8 de out. de 2014

Luciana Genro diz que PSOL não apoiará ninguém no segundo turno

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

A candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, que ficou em quarto lugar no primeiro turno, disse que ela e o partido não vão apoiar nenhum dos dois candidatos que foram para o segundo turno do pleito.

No entanto, ela disse que sugere à miltância do PSOL que vote "branco, nulo ou em Dilma (PT)", e "desaconselhou" o voto em Aécio Neves (PSDB).

"Eu não irei declarar o meu voto. O PSOL não apoia nenhuma candidatura", afirmou Genro, em entrevista coletiva em São Paulo nesta quarta-feira (8).

"O PSOL, os filiados ao PSOL, os dirigentes do PSOL, em hipótese alguma darão algum voto ou qualquer tipo de apoio ao Aécio Neves. Nós não temos absolutamente nada em comum com Aécio Neves que representa esse retrocesso. Nós entendemos que é necessário, portanto, que o PSOL, a partir de se posicionar claramente contrário ao Aécio, mantenha a neutralidade, no sentido de liberar seus militantes, seus filiados, tanto para o voto nulo, voto branco, como para o voto em Dilma. Isso será uma decisão de cada um", afirmou.

A candidata do PSOL teve 1,6 milhão de votos, o equivalente a 1,55% dos votos válidos.

Em nota publicada no site de Luciana Genro (veja íntegra abaixo), o PSOL explicou a posição do partido a respeito dos dois candidatos do segundo turno.

"Um segundo turno, quando não nos sentimos representados nele, é muitas vezes mais do veto que do voto. Entendemos que Aécio Neves, o seu PSDB e aliados são os representantes mais diretos dos interesses da classe dominante e do imperialismo na América Latina [...] É preciso também afirmar que, diante do que foi o seu governo e sua campanha eleitoral, Dilma está distante do desejo de mudanças que tomou as ruas no ano passado", diz o texto.

Nesta quarta (8), o candidato do PSC no primeiro turno, Pastor Everaldo, declarou apoio dele e da legenda a Aécio. Na terça (7), o PPS, que integrou a coligação de Marina, também declarou apoio ao candidato do PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário