11 de set. de 2012

Mulher encontrada com bebê em Tucano é transferida para Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Lorena Nascimento Guerra, 18 anos, a babá acusada de raptar um bebê de 1 ano e 2 meses na última quarta-feira (05), no bairro de Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador, foi transferida no fim da tarde desta terça-feira (11) por investigadores da 15ª Coorpin para a carceragem da Delegacia Territorial (DT) de Serrinha, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A jovem foi localizada com o garoto de 1 ano e 3 meses na manhã desta terça-feira (11), às margens da BR-116, em Tucano, após denuncia anônima encaminhada á Polícia Militar. Em entrevista à Rádio Continental AM, a mulher disse que raptou o bebê da casa da avó, no subúrbio de Salvador, após ter sido contratada por um tio para tomar conta do menino.

Ainda durante a entrevista, ela contou que entrou na casa da família na terça-feira (4) e desapareceu com o menino no dia seguinte, dizendo que ia à praia. Conforme o PCS já tinha antecipado, antes de chegar em Tucano, a mulher ficou hospedada dois dias na casa de um ex-namorado identificado por ela como Mindismar Pinheiro dos Santos, morador do bairro da Vaquejada, em Serrinha. Lorena contou que vinha pegando carona, desde Salvador, e quando chegou em Serrinha no sábado (8), procurou a casa do antigo companheiro que não sabia do sequestro. Ela disse que, como tinha perdido um bebê aos 16 anos, queria muito ter um filho. Ela confessou que se apegou muito a Ivan e que queria criá-lo. Para que o menino não passasse fome, chegou a pedir dinheiro nas ruas. A babá disse estar muito arrependida.

Segundo a polícia, ela deve ser autuada por crimes de sequestro e cárcere privado. O desaparecimento do menino foi registrado na Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCCA), em Salvador, onde a mulher também deverá ser ouvida.

O garoto apresenta bom estado de saúde, segundo informou ao PCS o Conselho Tutelar do município de Tucano, onde o menino ficou abrigado até o reencontro com a família, ocorrido no início da tarde desta terça-feira. A mãe dele contou que recebeu o telefonema da delegada pela manhã. "Eu fiquei numa alegria. Não tinha mais sossego. Agora, estou feliz", relatou dona Ana Rita. "Eu nem cheguei a olhar para cara dela, nem cheguei a conhecer essa mulher", completa a mãe do menino sobre a mulher contratada para tomar conta da criança.

Versão da suspeita - Segundo informações da Polícia Civil, ao ser abordada na estrada pelos policiais militares, a suspeita afirmou estar aguardando um ônibus para seguir até o município de Euclides da Cunha. Ela foi reconhecida por um sargento da PM que tomou conhecimento do caso por meio da imprensa. A mulher estava no entroncamento rodoviário com o garoto no colo.

Segundo a delegada Simone Malaquias, a suspeita dormiu na casa da família da criança por intermédio de um tio, com quem teve um relacionamento. Desempregada, ela auxiliaria a avó da criança a cuidar dele e de outras três crianças, mas sumiu com o bebê, abandonando os primos dele na Praia de Tubarão.

A família da suspeita, que mora na localidade de Roça da Sabina, em Salvador, também já foi informada sobre a localização dela e do bebê em Tucano. A sequestradora, que segundo a mãe sofre de distúrbios mentais, havia sumido há 15 dias. Ela já havia fugido de casa outras três vezes. Em uma delas, quando tinha 16 anos, e tentou viajar para Pernambuco.

'Problema psicológico' - A mãe da suspeita prestou depoimento na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e ao Adolescente (DERCCA), em Salvador. "Não é a primeira vez que ela sai de casa. Com criança é a primeira vez. Ela sai sozinha, andando pra lá e pra cá. Quando ela aparece em casa, ela não fala nada, fica calada. A gente pergunta, mas ela não fala nada", afirmou.

Para ela, a filha pode ter algum problema psicológico. "Ela é uma pessoa de uma índole boa. Não é uma menina ruim. Eu não sei o que está acontecendo. Bem da cabeça ela não está para chegar a esse ponto", disse.

De acordo com a delegada Simone Malaquias, o tio da criança confirmou, em depoimento, que a babá desapareceu depois que disse que ia até a praia. "A informação mais precisa que tivemos foi do tio, que foi quem localizou essa mulher e a colocou dentro de casa. Ela entrou na terça-feira (4), e desapareceu no dia seguinte. Ela aproveitou que todos tinham saído de casa e que tinha uma senhora dormindo. Ela pegou as crianças todas da família e foi para a praia. Depois deixou as maiores na praia e desapareceu com o bebê", relatou a delegada.

Além da mãe da suspeita, a mãe e o tio da criança também prestaram depoimento durante a tarde. "As declarações da mãe [da babá] não deixaram muitos fatos conclusivos. Ela, inclusive, também é uma vítima. É um sofrimento para essa mãe também porque o desaparecimento da filha a deixa preocupada", contou a delegada. A babá não tinha antecedentes criminais.

A família do menino espalhou cartazes com imagens do garoto e com o pedido de ajuda em postes e paredes do subúrbio ferroviário. "Tudo o que eu quero na minha vida é meu neto, que ela venha trazer o meu neto", lamentou a avó, Avani Oliveira.

O garoto foi encontrado depois de uma denúncia anônima


Ouça a entrevista com a acusada nesta quarta (12) às 7h na Rádio Continental 1330 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário