23 de dez. de 2015

Consórcio de saúde é montado na região de Paulo Afonso

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Um quarto consórcio de saúde foi formado com nove municípios no Território de Itaparica, na região norte da Bahia, para atender a cerca de 250 mil pessoas com serviços de média e alta complexidade.

O protocolo foi assinado pelo governador Rui Costa e o subsecretário de Saúde em exercício, Carlos Emanoel Melo, junto aos prefeitos das seguintes cidades Paulo Afonso, Rodelas, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macureré, Santa Brígida, Abaré e Pedro Alexandre. O evento aconteceu no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Com isso, foi assumido o compromisso de construir e equipar uma policlínica em Paulo Afonso no valor de R$ 17 milhões, cofinanciar até 40% da manutenção, e os municípios consorciados arcam com os 60% restantes. A unidade de saúde terá 13 especialidades, com 32 serviços e equipamentos, como tomógrafos e de ressonância magnética, para rastreamento de câncer de mama, neurologia, pneumologia, entre outros exames.

De acordo com o governo, o consórcio propõe um novo modelo de financiamento e gestão dos serviços de saúde, para descentralizar a assistência e desonerar despesas municipais. Agora, a implantação depende da aprovação em assembleia do regimento e da eleição do presidente. E, em seguida, serão firmados os contratos de programa e de rateio. As obras para a policlínica devem ser iniciadas até o começo de 2016.

Segundo o governo, quando o Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado, em 1988, foi definido que os municípios seriam os principais executores das políticas de saúde. Contudo, o governo avalia que historicamente eles não têm as verbas necessárias para custearem os serviços. Por isso, o governo apontou que os consórcios surgiram como alternativa para a melhoria da saúde pública na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário