14 de out. de 2014

Campanha contra poliomielite começa no dia 8 de novembro na Bahia

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou, nesta terça-feira (14), que a 35ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa no dia 8 de novembro na Bahia. Neste Dia D, também acontecerá a Campanha de Seguimento contra o Sarampo e a implantação da vacina tríplice bacteriana - dTpa (acelular) para gestantes e profissionais de saúde que atuam em UTI neonatal e maternidades. A campanha, que contará com 3.200 salas, tem a meta de vacinar 918 mil crianças de 6 meses até 5 anos.

De acordo com a Sesab, desde 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem, juntamente com os demais países das Américas. "Mesmo assim, é fundamental a manutenção de todas as ações de vigilância e das medidas de controle e prevenção, até que aconteça a certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso", adverte a coordenadora do Sesab, Fátima Guirra.

Ainda segundo Guirra, além da vacina oral poliomielite (VOP), o Programa Nacional de Imunização (PNI) recomenda que seja disponibilizada a vacina inativada poliomielite (VIP) durante a campanha, para crianças que estiverem iniciando o esquema contra a poliomielite, bem como para aqueles que, coincidentemente, estejam na época de receber a dose do esquema sequencial, evitando assim a perda de oportunidade de vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário