13 de mar. de 2016

Em manifestação contra governo e PT, mais de 15 mil pessoas protestam em Salvador

Redação Portal Cleriston Silva PCS






Os protestos contra o governo Dilma Rousseff e seu partido, o PT, marcados para este domingo (13), estão acontecendo em pelo menos 110 cidades do país, em 23 estados e no Distrito Federal, afirma o Movimento Brasil Livre (MBL), um dos organizadores das manifestações.

Em Salvador, cerca de 15 mil pessoas estão no Farol da Barra, informou a Polícia Militar. César Leite, líder do movimento Vem Pra Rua, disse ao CORREIO que o protesto marca o retorno do povo às ruas exigindo o fim da corrupção.

"Começou em 2013 a luta do movimento contra corrupção, a favor da ética. E nos últimos dois anos, com tudo que está acontecendo no país, toda a corrupção, nós estamos voltando às ruas com força. E esperamos que os politicos brasileiros, que os deputados federais, honrem com a representação do povo e votem pela saída da presidente Dilma Rousseff", disse.

Ele também avaliou a atuação do juiz Sérgio Moro durante o julgamento dos crimes identificados pela Operação Lava Jato. "Sérgio Moro não é nenhum messias nem um herói, ele é um cidadão que honra com a profissão. E essa coragem dele precisa se espalhar para todo o Brasil, para que todo brasileiro tenha essa coragem de lutar pelo seu país".

Ao todo, 285 policiais acompanham a manifestação e fazem segurança desse movimento. O grupo de manifestantes caminha do Farol da Barra até o Cristo da Barra, de onde deverá retornar para o Farol. Por conta do grande movimento na região, o tráfego de veículos é muito lento na região da Barra e Apipema. No fim da manifestação, o grupo pretende fazer uma aplaudaço - uma grande salva de palmas - para o juiz Sérgio Moro.






Outras cidade - São Paulo concentrará a maior parte dos protestos, com pelo menos 28 municípios. Na sequência estão Paraná, com 13, e Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, cada um com 9 cidades. No geral, a expectativa é que os encontros de hoje superem os registrados em 15 de março do ano passado, quando só a Avenida Paulista, em São Paulo, por exemplo, registrou em torno de 1 milhão de pessoas, segundo os organizadores.

Neste ano, os protestos ganharam adesão também de entidades empresariais e profissionais, que estão convocando associados para a manifestação. O senador Aécio Neves, presidente do PSDB, disse que, dessa vez, participará dos atos contra o governo, mas não especificou onde.

Grupo a favor - Manifestações em defesa da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula também devem ocorrer hoje, apesar de apelos de grupos a favor do governo para que não saiam às ruas, dada a possibilidade de confrontos. Ontem, Dilma pediu paz nas manifestações.

“Eu faço um apelo para que não haja violência. Eu acho que todas as pessoas têm direito à rua. Agora, a violência ninguém tem direito de fazer. Ninguém. Lado nenhum”, disse a presidente. Ao menos Porto Alegre, Vitória, Recife e Fortaleza mantiveram a programação e devem ter atos pró-PT.

O Palácio do Planalto tem a expectativa de que os protestos mobilizarão público semelhante ao de agosto do ano passado, que reuniu cerca de 135 mil pessoas apenas na Avenida Paulista.

Protestos contra governo e PT estão programados em 110 cidades hoje
Manifestações em defesa da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula também devem ocorrer hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário