21 de abr. de 2020

Médico que se automedicou com hidroxicloquina morre após parada cardíaca; Ele foi o 46º óbito na Bahia

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Após quatro dias de tratamento domiciliar com hidroxicloquina contra o novo coronavírus, o médico Gilmar Calasans Lima, 55, morreu 45 minutos depois de dar entrada na emergência do Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus, com um quadro de parada cardiorrespiratória. A informação é do secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas e foi publicada em suas redes sociais, na manhã desta terça-feira (21).

Segundo o titular da pasta, por ser médico, Lima teve acesso à combinação de hidroxicloquina e azitromicina sem a necessidade de receita médica. Ele era hipertenso e diabético. Um dos efeitos colaterais da hidroxicloquina são alterações cardiovasculares, mas não é possível saber se a morte está relacionado ao uso do remédio.

A hidroxicloroquina é a versão menos tóxica da cloroquina. Seu uso foi liberado pelo Governo do Estado da Bahia no último dia 8 exclusivamente para tratamento em ambiente hospitalar de pacientes com diagnóstico positivo para a covid-19 internados nas redes pública e privada do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário