido do município.

O redirecionamento dos valores foi autorizado pela Justiça Federal, que deferiu pedido liminar no dia 15 de abril e disponibilizou ao município até 15% do saldo do precatório do Fundef, correspondente a mais de R$ 1,5 milhão.

Na decisão, o juiz destaca a necessidade de “aplicação exclusiva na adequação da estrutura da unidade (de saúde) já existente e na aquisição de equipamentos e insumos, nas áreas de saúde (e limpeza das respectivas unidades)” e veda o emprego dos recursos em atividades secundárias, “como campanhas publicitárias e outras que apenas indiretamente tenham relação com o combate à pandemia.”

Segundo o MPF, a intenção é, por meio do inquérito, acompanhar todas as aquisições e contratações a serem realizadas com os recursos, para garantir que cumpram os requisitos previstos na legislação brasileira.

O procurador Samir Cabus Nachef Júnior, que está à frente do caso, já expediu ofícios para que o município encaminhe ao MPF todos os processos licitatórios, de dispensas e/ou de inexigibilidade de licitação, firmados para o combate à pandemia da Covid-19 com a verbas dos precatórios do Fundef, bem como todos os contratos firmados e processos de pagamento deles decorrentes, noticiando ao MPF toda e qualquer eventual contratação.

Além disso, o MPF orienta que Câmara de Vereadores cumpra o seu dever de fiscalização, verificando a aplicação das verbas dos precatórios do Fundef liberadas para o combate ao novo coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário