15 de dez. de 2015

MP-BA abre investigação para apurar responsabilidade de incêndio em Jacobina

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) vai investigar os motivos pelos quais o Estado não adotou ações para o combate e prevenção de incêndios na região de Jacobina e Miguel Calmon, na região da Chapada Diamantina. O inquérito será conduzido pelo promotor de Justiça Pablo Almeida. A decisão de instaurar o inquérito foi divulgada na manhã de hoje (14), no Centro Cultural de Jacobina.

Nesta segunda ainda foi instalado o Comitê de Gerenciamento de Crise, integrado por diversas autoridades, sob a coordenação do Corpo de Bombeiros, para discutir as melhores estratégias de combate ao fogo e avaliar as necessidades técnicas dos órgãos. A reunião discutiu, principalmente, os incêndios do início deste mês, que se alastrou e colocou em risco a região da Vila de Itaitú, em Jacobina, onde fica a Cachoeira Véu de Noiva e um importante conjunto histórico-arquitetônico, chegando até as imediações do Parque Estadual Sete Passagens, em Miguel Calmon.

O promotor afirma que o incêndio foi originado na área da empresa Yamana-Gold (JMC – Jacobina Mineração e Comércio), “fruto da ação ilegal de garimpeiros que invadem a área para explorarem o ouro sem autorização”. Apesar do combate de brigadistas voluntários e dos 90 brigadistas da empresa, com o apoio dos Municípios de Miguel Calmon e Jacobina, bem como de 30 pessoas do Parque Estadual Sete Passagens, em Miguel Calmon, o incêndio não conseguiu ser debelado. A estimativa é de que mais de três mil hectares já foram consumidos pelo fogo.

O promotor diz que, no momento, é necessário quatro aeronaves, sendo três helicópteros, e um avião, além de enxadas, foices, facões, botas e equipamentos de segurança individual, além de insumos como água e alimentos, para combater o fogo e dar suporte aos brigadistas. O Ministério Público disponibilizará 25 rádios de comunicação, veículos e servidores para auxílio administrativo no combate aos focos do incêndio.

Ainda nesta segunda, o secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, afirmou que um helicóptero foi enviado para região para ajudar no combate as queimadas. O mandatário da pasta ainda afirma que o governo já gastou R$ 11 milhões no combate ao incêndio este ano. A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) já montou um ponto de coleta de donativos no campus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário