23 de mar. de 2016

Região de Alagoinhas deve assinar Consórcio de Saúde na segunda quinzena de abril

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Prefeitos e representantes da saúde dos municípios da região de Alagoinhas participaram de reunião nesta terça-feira (22) com o secretário da Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre Consórcios Públicos de Saúde. Durante o encontro, a assinatura do protocolo de intenções entre municípios e estado foi agendada para a segunda quinzena de abril.

O gestor estadual explicou que a iniciativa visa contemplar a média complexidade, que envolve consultas com especialistas e exames como ultrassonografia, endoscopia, dentre outros, que não são solucionados na atenção básica. "O paciente é atendido na atenção básica, mas sai de lá com um pedido de endoscopia, por exemplo, e acaba retornando para a prefeitura, pois não tem um local para fazer este tipo de exame", pontuou.

Vilas-Boas acrescentou que, a partir da adesão dos municípios ao consórcio, será construída uma policlínica na região. Além desses serviços, haverá a possibilidade de os próprios consorciados decidirem por incluir outros que julguem necessários para atender sua população.

O secretário ainda ressaltou que o governo do estado será um co-finanaciador do serviço, ficando responsável pela construção da policlínica e pelo custeio de 40% da manutenção mensal dos serviços, restando 60% para serem assumidos pelos municípios consorciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário