24 de mar. de 2021

Polícia Civil faz operação para desativar 'gato de energia' em garimpo de Santaluz

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A Polícia Civil fez uma operação por volta das 10h de terça-feira (23) para coibir o furto de energia elétrica na comunidade de Maria Preta, zona rural do município de Santaluz, na região sisaleira.

Investigadores da Delegacia Territorial (DT/local) e técnicos da Coelba retiraram fontes de energia irregular em um garimpo ilegal, após constatação da fraude. A ação identificou e apreendeu 600 metros de cabos, além de quatro medidores de energia irregulares.

Agora, a Polícia Civil vai trabalhar para identificar os autores do fornecimento clandestino. Apenas trabalhadores foram encontrados no local. Eles não apresentaram resistência a retirada do fornecimento irregular nem quiseram comentar o assunto.

Ação apreendeu 600 metros de cabos e quatro medidores de energia irregulares

 

O alvo da operação foi mapeado através de análises nos softwares da Coelba, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição que auxiliaram as ações de investigação de campo.        

O furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica da companhia energética sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora. A prática é considerada crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. 

Furto de energia é crime e pena pode alcançar até oito anos de reclusão


Nenhum comentário:

Postar um comentário