11 de mar. de 2020

Bahia confirma terceiro caso de covid-19

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Foi confirmado nesta quarta-feira, 11, mais um caso de covid-19, doença causa pelo novo coronavírus, na Bahia. Este é o terceiro caso confirmado no estado, e assim como os outros dois, o paciente reside em Feira de Santana.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a pessoa infectada é uma mulher de 68 anos, que teve contato domiciliar com a segunda paciente do estado com a doença, quando essa ainda estava sintomática. A paciente em questão, encontra-se com sintomas leves, em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução de contato.

Este é o segundo caso de transmissão local do vírus na Bahia, já sendo considerado circulante no estado. As amostras da paciente foram coletadas na residência dela e analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que a partir desta semana foi autorizado a realizar os exames para detectar diretamente o covid-19, sem necessidade de contraprova em laboratório de referência nacional. O resultado confirmando o diagnóstico foi concluído na tarde de hoje.

Outros casos - O primeiro caso de covid-19 na Bahia foi registrado em uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação. A paciente manifestou os sintomas depois de ter chegado ao Brasil.

Já o segundo caso é o de uma mulher de 42 anos, trabalhadora doméstica, que teve contato domiciliar com a primeira paciente do estado com a doença, quando ainda esta ainda estava sintomática. As pacientes confirmadas para o Covid-19 são monitoradas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a Vigilância Municipal de Feira de Santana.

Casos suspeitos - Além dos três casos confirmados, até às 17h desta quarta, a Bahia investiga 51 casos suspeitos de covid-19. O número de suspeitas por município não foi divulgada. Ao todo, a Bahia registrou 187 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo três confirmados, 133 foram descartados e 51 aguardam análise laboratorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário