12 de out. de 2021

Campo Formoso: Dois homens morrem após inalarem fumaça tóxica em garimpo ilegal

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Dois trabalhadores morreram asfixiados no Garimpo de Socotó, que fica no município de Campo Formoso. Segundo a Cooperativa Mineral da Bahia (CMB), atividade do local é ilegal. Os funcionários inalaram uma fumaça tóxica a 18 metros de profundidade.

De acordo com informações do Subgrupamento de Bombeiros Militares de Senhor do Bonfim, que atendeu a ocorrência, o caso aconteceu por volta das 17h desta segunda-feira (11), quando a equipe foi acionada. Os corpos só foram resgatados nesta terça (12).

Um motor de sucção apresentou problemas e exalou o material tóxico. Não se sabe se os dois homens utilizavam equipamentos adequados para o serviço.

Equipes do 9º Grupamento informaram que já encontraram os funcionários sem vida. Eles utilizaram um tripé e uma corda de rapel para o resgate. Os corpos ficaram a cargo da Polícia Militar até a chegada do Departamento de Perícia Técnica (PDT) para remoção. 

O caso foi registrado pela Delegacia Territorial de Campo Formoso. Testemunhas disseram que o buraco aberto para exploração teria alagado. Os operários entraram no poço com o auxílio de uma bomba de sucção para retirar a água e prosseguir o trabalho.
 
Em nota, o Conselho de Administração da Cooperativa Mineral da Bahia (CMB) informou que, ao ser informada do acidente, enviou um técnico de segurança do trabalho para obtenção de informações. 

A CMB afirmou que o acidente ocorreu em uma área a mais de 8km de distância do local em que ela opera e que não tinha conhecimento sobre o funcionamento do garimpo.

A cooperativa disse ainda que “preza pela legalidade e busca coibir qualquer lavra ilegal, apurando e punindo qualquer cooperado que descumpra as normas previstas” e lamentou as duas mortes, se solidarizando com os familiares das vítimas e os moradores da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário