30/09/2012

Tânia Matos lidera intenções de votos em Riachão do Jacuípe

Redação Portal Clériston Silva PCS

Em Riachão do Jacuípe, no centro-norte do estado, a 57 km de Serrinha, pesquisa realizada pelo Instituto Compet - Consultoria, Marketing, Pesquisas e Treinamento Ltda mostra que a candidata do PDT, Tânia Matos, está em primeiro lugar nas intenções de voto.

No levantamento estimulado, Tânia tem 54,05% da preferência e Drª Gleide 41,76%. Fernando de Dudu está em terceiro, com 0,98%. Os indecisos somam 2,51% e os que não votarão em nenhum dos candidatos chegam a 0,56%. Não souberam ou não opinaram 0,14%.

Foram ouvidas 675 pessoas entre 26 e 29 de setembro e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE-BA sob o registro 00257/2012.

Adab abre inscrições para 115 vagas nesta terça-feira

Redação Portal Clériston Silva PCS

Nesta terça-feira (2), serão abertas as inscrições para o processo seletivo da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). São oferecidas 115 vagas para profissionais de níveis médio e superior, distribuídas entre as cidades de Salvador, São Sebastião do Passe, Simões Filho, Feira de Santana, Cruz das Almas, Riachão do Jacuípe, Santa Bárbara, Jequié, Amargosa, Jaguaquara, Itagibá, Teixeira de Freitas, Prado, Nova Viçosa, Eunápolis, Itagimirim, Itamaraju e Itanhém.

As vagas de nível médio são para auxiliar de fiscalização e assistente de atividades administrativas. Já para os cargos de nível superior, as vagas são para técnico de nível superior nas funções de médico-veterinário e engenheiro agrônomo.

Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de outubro, das 9h às 2h e das 14h às 17h na Adab Salvador (Avenida Adhemar de Barros, 967), na Adab Feira de Santana (Rua Santos Dumont, 70), na Adab Coordenadoria Regional de Jequié (Praça Coronel João Borges, 1) e na Adab Coordenadoria Regional de Teixeira de Freitas (Avenida Governador Lomanto Junior, 168).

O candidato deve preencher a ficha de inscrição e apresentar original e cópia do documento de identidade e currículo. Não há cobrança de taxa de inscrição. A seleção será feita por meio de análise curricular e entrevista. O processo seletivo terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Cinco pessoas são baleadas durante passeata política em Antas

Redação Portal Clériston Silva PCS

Cinco pessoas foram baleadas durante uma passeata política na noite desta sexta-feira (28), no município de Antas, a 179 km de Serrinha. As vítimas foram baleadas durante um tiroteio, e a polícia suspeita que tenha sido entre correligionários dos candidatos a prefeito da cidade.

De acordo com informações da TV Bahia, grupos rivais teriam discutido e iniciado a troca de tiros. Entre os feridos está o sobrinho do presidente da Assembleia Legislativa na Bahia, Marcelo Nilo. Todas as vítimas foram encaminhadas para um hospital da cidade e ninguém corre risco de morte.

Segundo a PM, 25 policiais foram encaminhados para a cidade e chegaram hoje pela manhã no município para reforçar a segurança da região por conta da disputa política.

29/09/2012

Pesquisa: Osni lidera em Serrinha com 49%

Redação Portal Clériston Silva PCS

A primeira pesquisa de intenção de voto oficial para prefeito do município de Serrinha (BA), na região sisaleira, aponta a liderança do atual prefeito que disputa a reeleição Osni (PT), com 49,8%, na amostragem estimulada, quando é fornecido o nome dos concorrentes.

O levantamento feito pela empresa E-Qualip, mostra Adriano (PTdoB), em segundo lugar, com 25,4%, em terceiro Lulu (PSC), com 2,4%, seguido por Batista da Sorveteria (PRB) com 0,8% e Beto da Mineração (PSOL) com 0,4%. Brancos e nulos somaram 1,6%, não sabe ou indeciso 19,6%.

Na pesquisa espontânea, Osni mantém a dianteira com 46,4%, Adriano aparece com 24,4%, Lulu tem 2,4%, Batista da Sorveteria com 0,4 e Beto da Mineração 0,4, indecisos são 24,6%, nulo ou branco 1,4.

O estudo ainda avaliou a rejeição dos prefeituráveis da cidade. Quando o eleitor é perguntado em quem não votaria, o candidato Lulu lidera a lista com 30,0%, seguido por Osni com 16,2%, Adriano 15,0%, Batista da Sorveteria 7,8% e Beto da Mineração com 7,0%. Dos entrevistados, 1,4% dizem não rejeitar ninguém e 22,6% não souberam responder.

A pesquisa ouviu 500 pessoas entre os dias 24 e 25 de setembro e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo BA-00252/2012. A margem de erro é de 4,4% para mais ou para menos.

Mototaxista é assaltado por suposto passageiro no Açude Gravatá, em Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS

Um mototaxista foi assaltado por um homem que se passou por passageiro na manhã desta sexta-feira (28), por volta das 9h, na região do Bairro Novo Horizonte, em Serrinha.

De acordo com o boletim de ocorrência, o assaltante teria encontrado o mototaxista nas proximidades do bairro Vila de Fátima e pedido uma corrida até a conhecida Ponte do Açude Gravatá.

No local, ele sacou um revólver e anunciou o assalto. O homem levou a moto, uma Honda Pop 100, cor preta, placa NZG-7368, licença de Serrinha, e outros objetos da vítima.

O mototaxista descreve o assaltante como moreno claro, 1.70 de altura, aproximadamente, duas cicatrizes, provavelmente provocadas por disparos de arma de fogo, em uma das pernas e usa aparelho odontológico. Ainda segundo a vítima, o criminoso usava uma toca preta.

Senhor do Bonfim: Mulher de 71 anos é presa por auxiliar filho no tráfico de drogas

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Dois líderes do tráfico de drogas na região de Senhor do Bonfim, a 242 km de Serrinha, foram presos durante a operação “Patrões do Tráfico”, nesta quinta-feira (27). Um deles, Willian Carvalho Leite foi preso junto com a mãe, Maria Alicia Carvalho Leite, de 71 anos.

O traficante era o responsável pelo fornecimento de drogas nas cidades de Jacobina e Campo Formoso. A mãe auxiliava o filho na atividade criminosa.

Apontado como outra liderança do tráfico na cidade, Marcos Farias, empresário do ramo de mototáxi, também foi preso. O empresário mantinha por meio de sua empresa uma rede de distribuição de cocaína em toda a região. “O Farias é uma pessoa conhecida na cidade. Ele utilizava as motos para distribuir cocaína”, diz o delegado Felipe Neri, coordenador 19ª Coorpin/Senhor do Bonfim.

As investigações apontam que parte da droga distribuída pelos traficantes vinha do estado de São Paulo. O restante seria oriundo de Vila de Abrantes, distrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Os outros presos são Isis Caroline Ribeiro Ferreira, Joemerson da Silva, José Agno Serafim de Souza, Gilson Nei de Souza Santos, Adriano Alves Pereira, Francisco Ferreira da Silva Santos, Adriano Messias Santos, Cleiton Vieira Ferreira, Lucas Gomes de Souza, Reinaldo de Jesus e Lucas dos Santos Andrade, este deficiente físico, Agenor Ferreira Borges Júnior, André Luis Alves Oliveira e Cícero José Pereira Júnior.

A operação reuniu 150 policiais civis e teve como objetivo o cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão e 29 mandados de prisão.

Veja abaixo a escala de comando da quadrilha

28/09/2012

Santa Bárbara: vice acusa prefeito de facilitar fuga de falso médico

Redação Portal Clériston Silva PCS

Prefeito e vice de Santa Bárbara
Causou muito reboliço na cidade de Santa Bárbara, interior da Bahia, a descoberta de um falso médico (leia aqui) que atendia (assista ao vídeo do atendimento) com o nome de Gian Souza Oliveira, cujo Cremeb utilizado era 24199, que pertence ao médico Giancarlo Souza Oliveira. O acusado substituía no Hospital Municipal Antônio Alves Mascarenhas, por meio de permuta, o médico Sérgio Murilo Alves de Souza (veja aqui), que trabalha no Samu de Alagoinhas.

Depois da polêmica descoberta, o vice-prefeito Webster de Oliveira Campos fez ao site Bocão News uma grave denúncia. Acusa o prefeito Jailson Costa dos Santos (PT) de ter facilitado a fuga do falso médico na madrugada de sábado (22) para domingo (23), inclusive com vídeos e uma queixa prestada na delegacia local. “Ele conseguiu sair pelo fundo do hospital, caiu dentro do fórum e pulou a grade do fórum para rua. Ele estava em reunião com o prefeito, com a diretora do hospital (Fábia Cerqueira) e com o médico que era para estar atendendo no lugar dele (Sérgio)”, afirmou Webster, que está de relações cortadas com o prefeito.

Segundo o vice, duas técnicas em enfermagem estavam dentro da unidade hospitalar e teria visto a saída – sem percalços – do acusado. Questionado sobre se a fundamentação das denúncias não seria por conta do racha com o prefeito, ele explicou: “Logo depois que tomamos posse me afastei e não fiz mais campanha. Não participo de nada na prefeitura. Sou Policial Rodoviário Federal e estou me afastando da política”.

Mas o prefeito afirmou ao Bocão News que a história é diferente. Segundo o petista, Webster estaria fazendo a denúncia infundada porque está coordenando a campanha do opositor: “é tudo interesse dele porque ele é meu opositor ferrenho e coordena a campanha do candidato adversário, Niltinho (PP). Por isso as armações vão aparecer mais”. Ele tenta explicar a suposta fuga: “Como é que ele diz que foi fuga se no local tinha um tenente, um capitão e três policiais dentro do hospital? Até eu fiquei surpreso, pois sai antes do acontecido”.

O vice-prefeito afirmou ao Bocão News que outro procedimento deveria ter sido feito: “Quando ele (o prefeito) chegou por volta das 2h da manhã ele viu que era um falso médico. Deveriam ter feito a identificação dele, até mesmo para preservar a probidade administrativa. Mas o que aconteceu foi que o prefeito saiu pela porta da frente e poucos minutos depois o falso médico saiu pela porta do fundo (veja aqui e aqui)”. Webster não acusa diretamente o prefeito, mas ressalta: “todos participaram da facilitação da fuga. Existe uma nuvem que precisa ser esclarecida”.

O prefeito salienta que as medidas administrativas e jurídicas cabíveis estão sendo tomadas: “Houve negligência do plantonista que faltou e encaminhou esse profissional para atuar no lugar dele. No meu conhecimento, foi a única vez que isso aconteceu. Mas já baixei um decreto criando uma Comissão Especial de Investigação pra apurar a responsabilidade dele com a presença do falso médico no hospital no plantão que era pra ser coberto por ele. A diretoria do hospital também vai fazer uma queixa no Cremeb para apurar as responsabilidades, mas o hospital continua com funcionamento normal”.

Sobre a falta de alvará para funcionamento do hospital em que toda a confusão aconteceu, o prefeito destacou: “Desde 2004 não tem o alvará. Já passaram dois prefeitos e ninguém conseguiu. Não tem porque em 2004 o hospital passou por inspeção da Sesab que determinou que deveria fazer reforma da adaptação da unidade ás normas do ministério da Saúde. O investimento é em torno de R$ 1 milhão. Quando eu cheguei não tinha sequer projeto. Já fiz e encaminhei para a secretaria estadual da Saúde. Isso já tramita e está prestes a ser aprovado para que o governador, em parceria com a prefeitura, faça a reforma. A partir daí poderemos requerer o alvará”.

Monte Santo: Pesquisa indica vantagem de Jorge Andrade

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Uma pesquisa eleitoral realizada pela Consultoria, Marketing, Pesquisas e Treinamentos (Compet) aponta vantagem de Jorge Andrade (PP) no município de Monte Santo, no nordeste baiano. No levantamento estimulado, quando o nome dos postulantes é divulgado, o pepista tem 51,5% das intenções de voto.

Em seguida vem Zé Valdo (PSC), com 38,3%; Evaristo (PT), com 1,2%, e Dr. José Rudival (PSOL), com 1,%. Brancos e nulos somam 1,3%, 5,8% ainda não decidiram em quem votar e 0,9% declararam que não escolherão nenhum dos candidatos. A Compet também perguntou em quem os entrevistados não votariam.

Zé Valdo lidera a rejeição, com 31,9%, seguido de Jorge Andrade, com 22,4%; Evaristo, com 21%, e Dr. José Rudival, com 19,7%. Indecisos, brancos e nulos e eleitores que não souberam opinar somam 5%. A pesquisa ouviu 608 pessoas, entre os dias 24 e 25 de setembro, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BA-00231/2012.

A margem de erro é de 3,99% para mais ou para menos.

Jacobina: Pesquisa Dataqualy aponta liderança de Dr. Rui

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A primeira pesquisa de intenção de voto oficializada para prefeito do município de Jacobina, no centro-norte baiano, aponta a liderança do candidato Dr. Rui (PMDB), com 40%, na amostragem estimulada, quando é fornecido o nome dos concorrentes.

O levantamento feito pela empresa Dataqualy, em parceria com o Bahia Notícias, mostra a atual prefeita que disputa a reeleição, Valdice (PP), em segundo lugar, com 33%, seguida por Amauri Teixeira (PT), que tem 16%. Brancos e nulos somaram 3% e 8% não sabem em quem votar.

Na pesquisa espontânea, Dr. Rui mantém a dianteira com 38%, Valdice aparece com 31%, Amauri Teixeira tem 13%, indecisos são 15% e 2% votariam nulo ou branco. O estudo ainda avaliou a rejeição dos prefeituráveis da cidade.

Quando o eleitor é perguntado em quem não votaria, a prefeita Valdice representa 44% das respostas, seguida por Amauri Teixeira, que tem 29%, e Dr. Rui aparece com 26%. Dos entrevistados, 16% dizem não rejeitar ninguém e 2% não souberam responder.

A pesquisa ouviu 404 pessoas entre os dias 16 e 19 deste mês e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo BA-00214/2012. A margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos.

José Ronaldo tem 63% das intenções de voto em Feira de Santana

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Pesquisa encomendada pela TV Subaé em Feira de Santana aponta ampla vantagem do ex-prefeito José Ronaldo (DEM) sobre o segundo colocado, Zé Neto (PT): 63% x 16%.

O democrata perdeu 13 pontos percentuais desde a primeira pesquisa, divulgada em 1º de agosto, e o petista cresceu 8 pontos. Veja a pontuação dos candidatos na pesquisa: José Ronaldo: 63% - Zé Neto: 16% - Tarcízio Pimenta: 8% - Jhonatas: 3% - Branco/Nulo: 4% - Não sabem ou não responderam: 6%.

Sátiro Dias: Contas da prefeitura referentes a 2011 são rejeitadas pelo TCM

Redação Portal Clériston Silva PCS 

As contas da prefeitura de Sátiro Dias, no nordeste baiano, relativas ao exercício de 2011, de responsabilidade do prefeito Joaquim Belarmino Cardoso Neto, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por conta da abertura de créditos suplementares sem indicação dos recursos correspondentes e da extrapolação do limite da despesa total com pessoal.

O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, aplicou uma multa no valor de R$ 3 mil ao gestor e determinou o ressarcimento aos cofres públicos municipais, com recursos próprios, da importância de R$ 1,6 mil, em decorrência do pagamento a maior de subsídio ao vice-prefeito.

A despesa total com pessoal do Poder Executivo, no total de R$ 14,9 milhões, corresponderam a 55,34% da receita corrente líquida de aproximadamente R$ 27 milhões, segundo TCM, um percentual superior ao limite de 54% prescrito no art. 20, da Lei Complementar nº 101/00.

O relatório anual da Corte constatou, ainda, a não arrecadação da totalidade dos tributos da competência constitucional do ente previstos no orçamento; ausência nos autos dos processos administrativos de cancelamento de dívidas passivas e baixa de outros créditos; reincidência quanto à apresentação de relatório do controle interno deficiente, além de omissão na cobrança de cominações impostas pelo TCM.

O gestor ainda pode recorrer da decisão.

Professores da rede estadual fazem nova paralisação nesta sexta (28)

Redação Portal Clériston Silva PCS

Professores da rede estadual, que fizeram greve de 115 dias entre abril e agosto deste ano, vão fazer nova paralisação hoje. “Continuamos (com as paralisações) porque o governo ainda não sentou para negociar. Enquanto isso não acontecer, a gente continua”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira.

A categoria reivindica principalmente ajustes salariais. Ainda de acordo com Oliveira, outra paralisação está prevista para o próximo dia 3 de outubro, quarta-feira que vem.

O presidente do sindicato garante que a paralisação de hoje vai atingir as escolas de todo o estado. Há uma reunião prevista no Hotel Fiesta, no Itaigara, para um debate sobre o Ensino Médio. Segundo a APLB, é uma atividade de protesto. Para a paralisação de quarta-feira, os professores prevêm atividades na Piedade.

A assessoria da Secretaria da Educação do Estado (SEC) informou que não foi notificada sobre a paralisação de hoje e que inclusive foi convidada para participar do seminário no Hotel Fiesta. Ainda de acordo com a assessoria, um representante da secretaria estará presente no encontro.

27/09/2012

Homem é baleado em tentativa de homicídio em Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um homem foi baleado em várias partes do corpo durante uma tentativa de assassinato em Serrinha, na noite desta quarta-feira, 26, segundo informações da Central de Comunicação do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Clécio Gama Anchieta, 20 anos, morador da Rua Flamengo, no bairro da Santa, foi atingido por disparos de arma de fogo na região da cabeça, no peito e nos ombros na Rua Airton Senna, no mesmo bairro.

Ele foi socorrido em uma ambulância da cidade para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana.

Segundo a polícia, os disparos teriam sido executados por dois indivíduos a bordo de uma motocicleta e que já estariam circulando pelo bairro há alguns dias. Ainda não há informações sobre a motivação do crime e nem sobre o estado de saúde da vítima.

Foragido da Justiça é preso com arma e droga em Santo Antônio de Jesus

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Com prisão temporária decretada pela autoria de um latrocínio em Santo Antônio de Jesus, o pernambucano Paulo Sérgio dos Santos Viana, o “Fumaça”, de 26 anos, está custodiado na 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), desde sexta-feira passada (21).

O crime atribuído a “Fumaça” teve como vítima Regivan Costa de Oliveira, morto em 19 de julho deste ano. Na residência de Paulo Sérgio, no bairro São Paulo, a equipe da 4ª Coorpin apreendeu uma escopeta, carregada e engatilhada com espoleta, 17 tabletes de maconha prensada envoltos em papel alumínio, R$ 74 e um aparelho celular.

O mandado de prisão temporária fora expedido pela Comarca de Santo Antônio de Jesus. Na terça-feira (25), a equipe do delegado Edilson Campos Magalhães Alves, coordenador da 4ª Coorpin, prendeu no bairro Alto do Santo Antônio Jeferson Santos Queiroz, o “Dé”, de 18 anos, com armas e munição. Ele trazia na cintura dois revólveres calibre 32, oxidados, municiados com cinco cartuchos intactos, e um celular.

Natural do município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, ele segue custodiado à disposição da Justiça Criminal.

Homem é preso bebendo depois de atacar farmácia em Novo Triunfo

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Depois deu uma tentativa frustrada de assaltar uma farmácia, no dia 10 de julho deste ano, em Novo Triunfo, distante 178 quilômetros de Serrinha, Salomão Gama de Jesus Nolasco da Silva, de 20 anos, foi preso, na tarde desta quarta-feira (26), quando bebia cervejas tranquilamente em um bar na entrada da cidade. Surpreso, não esboçou reação.

Com um mandado de prisão preventiva em aberto, Salomão nem desconfiava que havia sido reconhecido pelo crime e que investigadores da Polícia Civil e soldados da Polícia Militar, de Antas e Sítio do Quinto, rumavam para o local a fim de cumprir o mandado, expedido pelo juiz André Andrade Vieira, da Vara Criminal de Antas, no dia 14 deste mês.

Impedido por uma guarnição da PM de concretizar o assalto à farmácia, Salomão chegou a atirar, na ocasião, em um policial antes de fugir para algum lugar desconhecido. O soldado não foi ferido, mas guardou bem as feições do assaltante que, passou a fazer, nas semanas seguintes, ameaças à proprietária do estabelecimento, que avisou a polícia.

Com passagens em delegacias da região por tentativa de homicídio, porte ilegal de arma e ameaça, Salomão estava com um veículo Gol, de cor cinza, placa KGR 6537, sem documentos e cuja procedência é investigada. Ele encontra-se custodiado na carceragem da DT/Antas, à disposição da Justiça.

Participaram da diligência os delegados Rodrigo Martins de Albuquerque, de Antas, e Altino Florêncio, de Sítio do Quinto, além do comandante do GPM local, sargento Luciney Rios.

Operação prende 22 envolvidos com tráfico de drogas em Senhor do Bonfim

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Investigações iniciadas há oito meses pela 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Senhor do Bonfim, resultaram, nesta quinta-feira (27), nas prisões dos dois principais líderes do tráfico naquela região - Willian Carvalho Leite e o empresário do ramo de mototáxi Marcos Farias – e de outras 20 pessoas, além da apreensão de 600 gramas de cocaína, 12 pés de maconha, 60 pedras de crack, dois revólveres calibre 38 e a quantia de R$ 9,1 mil em dinheiro e cheques.

Quatro adolescentes também foram apreendidos. Deflagrada por volta das 3 horas da madrugada, a operação “Patrões do Tráfico” reuniu 150 policiais civis e teve como objetivo o cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão e outros 29 mandados de prisão. Willian Carvalho Leite, responsável pelo fornecimento de drogas nas cidades de Jacobina e Campo Formoso, foi preso junto com sua mãe, Maria Alicia Carvalho Leite, de 71 anos, também integrante da quadrilha e que auxiliava o filho atividade criminosa.

Apontado como outra liderança do tráfico na cidade, Marcos Farias, proprietário de uma empresa de mototáxis, mantinha por meio de sua empresa uma rede de distribuição de cocaína em toda a região. Segundo apurou o delegado Felipe Néri, coordenador da 19ª Coorpin/ Senhor do Bonfim, parte da droga distribuída pelos traficantes vinha do estado de São Paulo. O restante seria oriundo da localidade de Vila de Abrantes, região de Camaçari.

Isis Caroline Ribeiro Ferreira, Joemerson da Silva, José Agno Serafim de Souza, Gilson Nei de Souza Santos, Adriano Alves Pereira, Francisco Ferreira da Silva Santos, Adriano Messias Santos, Cleiton Vieira Ferreira, Lucas Gomes de Souza, Reinaldo de Jesus e Lucas dos Santos Andrade, este deficiente físico, Agenor Ferreira Borges Júnior, André Luis Alves Oliveira e Cícero José Pereira Júnior são outros traficantes que tiveram os mandados de prisão cumpridos nesta quinta-feira.

Os três últimos foram surpreendidos com drogas e armas, sendo também autuados em flagrante.

Wilian Carvalho Leite é apontado como líder do grupo 

Foto: Maravilha Noticias

Corpo de homem é encontrado com cinco tiros na zona rural de Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O corpo de um homem identificado como Warlei Rodrigues dos Santos, mais conhecido como “Lali da Coruja”, foi encontrado no início da manhã desta quinta-feira (27), em uma estrada vicinal, às margens da BA-409, na região do povoado Guarani, em Serrinha.

Conforme um vizinho da vítima que pediu para não ser identificado, ele teria sido raptado na porta da casa onde morava por homens fortemente armados a bordo de um carro preto.

O homem foi morto com cinco tiros, dois na cabeça e três nas costas. A polícia não soube dizer qual teria sido a motivação do crime. Moradores de casas próximas ao local não quiseram falar sobre o assunto.

O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. O caso foi registrado pela Delegacia Territorial (DT/15ª Coorpin-Serrinha).

Warlei teria sido raptado de casa e morto na estrada
Corpo foi encontrado na região do povoado Guarani

Foto: Araketu

26/09/2012

Técnicos se reúnem para discutir ações do 'Sertão Produtivo' em Ipirá

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), reúne seus técnicos nesta quinta-feira (27), no Escritório Local de Ipirá, para discutir as ações do programa Sertão Produtivo, no Território Bacia do Jacuípe. A cadeia produtiva da caprinovinocultura na Bahia, repasses de animais e os municípios contemplados pelo programa são alguns assuntos da pauta.

O chefe do escritório, Júlio César Leal, explica que o encontro é necessário para o alinhamento das atividades. “O trabalho em equipe é promissor, os colegas compartilham as dificuldades e potencialidades que encontram no campo de trabalho, fundamental para o êxito das ações”. Membros do Colegiado Territorial e uma comissão dos municípios do Território Bacia do Jacuípe também participam da reunião.

Agricultura familiar - O objetivo do programa é promover o fortalecimento da agricultura familiar, realizando o melhoramento genético de caprinos e ovinos. As famílias que participam do programa recebem cinco fêmeas e um reprodutor por comunidade.

Os animais passam o período de um ano e meio em cada propriedade, e assim podem reproduzir, garantindo ao produtor familiar uma melhora significativa do rebanho. O programa é uma iniciativa do Governo da Bahia, executado pela EBDA em parceria com Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Em assembleia, funcionários decidem encerrar greve dos bancos privados

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (26), os funcionários decidiram encerrar a greve dos bancos privados. Segundo informações de Euclides Fagundes, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, a categoria ligada aos bancos públicos – Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal - não aceitou a proposta da Federação Nacional de Bancos (Fenaban) de 7,5% de reajuste do piso inicial.

A assembleia, que aconteceu Ginásio de Esportes dos Bancários, começou por volta das 19 horas e teve fim às 20h40. Ainda segundo o presidente do sindicato, uma nova reunião está marcada para às 18h30 desta quinta-feira (27), no mesmo local, com o intuito de discutir o andamento da paralisação dos bancos públicos. Os funcionários dos bancos privados retomam as atividades a partir de amanhã.

Proposta - O Comando Nacional de Greve dos bancários aceitou nesta terça-feira (25) a proposta oferecida pela Federação Nacional de Bancos (Fenaban). O órgão concedeu um reajuste de 7,5% (2% de aumento real), elevação do piso da categoria e do vale-refeição e vale-alimentação em 8,5% (2,95% de reajuste sobre a inflação).

Os bancários reivindicavam reajuste de 10,25%, o que significa 5% de aumento descontada a inflação do período. Antes da greve, iniciada na última terça-feira (18), os bancos tinham proposto elevar os salários da categoria em 6%, o que garantiria um ganho real de 0,58%.

Em pouco mais de uma semana de greve o movimento conseguiu paralisar 9,3 mil agências em todo o país, segundo os sindicatos. *Com informações da Agência Brasil

Ficha Limpa barra candidaturas em Nova Soure, Ponto Novo e mais dois municípios

Redação Portal Clériston Silva PCS

Os registros de candidatura de quatro políticos da Bahia foram indeferidos a pedido da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) por conta da Lei da Ficha Limpa.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (25), segundo o Ministério Público Federal (MPF). A decisão atinge Jurandir de Souza Boa Morte, que era candidato a prefeito em Caravelas, Agnaldo da Silva Fonseca, candidato a prefeito em Nova Soure, José Venâncio Sobrinho, candidato a prefeito em Ponto Novo, e Laércio Muniz Ferreira, que era candidato a vereador em Xique-Xique.

No caso de Jurandir Boa Morte, a decisão de indeferir o recurso do candidato foi por entender que ele se enquadra nos critérios previstos pela Ficha Limpa para a inelegibilidade dos candidatos, de acordo com o procurador regional eleitoral Sidney Madruga. Em 2004, o candidato renunciou ao mandato de prefeito de Caravelas depois da abertura de uma investigação para apurar irregularidades na contratação de serviço de transporte escolar para o município. O registro do candidato já havia sido indeferido em primeira instância.

Já em relação a Laércio, que não tinha sido condenado, a PRE decidiu favoravelmente a recurso de uma coligação política contra sua candidatura. Ele foi demitido do serviço público depois de responder a processo administrativo entre 2005 e 2006.

Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Garoto de 9 anos atira em criança de 5 com espingarda do pai em Queimadas

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um garoto de 9 anos atirou acidentalmente contra uma criança de 5 quando as duas brincavam dentro de casa com a arma de Guilherme dos Santos Nascimento, de 39 anos, pai do menor que efetuou o disparo, na cidade de Queimadas, a 110 km de Serrinha.

Os dois garotos eram vizinhos e a criança de 9 anos encontrou a espingarda de fabricação caseira atrás do guarda-roupas do quarto dos pais por volta das 15h desta terça-feira (25). Como não havia nenhum adulto no local, eles começaram a brincar com a arma, que estava carregada e disparou contra o rosto do menino de 5 anos.

A vítima foi socorrida por familiares para o Hospital da Criança, em Feira de Santana, onde permanece internada. "Ele não corre risco de morte, mas estou me sentindo muito culpado por tudo que aconteceu", disse o dono da arma em entrevista ao Correio24horas após ser liberado da Delegacia de Queimadas, onde ficou preso até o início da tarde desta quarta-feira (26) por porte ilegal de arma.

"Eu não desconfiava que ele sabia onde estava a espingarda, e ainda cometi o erro de deixar ela carregada", contou Guilherme dos Santos, que é amigo do pai da vítima e trabalha em uma fazenda da zona rural da cidade.

Segundo o delegado José Luciano Castelo Branco, além das duas crianças envolvidas no disparo acidente, outros dois filhos de Guilherme estavam na casa, uma criança 13 e outra de 15 anos. Ainda de acordo com o delegado, o trabalhador rural mantinha a arma como forma de garantir a "segurança da família".

Cerca de 70 internos do presídio de Serrinha vão votar nas eleições deste ano

Redação Portal Clériston Silva PCS

Levantamento realizado pelo Portal Clériston Silva – PCS - com base nos dados do Tribunal Regional Eleitoral aponta que cerca de 70 detentos do Presídio de Segurança Máxima de Serrinha irão votar nas eleições deste ano. Uma seção especial, como são chamadas as urnas instaladas nas cadeias, já está sendo preparada para os eleitores apenados.

A medida cumpre resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que prevê a criação de seções eleitorais especiais em estabelecimentos penais e em unidades de internação de adolescentes, a fim de que os presos provisórios e os adolescentes internados tenham assegurado o direito de voto.

De acordo com a Constituição, são impedidos de votar apenas cidadãos que, no dia da eleição, tiverem uma sentença condenatória transitada em julgado (sem possibilidade de recurso). Pelos balanços dos TREs, 8.669 detentos adultos votarão neste ano - 5% do total de presos provisórios no país (173.818, segundo levantamento divulgado pelo Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça, em dezembro do ano passado).

Os números fornecidos pelo TRE podem variar até o dia do pleito, pois os presos provisórios podem ser movimentados ou libertados a qualquer momento. Serão instaladas seções em ao menos 205 presídios e centros socioeducativos para a eleição de 2012. De acordo com o TSE, em 2010 foram 424 estabelecimentos prisionais com votação e a Bahia é o estado que concentra o maior número de presos aptos a participar do processo neste ano.

Santa Bárbara: Em nota, prefeitura diz que falso médico não era contratado do município

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Em nota enviada na manhã desta quarta-feira (26) ao Portal Clériston Silva – PCS - a prefeitura de Santa Bárbara, cidade que fica a 45 km de Serrinha, negou a contratação do falso médico identificado como Gian Souza Oliveira e atribuiu a responsabilidade do caso ao médico Sérgio Murilo Marques Souza que, segundo o documento, teria convidado o falsário para substituí-lo no plantão do Hospital Municipal Antônio Alves Mascarenhas, na noite de domingo (23).

Ainda segundo a nota, a divulgação do caso por programas de rádio e sites tem cunho político-eleitoral cujo conteúdo visa “macular o trabalho que vem sendo realizado pela gestão atual e de diminuir o compromisso e a responsabilidade do prefeito”. A prefeitura informa ainda que a unidade continua funcionando normalmente, e que, após a conclusão das investigações, serão tomadas as medidas punitivas e legais cabíveis.

Serrinha: Eleitores podem treinar voto em simulador de urna instalado na Praça Luiz Nogueira

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Os eleitores serrinhenses que escolherão novo prefeito e vereadores no próximo dia 7 de outubro podem treinar a votação no simulador que o Cartório Eleitoral da 150ª zona instalou na Praça Luiz Nogueira.

O equipamento ficará à disposição do público a partir desta quarta-feira (26) até sexta-feira (28).

O eleitor vai receber instruções sobre como utilizar a urna eletrônica para votar tanto no candidato quanto no partido, além da opção do voto em branco.

Ao simular o voto, o eleitor poderá treinar a ordem de votação para ser mais ágil no dia da eleição. Nas Eleições 2012, a ordem de votação será em 1º lugar para vereador e depois para prefeito. Portanto, o eleitor deve digitar os cinco números do vereador escolhido e, em seguida, dará o voto para seu prefeito, com dois dígitos.

No procedimento são usados dados de cinco legendas fictícias.

Grávida morre com suspeita de Gripe A em Senhor do Bonfim

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Uma mulher grávida de 22 anos morreu com suspeita de Gripe A ou Influenza H1N1, no domingo (23), em Senhor do Bonfim, cidade que fica no norte da Bahia, a 242 km de Serrinha. De acordo com o médico Amilton Soares, um dos profissionais que avaliou a paciente, ela foi atendida na emergência do Hospital Dom Antônio Monteiro na quinta-feira (20) com quadro de virose. Após receber atendimento, ela foi medicada e liberada.

Segundo o médico, na sexta-feira (21) a jovem voltou à emergência da unidade de saúde com uma piora do quadro e foi internada. "Segundo a família, ela começou a apresentar sintomas de uma síndrome gripal entre terça e quarta-feira, com coriza, tosse seca, febre e dores no corpo. Quando ela foi internada, foi transferida para cuidados na maternidade, onde foi iniciado o tratamento com antibióticos. Ela apresentava um quadro infeccioso e foi iniciada uma investigação clínica do caso com exames radiológicos e laboratoriais", afirma Amilton Soares.

De acordo com o médico, os exames apresentaram alterações compatíveis com pneumonia e tuberculose. "Com o resultado dos exames associados ao diagnóstico clínico chegamos a uma conclusão de que a paciente iniciou uma infecção urinária assintomática [sem apresentar sintomas], que evoluiu e chegou até os rins. Houve uma disseminação do quadro infeccioso que atingiu os pulmões e provocou uma pneumonia, mais tarde ela apresentou sintomas também de tuberculose. O quadro dela evoluiu muito rápido, é o que chama a nossa atenção", observa.

Ainda segundo o médico, foi solicitada a transferência da paciente para um hospital com UTI por três vezes, mas o pedido foi negado por falta de vagas em unidades próximas a Senhor do Bonfim, que tivessem a estrutura necessária.

No domingo, por volta das 15h, a liberação foi concedida, mas a paciente não resistiu aos sintomas e morreu por volta das 22h no Hospital Dom Antônio Monteiro. "O óbito foi causado por uma insuficiência respiratória aguda e choque séptico, secundários a um quadro infeccioso grave. O que chama atenção é a evolução rápida do quadro. Geralmente essas doenças [respiratórias] não evoluem tão rápido. Levantou-se uma suspeita de ser Gripe A. A hipótese é muito pequena porque ela não saiu da região, nem teve contato com as pessoas de outras regiões, por exemplo. É uma suspeita clínica que está sendo investigada", diz o médico.

Balanço - De acordo com Thaíse Fonseca, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, esse é o primeiro caso de suspeita da doença em Senhor do Bonfim em 2012. Dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) revelam que em 2012 foram notificados 111 casos de pacientes contaminados por vírus que provocam a "síndrome respiratória aguda grave", classificação onde está inserida a Gripe A. Ainda segundo a Sesab, foram confirmados 11 casos da doença em todo o estado, sendo seis em Salvador, um em Vitória da Conquista, dois em Feira de Santana, um em Jacobina e um em Queimadas. Não foi registrada nenhuma morte por conta do vírus Influenza H1N1, conforme aponta boletim da secretaria. Os números foram coletados entre 1° de janeiro e 14 de setembro.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Senhor do Bonfim informou que o laudo médico da paciente que morreu no domingo (23) aponta como causa do óbito da vítima uma "síndrome da angústia respiratória", que, conforme explicou Fonseca, abre possibilidade dela ter sido contaminada por diversas doenças, entre elas a Gripe A. No entanto, a confirmação só será possível através de exames laboratoriais feitos nos dois filhos da vítima, de 3 e 4 anos, que moravam com ela.

"Não está descartada a hipótese de H1N1, mas não foi possível a confirmação ainda porque, segundo o médico plantonista que atendeu a paciente, não foi possível colher o material necessário para fazer o exame específico nela. Foi coletado material apenas das crianças porque elas apresentavam tosse. Elas já eram imunizadas contra a H1N1, mas foram medicadas com antiviral indicado para combater a doença", diz Thaíse Fonseca.

O material colhido nos filhos da vítima foi enviado para o Laboratório Central da Bahia (Lacen), em Salvador. A previsão é que o laudo saia em um prazo de 30 a 45 dias.

Sintomas - De acordo com o médico Amilton Soares, os sintomas do vírus H1N1, mais conhecido como Gripe A, geralmente, coincidem com os de virose, como febre alta, tosse seca e irritativa, sem espectoração, dores musculares e articulatórias no corpo, além de coriza intensa e desconforto respiratório. "É bom alertar que os efeitos se potencializam nas gestantes. O vírus tem predileção de contaminação pelas gestantes.

Os sintomas da Gripe A são mais severos do que o da gripe comum e a evolução da doença é muito rápida", conclui.

Falso médico atendia no hospital de Santa Bárbara

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um homem identificado como Gian Souza Oliveira se dizia médico e atendia no Hospital Municipal Antônio Alves Mascarenhas, na cidade de Santa Bárbara, a 45 km de Serrinha. O falso médico utilizava o CREMEB de Giancarlo Souza Oliveira. Gian substituía, por meio de permuta, o médico Sérgio Murilo Alves de Souza, que trabalha no Samu de Alagoinhas.

De acordo com o Portal Folha do Estado, um dos pacientes, o vereador José Valter, esteve no hospital na noite do sábado (22), porque estava com dor na coluna. Durante o atendimento, desconfiou do falso médico. “Fui até a casa do vice-prefeito, resolvemos puxar a ficha do médico e constatamos que o verdadeiro médico Giancarlo estava de plantão no hospital municipal de Macaúbas. Ligamos para o médico, acionamos a Polícia Militar e o promotor de Justiça. O prefeito junto com a Polícia Militar e a diretora do hospital demoraram em torno de 3hs. E de repente a PM saiu e disse que o suposto médico tinha fugido”, contou.

Já Beatriz Mascarenhas do Carmo levou a filha de 11 anos para ser consultada pelo falso médico. “Ela está apresentando diarreia, aí eu trouxe ao hospital, o médico me perguntou o que ela estava tomando, eu disse que ela estava tomando bactrin e amoxilina. Ele repetiu o medicamento, só que com a dosagem muito superior ao indicado para uma criança, amoxicilina de 500 gr. Eu não mediquei minha filha, porque minha cunhada falou que não podia” afirmou.

De acordo com o vice-prefeito, Wesbter de Oliveira Campos, provas foram reunidas contra o falso médico. “Um paciente filmou a consulta, temos a receita, comprovamos que o Gian Souza não existe, o CREMEB utilizado é do médico Giancarlo, que estava de plantão no Hospital Municipal Antenor Alves da Silva em Macaúbas”, esclareceu. O médico substituído prestou esclarecimento na delegacia, onde afirmou que o falso médico trabalha com ele há algum tempo no Samu. A direção do hospital, prefeitura ou PM não foram encontradas.

Falso médico fugiu após a chegada da polícia
Falso médico usava CREMEB de outro profissional

“Onda de vandalismo” assusta em Rafael Jambeiro

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um ato de vandalismo ou disputa política. Estas são as opções na investigação iniciada em Rafael Jambeiro, após a casa da prefeita Cibele Oliveira de Carvalho (PT) ter sido parcialmente destruída no último dia 18. Nas eleições deste ano, disputam a administração da cidade a atual gestora e o candidato Joeldeval de Souza de Carmo (PMDB).

Em um ofício entregue para a Secretaria de Segurança do Estado da Bahia (SSP), consta que na última terça-feira, por volta das 23h teria iniciado uma “onda de vandalismo” no município que fica a 169 km de Serrinha.

De acordo com o documento assinado pela prefeita, sua casa teve o telhado quebrado, plantas destruídas, cerca elétrica danificada e outros prejuízos na residência. Além de destruírem parcialmente a parte externa da casa, a prefeita relatou também que os acusados, quatro homens ainda não identificados, também a insultou com palavrões.

De acordo com assessoria de Comunicação da SSP, o documento foi protocolado no órgão, e a delegada, Clécia Vasconcelos, titular em Itaberaba, cidade vizinha a Rafael Jambeiro, está investiga o caso. O local foi periciado e a polícia militar foi acionada para reforçar a segurança no município.

Mas, segundo relato do documento, a cidade parece estar mesmo precisando de reforços. O único delegado da região estaria afastado do cargo por motivos de saúde e os vândalos, além de depredarem a casa da prefeita, também tentaram contra a “Casa da Saúde” e residências.

O motivo da “onda de vandalismo” relatado pela prefeita é relacionado ao dia em que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deu provimento ao recurso eleitoral do candidato ora impugnado. Ou seja, permitindo a ele o direito de se manter candidato nas eleições. Entretanto, de acordo com o órgão, a coligação petista "Juntos de Novo com a Força do Povo", entrou com recurso pedindo a elegibilidade do candidato. Na guerra entre os dois lados, a população permanece vulnerável.

O carro da prefeita foi atacado por vândalos

25/09/2012

EBDA apresenta tecnologias sociais na ExpoAlagoinhas

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) participa da ExpoAlagoinhas apresentando diversas tecnologias de alcance social, a exemplo do sistema de irrigação por aspersão com garrafa pet, da bomba-rosário, para elevação de água, do silo cincho, para conservação de forragens, além do programa de melhoramento genético para a pecuária estadual.

A ExpoAlagoinhas, maior feira agropecuária da região, começa nesta quarta-feira (26) e segue até domingo. O evento acontece no Parque de Exposições Miguel Santos Fontes e reúne expositores de todo o Brasil, com novidades e tendências para o mercado agrícola nacional.

Os produtores que visitarem a exposição terão a oportunidade de conhecer o espaço do agricultor familiar, onde a EBDA demonstrará tecnologias adaptadas à agricultura familiar, como o aviário móvel, alternativa econômica que permite o deslocamento das aves em toda propriedade, fazendo a limpeza e adubação orgânica da área pastejada e o controle biológico de pragas, a enfardadeira de feno, utilizada para preparar a forragem para o período seco, a bomba manual para sucção e recalque da água, máquinas para cortar palma, secador solar para frutas e verduras, e tudo isso sempre com foco na sustentabilidade.

Demonstração de palma adensada, presença da biofábrica para a produção de mudas cítricas e distribuição de mudas de caju-anão precoce completam o trabalho da EBDA na ExpoAlagoinhas 2012.

Pintadas: Homem é preso acusado de matar irmão com 8 facadas

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O jovem Cosme Santana de Queiroz, 23 anos, foi morto com oito golpes de faca, na segunda-feira (24) no povoado de Santo Antônio, no município de Pintadas, distante 120 quilômetros de Serrinha. 

Segundo informações levantadas pela Central de Comunicação da Polícia Civil, o irmão da vítima identificado como Alaelson Queiroz é o principal suspeito do crime. De acordo com a polícia, ele já está preso.

Os motivos do homicídio não foram revelados na ocorrência policial.

Outro crime - Na fazenda Urubuzinho, zona rural de Nova Fátima, a 103 quilômetros de Serrinha, Edi Carlos Silva Oliveira, 16 anos, foi morto a tiros por homens desconhecidos.

O crime ocorreu na tarde de segunda-feira (24) e o delegado Sérgio Vasconcelos, titular da Delegacia Territorial (DT) de Nova Fátima, iniciou as investigações. Os dois corpos foram encaminhados para realização de necropsia no DPT de Feira de Santana.

Embasa convoca mais 127 aprovados em concurso público

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Mais 127 candidatos classificados no último concurso público da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) estão sendo convocados. O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (25).

Os profissionais ocuparão cargos de nível médio e superior em Salvador e unidades regionais de Alagoinhas, Caetité, Feira de Santana, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista.

Os convocados devem comparecer nos dias 3 e 4 de outubro à Universidade Corporativa da Embasa (UCE), localizada no Parque Deputado Paulo Jackson, Avenida Juracy Magalhães Jr., s/n, Lucaia, Rio Vermelho, com a documentação requisitada. Na ocasião, eles serão encaminhados para exames médicos admissionais.

Até agosto deste ano, já foram contratadas 1.996 pessoas, de um total de 2.360 vagas.

Acidente envolvendo moto e caminhão deixa dois mortos em Teofilândia

Redação Portal Clériston Silva PCS

Duas pessoas morreram em um acidente de trânsito no último sábado (22) na BR-116, perto de Teofilândia, a 18 quilômetros de Serrinha. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Robério Pinho da Silva, 23 anos, e Emerson Barreto Silva, 19 anos, morreram no local do acidente.

A PRF disse que, segundo relato de testemunhas, o motorista do caminhão seguia no sentido Teofilândia – Serrinha quando ao tentar desviar de um buraco atingiu a motocicleta que estava no sentido contrário. Ainda segundo testemunhas, o motorista do caminhão apresentava sinais de embriagues e foi conduzido à delegacia local.

As vítimas moravam no distrito de Tapuio e foram sepultados na manhã desta segunda-feira (24) no cemitério da localidade de Marruais, em Araci. (Voz do Campo)

Paraibanos são presos com 21 kg de cocaína e maconha em Ribeira do Pombal

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Depois da apreensão de 21 quilos de cocaína e maconha, escondidos na carroceria de um veículo ocupado pelos paraibanos Aylson Azevedo Soares, o “Caboquinho”, e Genival de Oliveira Correa, o “Negão”, a Polícia Civil baiana busca identificar outros participantes de um esquema de transporte de drogas entre São Paulo e Campina Grande, na Paraíba, cuja rota passa por vários municípios do interior do estado.

A dupla foi presa pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no domingo (23), num trecho da BR – 110, próximo ao município de Ribeira do Pombal. Eles viajavam de São Paulo para Campina Grande com 11 quilos de maconha e outros 10 quilos de cocaína, além de dinheiro, material para embalagem da droga, um celular e oito chips, escondidos no interior dos bancos, portas, painel, para-lamas dianteiros e dentro da tampa da carroceria da picape Montana, de placa NPU-561.

Conduzidos à Delegacia Territorial (DT) de Ribeira do Pombal, os paraibanos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas pelo delegado titular Equiber dos Santos Alves. “Negão” admitiu ser o real transportador da droga e disse ter contratado Aylson para levá-lo até São Paulo, mediante o pagamento de R$ 1 mil.

No interrogatório, Genival confessou já ter viajado várias vezes para adquirir drogas em São Paulo, onde recebia instruções, através de celular, sobre os locais de recebimento dos pacotes. Os oito chips de celulares apreendidos seriam utilizados para permitir o contato com os traficantes daquele estado e dificultar o rastreamento das ligações.

Genival informou ainda ter recebido R$ 5 mil pelo serviço, mas não apontou o contratante. Apresentou ao delegado um RG que pode ser falso, uma vez que o documento está assinado e ele garantiu ser analfabeto, não sabendo informar sua data de nascimento nem os nomes dos pais. O titular da DT/Ribeira do Pombal vai solicitar ao instituto de identificação da Paraíba a verificação da autenticidade do documento.

Aylson, que já cumpriu pena em Campina Grande por tráfico, e Genival permanecem custodiados na carceragem da unidade policial de Ribeira do Pombal, aguardando transferência para o sistema prisional. As investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos no esquema de transporte interestadual de drogas.

A droga estava sendo transportada de Campina Grande na Paraíba para São Paulo

Serrinha: Carro de oficial da Polícia Militar é incendiado

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O carro de um capitão lotado no 16º Batalhão da Polícia Militar foi incendiado na madrugada desta terça-feira (25), na Rua Renato Nogueira, em Serrinha.

O carro, um Celta, de cor prata, estava estacionado na frente da casa do oficial, por volta das 3h, quando teria sido atacado por dois homens. O fogo foi controlado e o veículo ficou parcialmente destruído.

De acordo com a polícia, dois suspeitos foram detidos minutos após o ataque e conduzidos à Delegacia Territorial (DT) para averiguação. Eles foram interceptados pela Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) em um carro modelo Corsa com uma garrafa peti com gasolina e uma caixa de fósforos, provavelmente utilizados na ação.

A polícia investiga o caso.

Carro foi incendiado durante a madrugada
Dois suspeitos foram detidos

Foto: Araketu

Santaluz: Paleontólogos retiram mais fósseis de animais

Redação Portal Clériston Silva PCS

Uma equipe de paleontologia da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) esteve na localidade de Lagoa Escura, no município de Santaluz, no domingo (23), e coletaram ossos de mastodontes, cavalos extintos, e gliptodonte, um tipo de primo gigante do tatu. De acordo com a doutora em paleontologia da UFRB, Carolina Scherer, a equipe foi acionada pelos moradores que encontraram as ossadas de animais pré-históricos no dia 5 de setembro.

"Fomos chamados por moradores e conseguimos coletar muitos materiais, inclusive recebemos materiais colhidos anteriormente pelos moradores. Como o terreno é da União, é proibido por lei que esse tipo de material histórico encontrado no local fique em mãos da sociedade civil. É preciso entregar para uma instituição pública", informou a pesquisadora. "Nessa visita, nós retiramos principalmente a parte do casco de um gliptodonte, que é parente dos tatus e já está extinto. Levamos parte do casco e da cintura pélvica [bacia]", explicou.

Megafauna - Scherer ressaltou a importância do sítio do ponto de vista científico. "Há cerca de um milhão a 10 mil anos, essa localidade abrigava animais da 'megafauna', que eram de grande porte. Alguns tatus, por exemplo, eram do tamanho de um carro pequeno. Conseguimos recolher outros materiais, que ainda não foram identificados", disse.

Segundo explica, o local abrigava uma lagoa, que era usada para hidratação dos animais e, atualmente, da população. "A Lagoa Escura era uma lagoa mesmo, e os animais chegavam na localidade para beber água. Os animais que encontramos podem ter morrido tentando beber água ou antes de chegar na lagoa. Atualmente, quando chove, a lagoa fica inundada, mas, com a seca e a necessidade de achar água, os moradores cavaram em busca de um olho d'água, mas encontraram a ossada", completou sobre a descoberta.

Pesquisadores recolhem ossadas de sítio

Foto: CN

Eleitores têm até a próxima quinta para solicitar 2ª via do título de eleitor

Redação Portal Clériston Silva PCS

O prazo para a solicitação da segunda via do título de eleitor encerra na próxima quinta-feira (27), dez dias antes das eleições municipais.

Desde o último dia 9 de maio, quando houve o fechamento do Cadastro Eleitoral, os cidadãos que comparecem aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral em todo o Brasil só podem solicitar três documentos: além da segunda via do título do eleitor, a certidão de quitação eleitoral e a certidão circunstanciada.

O eleitor pode ser atendido na Central de Atendimento ao Público do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, das 8h às 18h, ou em qualquer unidade da Justiça Eleitoral no estado, como os postos do SAC, Núcleo de Atendimento Judiciário (NAJ), no Shopping Baixa dos Sapateiros, também na capital, e cartórios eleitorais, nos respectivos horários de funcionamento.

Os interessados devem portar documento de identificação oficial com foto.

Funcionários dos Correios na Bahia entram em greve por tempo indeterminado

Redação Portal Clériston Silva PCS

Os funcionários dos Correios na Bahia decidiram na noite desta segunda-feira (24) entrar em greve por tempo indeterminado, aderindo à paralisação que já acontece em 21 estados e no Distrito Federal. Segundo informações de Joseval Cunha, diretor de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrados no Estado da Bahia (Sincotelba), a empresa dos Correios não apresentou uma contraproposta aos trabalhadores.

Os trabalhadores aceitaram na última quinta-feira (20) uma proposta de mediação feita pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), porém os Correios recusaram. Os servidores fizeram uma contraproposta, que será apresentada durante mais uma reunião de conciliação com a empresa, marcada para esta terça-feira (25).

A contraproposta prevê reajuste salarial de 5,2%, aumento linear de R$ 80, reajute de 8,84% no vale-alimentação, abono dos dias parado e manutenção das cláusulas sociais e do plano de saúde. A reivindicação inicial da categoria era de 43,7% de reajuste e R$ 200 de aumento linear.

Serviços suspensos - A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) estima que o percentual de adesão está perto do teto de 60% determinado pelo TST. O tribunal exige a manutenção de pelo 40% do efetivo nas unidades. Por conta da greve, estão suspensos os serviços prestados com hora marcada, incluindo aí Sedex 10, Sedex Hoje e o Disque-Coleta.

As agências continuam abertas em todo o país. Caso a reunião de conciliação amanhã não tenha êxito, o processo será julgado na quinta-feira (27) pela Seção de Dissídios Coletivos do TST.

24/09/2012

Polícia Militar prende quadrilha que planejava arrombar caixas eletrônicos em Barrocas

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Uma quadrilha especializada em arrombamentos a caixas eletrônicos de agências bancárias foi desarticulada pelo Serviço de Inteligência do 16º Batalhão da Polícia Militar (16º BPM) de Serrinha.

A quadrilha, formada por quatro homens foi detida na noite de sábado (22), por volta das 22h, quando se preparava para arrombar um caixa eletrônico do Banco do Brasil na cidade de Barrocas.

Os acusados estavam hospedados em um hotel nas proximidades do terminal rodoviário de Serrinha desde a última quinta-feira (20), disse a polícia. Dos quatro homens, três já têm passagens pela polícia. O grupo estava dividido em dois carros, um Corsa GM Classic, placa JRY-7021 e um Fiat Strada, placa JPH-0702, que segundo a polícia, foram roubados na região de Feira de Santana.

Com José Domingos Lopes, Hélio de Jesus Santos, Adailton dos Santos Oliveira e José Raimundo Cipriano Ferreira, foram encontrados dois pés de cabra, um macaco hidráulico e armas. Ainda segundo a polícia, eles não resistiram à prisão.

Um dos acusados, José Cipriano Ferreira, portava documentos falsos e tentou subornar os PMs oferecendo R$ 45 mil em dinheiro.

Os presos podem ser indiciados pelos crimes de furto qualificado, na modalidade tentada, quadrilha ou bando, porte ilegal de arma e tentativa de suborno, e serão transferidos para o Presídio de Segurança Máxima de Serrinha “cebolão”.

Fogo destrói ônibus da Plenna na BR-116, em Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um ônibus da empresa Plenna ficou completamente destruído após pegar fogo na estrada BR-116, na altura do entroncamento de Lamarão, na tarde de sábado (22), por volta das 16h.

De acordo com a Polícia Rodoviária, o fogo teria começado no motor, em seguida o motorista estacionou no acostamento da pista e logo as chamas se alastraram.

Segundo testemunhas, uma pane elétrica pode ter sido a causa do incêndio, mas somente a perícia poderá identificar os motivos do acidente.

Ninguém se feriu e a pista não precisou ser interditada. Segundo um funcionário da empresa, o prejuízo pode chegar a R$ 100 mil.

Perícia irá identificar as causas do incêndio

Agerba abre processo seletivo para 60 vagas

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) divulgou edital para seleção de 60 profissionais. O processo seletivo é para contratação de pessoal por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

As vagas são para os níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 629,43 a R$ 2.204,59 em jornada de trabalho de 40 horas semanais. O prazo de validade da seleção é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

As oportunidades de nível médio são para são para Agente de Suporte de Regulação (23 vagas) e para Técnico Administrativo (22). Para nível superior, são nove vagas para Técnico de Atividade de Regulação e uma para Analista Técnico.

Veja o edital

As inscrições devem ser feitas de 26 de setembro a 7 de outubro, pelo site www.selecao.uneb.br/agerba2012. A taxa de inscrição é de R$ 55 para as funções de nível superior e de R$ 40 para médio.

Os selecionados irão atuar em Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Juazeiro.

A seleção ocorrerá por meio de prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório. A prova deverá ser aplicada no dia 11 de novembro, em Salvador.

Vaqueiro é encontrado morto em Ipirá

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um vaqueiro de 53 anos foi encontrado morto no final da tarde deste domingo (23), na localidade conhecida como “ponto do ceguinho”, na BA-052, em Ipirá, a 173 quilômetros de Serrinha. Segundo a polícia, o vaqueiro morreu em decorrência de um tiro.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi identificada como Raimundo Oliveira Silva. Ele estava retornando de uma comunidade rural montado em um cavalo quando teria sido interceptado pelo criminoso e morto com um tiro de espingarda a queima roupa.

Investigadores da delegacia local estiveram no local em que ocorreu o crime para levantamento de evidências. De acordo com a equipe, o corpo da vítima passou por necropsia e já foi enterrado.

Serrinha: Motorista morre em acidente na BA-411

Redação Portal Clériston Silva PCS

Um motorista morreu em um capotamento na BA-411, em Serrinha, na tarde de sábado (22), por volta das 17h30min.

Segundo testemunhas, o aposentado Renato Rodrigues Nogueira, 70 anos, conduzia um carro sentido Barrocas - Serrinha, quando teria passado mal. Ele perdeu o controle da direção e saiu da pista, capotando o veículo em seguida.

O corpo do aposentado foi sepultado na tarde deste domingo (23) no cemitério local. A polícia ainda não sabe se ele morreu em consequência do mal súbito ou dos ferimentos provocados pelo acidente.

O laudo com a causa da morte deve ficar pronto em até trinta dias.

Homem natural de Retirolândia desaparece depois de receber alta do HGCA

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Uma família de Retirolândia procura desde terça-feira (18) um parente que desapareceu horas depois de receber alta do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

Parentes do homem fizeram ocorrência na polícia e entraram em contato com o PCS em busca de informações sobre o paradeiro dele. José Rodrigues dos Santos, mais conhecido como “Tio Correia”, foi internado após cair de moto e bater a cabeça.

Segundo a família, ele teve perda de memória e estava acompanhado da sogra no momento do desaparecimento. Quem tiver qualquer informação deve entrar em contato pelos telefones: 75-3202 1255 e 8123 0671.

Jovem é baleado durante discussão sobre política no município de Cansanção

Redação Portal Clériston Silva PCS

Um jovem de 19 anos foi vitima de uma tentativa de homicídio na madrugada desta segunda-feira (24), no município de Cansanção, localizado a 144 quilômetros de Serrinha.

De acordo com informações do Posto de Polícia do Hospital Geral do Estado (HGE), Sérgio Monteiro de Oliveira foi baleado no pescoço e no tórax durante uma discussão sobre polícia em um bar da região.

Ele foi socorrido por uma ambulância municipal para o HGE, onde deu entrada às 4h de hoje (24). O rapaz continua internado na unidade médica, mas o estado de saúde dele não foi divulgado pela instituição.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Cansanção, mas o autor dos disparos ainda não foi identificado pela polícia.

Acidentes provocam duas mortes e deixam nove feridos em Nazaré e São Domingos

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Duas pessoas morreram em acidentes ocorridos na tarde deste domingo (23) em dois municípios baianos. Em Nazaré, a 225 km de Serrinha, um motorista de 58 anos morreu ao colidir o Ford Fiesta que conduzia em um caminhão Mercedes Benz. O condutor ficou preso às ferragens e morreu na hora.

Quatro passageiros do Fiesta ficaram feridos e foram encaminhados para hospitais da região. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista do caminhão fugiu do local sem prestar socorro. O acidente ocorreu por volta de 14h30.

Outra colisão também envolvendo um caminhão Mercedes Benz provocou a morte da aposentada Nemézia Moreira da Silva, de 86 anos, por volta de 16h35m, no município de São Domingos, a 80 km de Serrinha.

Cinco passageiros do Santana sofreram ferimentos graves. O acidente ocorreu no km 16 da BA-411, nas proximidades do povoado África. A idosa morava na fazenda Gameleira, no município de Nova Fátima. Ainda segundo a PRE, não há detalhes sobre as circunstâncias do acidente. Até as 21h30m deste domingo (23), a PRE registrou 11 acidentes com 12 feridos nas rodovias baianas.

Prefeitura de Valença abre concurso com 1.147 vagas nesta segunda

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A prefeitura de Valença abre nesta segunda-feira (24) as inscrições para o concurso público com 1.147 vagas, sendo 361 de cadastro reserva e 28 para pessoas com deficiência. As oportunidades são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários que variam de R$ 622,00 a R$ 6.000,00 em jornadas de 20, 30, 40 e 44 horas semanais.

Os interessados podem se inscrever através do site da organizadora do certame até o dia 24 de outubro. A taxa de inscrição será de R$ 13,50 para as vagas de níveis fundamental e médio e de R$ 14,00 para superior. O concurso será composto de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório e prova de títulos.

As vagas de nível fundamental são para auxiliar de serviços gerais, gari, auxiliar escolar, motorista e mecânico. Para o nível médio, as oportunidades são para guarda municipal, auxiliar de secretaria escolar, auxiliar administrativo, fiscal de obras, fiscal de limpeza, técnico de enfermagem, fiscal ambiental e fiscal da vigilância sanitária.

Para o nível superior as vagas disponíveis são para secretário escolar com formação em pedagogia, professor I (educação infantil ao 5º ano), professor II (língua portuguesa, matemática, artes, inglês, educação física, história, geografia e ciências naturais, coordenador pedagógico, pedagogo, assistente social, biólogo, educador físico, educador social, enfermeiro, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, médico psiquiatra, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e veterinário (secretaria de saúde).

21/09/2012

Valente: Pesquisa aponta vitória de Ismael com 20% de frente

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A primeira pesquisa eleitoral registrada no município aponta a vitória do candidato Ismael Ferreira (PT) à prefeitura de Valente com uma vantagem de 20,1% em relação ao segundo colocado.

Os números foram divulgados nesta quinta-feira (20) pela E-Qualip, que ouviu 651 eleitores das zonas rural e urbana de Valente, entre os dias 17 e 18 de setembro. Se as eleições fossem hoje, o petista venceria com 55,9% dos votos.

O segundo colocado é Zenóbio Cedraz (PP), com 35,8%, seguido por João Melquiades (PHS), que tem 0,3% das intenções. Os indecisos correspondem a 5,4%. Brancos e nulos somam 2,6%. A margem de erro é de 3,8% para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) sob o número BA 000167/2012.

Nova Soure: Justiça determina suspensão de sorteio beneficente

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A Justiça determinou a suspensão de um sorteio marcado para o próximo domingo (23) no município de Nova Soure, no nordeste baiano, intitulado ‘Festival Beneficente de Prêmios’.

O juiz Marcelo Luiz Freitas atendeu ao pedido formulado pelo Ministério Público estadual em ação civil pública proposta pelo promotor de Justiça Leonardo Quintans Coutinho contra a Sociedade Filarmônica Oito de Dezembro, representada pelo seu presidente Leandro Ricardo dos Santos, e contra Adenilson Pastor da Silva, representante da sociedade ‘Regi Mota’, e concedeu medida liminar recomendando a não realização do sorteio.

Segundo a Justiça, o evento pretendia sortear três automóveis, uma moto e prêmios em dinheiro, mas não possuía autorização da Centralizadora de Promoções Comerciais (Cepco) da Caixa Econômica Federal para acontecer, fato declarado pelos próprios organizadores à Promotoria de Justiça.

O descumprimento da decisão implicará em pena de multa no valor de R$ 50 mil, e pode também constituir crime de desobediência. Na decisão, o juiz explica que, superadas as irregularidades apontadas, o festival poderá, se for o caso, ser promovido em data posterior.

Ainda de acordo com a decisão judicial, por se tratar de um sorteio beneficente em cujo bilhete consta a expressão “colabore com R$ 10,00”, é necessário saber em que termos se opera a beneficência, como se dará a repartição da receita, quem são os destinatários, quem exerce a fiscalização, como o faz e a quem são prestadas as contas, fatos até o momento não informados, segundo o texto.

Comerciante natural de Riachão do Jacuípe morre atropelado por carreta

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um comerciante morreu por volta das 10h desta sexta-feira (21) ao ser atropelado por uma carreta, no cruzamento das avenidas Eduardo Fróes da Mota (Contorno) com a Senador Quintino, próximo a Cerb (Companhiade Engenharia Ambiental e Recursos Hídricosda Bahia), em Feira de Santana.

Segundo testemunhas, José Almeida Mascarenhas, 56 anos, natural de Riachão do Jacuípe, atravessava a pista quando foi atropelado e morreu na hora. Ele teve o crânio esfacelado. O trânsito ficou congestionando nos dois sentidos por alguns momentos.

José Almeida morava em Serra Preta e era proprietário de uma loja de material de construção no distrito de Bravo. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

O homem tentava atravessar a rodovia quando foi atropelado
A vítima teve o crânio esmagado pela carreta 

Foto: Acorda Cidade

Prefeitura de Valença abre concurso com 1.147 vagas com salaráios de até R$ 6 mil

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A prefeitura de Valença abrirá nesta segunda-feira (24), as inscrições para o concurso público com 1.147 vagas, sendo 361 de cadastro reserva e 28 para pessoas com deficiência. As oportunidades são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários que variam de R$ 622,00 a R$ 6.000,00 em jornadas de 20, 30, 40 e 44 horas semanais.

Os interessados podem se inscrever através do site da organizadora do certame até o dia 24 de outubro. A taxa de inscrição será de R$ 13,50 para as vagas de níveis fundamental e médio e de R$ 14,00 para superior. O concurso será composto de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório e prova de títulos.

As vagas de nível fundamental são para auxiliar de serviços gerais, gari, auxiliar escolar, motorista e mecânico. Para o nível médio, as oportunidades são para guarda municipal, auxiliar de secretaria escolar, auxiliar administrativo, fiscal de obras, fiscal de limpeza, técnico de enfermagem, fiscal ambiental e fiscal da vigilância sanitária.

Para o nível superior as vagas disponíveis são para secretário escolar com formação em pedagogia, professor I (educação infantil ao 5º ano), professor II (língua portuguesa, matemática, artes, inglês, educação física, história, geografia e ciências naturais, coordenador pedagógico, pedagogo, assistente social, biólogo, educador físico, educador social, enfermeiro, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, médico psiquiatra, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e veterinário (secretaria de saúde).

Câmara Federal aprova dez concessões de radiodifusão; uma para Tanquinho

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19), em caráter conclusivo, dez projetos de decreto legislativo que autorizam ou renovam, pelo período de dez anos, concessões de serviços de radiodifusão em seis estados.

As propostas, apresentadas pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, serão enviadas ao Senado. Uma das concessões foi para a cidade de Vitória da Conquista e pertence à Akatu FM Ltda. Também foram aprovadas as concessões para a Associação Assistencial Dois de Julho, em Mata de São João, e para a Associação Social e Comunitária Monte Alternativas , no município de Tanquinho.

Outros estados como Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Pará e São Paulo também foram contemplados.

21 de setembro: Dia do Radialista

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Clériston Silva – Rádio Continental AM
Nesta sexta-feira, 21 de Setembro, é comemorado o Dia do Radialista no Brasil, mas poucos sabem porque a data foi escolhida para celebrar uma das profissões mais importantes na história da comunicação no país.

Em entrevista ao PCS, o jornalista, radialista e autor do livro "Histórias que o Rádio não contou", Reinaldo Tavares, explicou que em 1943, na era Vargas, foi instituído o dia de hoje como a data de comemoração do radialista brasileiro, porque foi nesse dia que o presidente Getúlio Vargas assinou decreto fixando um piso mínimo para os trabalhadores em radiodifusão.

Segundo Tavares, em 2006, o presidente Lula resolveu mudar a data para homenagear o cantor e radialista mineiro, Ary Barroso. O presidente sancionou a Lei 11.327 que instituiu o Dia do Radialista no dia 7 de novembro. Já o dia 25 de setembro é comemorado o dia da radiodifusão.

Reinaldo Tavares, que lecionou por muitos anos, revelou que o contato diário com os questionamentos de seus alunos despertaram o desejo de criar uma obra de consulta para os estudantes e foi assim que surgiu "Histórias que o Rádio não contou". Para Tavares, o único meio de comunicação que vai sobreviver a essa avalanche de tecnologia é o Rádio.

Rádio: Definição e Características - O rádio é um veículo de comunicação, baseado na difusão de informações sonoras, por meio de ondas eletromagnéticas, em diversas freqüências. Ele pode ser caracterizado como um meio essencialmente auditivo, formado pela combinação do binômio: voz (locução) e música.

O rádio entre os meios de comunicação em massa, pode ser considerado o mais popular e o de maior alcance do público, não só no Brasil mas no mundo, isso pela capacidade que o homem tem em ouvir a mensagem sonora e falada simultaneamente e não ter de interromper as suas atividades e se dedicar exclusivamente à audição. Segundo dados do Ministério das Comunicações, o Brasil possui aproximadamente 3.000 emissoras de rádio, sendo que distribuídas aproximadamente em 50% para AM e FM.

Como todo meio de massa, a comunicação pode ser caracterizada como pública, transitória e rápida. Ela é pública, porque, na medida em que as mensagens não são endereçadas a ninguém em particular, seu conteúdo esta aberto ao critério público. Rápida porque as mensagens são endereçadas para atingir grande audiência em tempo relativamente curto, ou mesmo simultaneamente. Transitória, pois a intenção é de que sejam consumidas imediatamente, não se destinando a registros permanentes, naturalmente há exceções, como filmotecas, gravações etc.

O início - Tudo começou com Michael Faraday, grande sábio inglês que descobriu em 1831 a indução magnética, assim como a grande contribuição dada por James C. Maxwell que descobriu matematicamente a existência das ondas eletromagnéticas diferente somente em tamanho, das ondas de luz, mas com a mesma velocidade (300.000 Km/s).

Outro personagem que marcou a história das comunicações foi Thomas A. Edison quando em 1880 descobriu que colocando em uma ampulheta de cristal um filamento e uma placa de metal separada entre si e ligando-se o filamento ao negativo e uma bateria e a placa ao positivo, constatava-se a passagem de uma corrente elétrica da placa para o filamento e nunca em sentido contrário. Grande contribuição também foi dada pelo professor alemão Henrich Rudolph Hertz que comprovou na prática em 1890 a existência das ondas eletromagnéticas, chamadas hoje de “Ondas de Rádio”. Suas experiências basearam-se na teoria de Maxwell, Hertz descobriu que ao fazer saltar uma chispa em seu aparelho oscilador, saltavam também chispas entre as pontas de um arco de metal colocado a certa distância denominado resonador.

Hertz demonstrou com essa experiência que as ondas eletromagnéticas tem a mesma velocidade que as ondas de luz. Em sua homenagem, as ondas de rádio passam a ser chamadas de “Ondas Hertzianas”, usando-se também o “Hertz” como unidade de freqüência.

As primeiras transmissões radiofônicas - Mais tarde em 1893 o padre, cientista e engenheiro gaúcho Roberto Landell de Moura testa a primeira transmissão de fala por ondas eletromagnéticas, sem fio. Graças a ele, a Marinha Brasileira realizou, em 1 de março de 1905, diversos testes de mensagens telegráficas no encouraçado Aquidaban. Todavia, o primeiro mundo reconhece o cientista Guglielmo Marconi como o “descobridor do rádio”. Marconi, natural de Bolonha, Itália, realizou em 1895 testes de transmissão de sinais sem fio pela distância de 400 metros e depois pela distância de 2 quilômetros. Ele também descobriu o princípio do funcionamento da antena.

Em 1896 Marconi adquiriu a patente da invenção do rádio, enquanto Landell só conseguiria obter para si a patente no ano de 1900. Essa polêmica da invenção do rádio se compara à da invenção do avião, no início do século XX, em que o primeiro mundo credita aos irmãos Wright, dos EUA, a invenção do veículo aéreo, embora tenha sido o mineiro Alberto Santos Dumont seu pioneiro (os Wright não registraram imagens e suas experiências de vôo, enquanto Dumont realizou testes com seu 14-Bis diante de multidões em Paris, França, em 1906).

Cronograma do rádio no Brasil - Em nosso cronograma você ficará por dentro dos principais acontecimentos que movimentaram a história do rádio no Brasil, desde o início, e as novas perspectivas sobre a vinda da tecnologia digital.

1922 – Em caráter experimental foi realizada pela Rádio Sociedade do Rio de Janeiro a primeira transmissão oficial de radiodifusão na praia Vermelha no Rio de Janeiro, com o discurso do presidente da República, Epitácio Pessoa em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, para isso, foram importados 80 receptores de rádio especialmente para o evento.

1923 – No dia 20 de abril, é fundada a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje denominada Rádio MEC, criada para atuar sem fins comerciais.

1924 – É regulamentada a atual faixa de Ondas Médias, compreendidas entre 550 à 1550 KHz.

1931 – São vendidos os primeiros receptores com o nome das estações no dial. No mesmo ano foi inaugurada as rádios: Record e América de São Paulo.

1933 – Nasce a Sociedade Rádio Educadora de Campinas, que desde 2002 passou-se a denominar Rádio Bandeirantes AM, com isso a programação abre espaço para o jornalismo.

1936 – É fundada a brasileira Rádio Nacional do Rio de Janeiro, ela se tornaria um marco na história do rádio com seus programas de auditório, suas comédias e rádio novelas. Entre o final dos anos 30 e a primeira metade dos anos 50 a Nacional seria uma das líderes de audiência do rádio brasileiro, exportando sua programação gravada e dias depois transmitidas em outras cidades brasileiras.

1937 – Em 6 de maio é inaugurada em São Paulo a Rádio Bandeirantes, a primeira emissora a divulgar notícias durante toda a programação.

1938 – Surge a Rádio Globo do Rio de Janeiro, que mais tarde passa a ser a rádio AM mais popular do país.

1941 – A Rádio Nacional lança o Repórter Esso, primeiro rádio jornal brasileiro, também entra no ar a primeira novela radiofônica do país: Em busca da felicidade.

1946 – O rádio ganha maior agilidade com o surgimento dos gravadores de fita magnética. Também os retificadores de selênio começam a substituir as válvulas retificadoras material semicondutor em estado sólido muito menos propício a queimar do que as velhas válvulas a vácuo.

1955 – Primeira transmissão experimental de rádio FM, pela Rádio Imprensa do Rio de Janeiro, extinta no final de dezembro/2000.

1967 – É criado o Ministério das Comunicações no dia 25 de fevereiro.

1990 – A rede Bandeirantes de rádio se torna a primeira emissora no Brasil a transmitir via satélite com 70 emissoras FM e 60 em AM, em mais de 80 regiões do país.

1991 – O sistema Globo de rádio inaugura a CBN (Central Brasileira de Notícias), emissora especializada em jornalismo, que a partir de 1996 inicia suas transmissões simultâneas em FM.

1995 – Início da campanha pelo fim da obrigatoriedade da transmissão do programa oficial “A voz do Brasil”.

2005 – Comemorando os 84 anos do rádio no Brasil, inicia-se no país em 26 de setembro as primeiras transmissões de rádio no sistema digital, tecnologia que está apenas “aterrissando” no Brasil.