Redação Portal Clériston Silva PCS
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa no próximo sábado (8) com a meta de vacinar 12,2 milhões de crianças de 6 meses a menores de 5 anos com a dose oral – o que corresponde a 95% do público-alvo. A campanha será encerrada no dia 21 de junho. Na Bahia, a previsão é que sejam vacinadas 974.776 crianças.
No próximo sábado (8) será o Dia D de Mobilização Nacional. Cerca de 3.600 serviços de saúde com salas de vacina estarão funcionando para atender o público infantil. De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Vacinações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Fátima Guirra, dez mil trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e voluntários estarão atuando. Em 2012, foram imunizadas 1.035.945 crianças menores de 5 anos, alcançando cobertura vacinal de 95,86%.
Após o encerramento da campanha, a vacina continua disponível na rede pública de saúde. É importante que as mães levem a carteira de vacinação. O último caso de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, foi registrado no Brasil em 1989. O país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de erradicação da doença em 1994.
A estratégia objetiva garantir que a doença não seja reintroduzida no território brasileiro, com a manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais contra a poliomielite, tanto nas ações de rotina, como nas campanhas de vacinação e a adequada Vigilância das Paralisias Flácidas Agudas (PFA).
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que, entre 2011 e o ano passado, 16 países registraram casos da enfermidade, na maioria, decorrentes de ‘importações’ do poliovírus selvagem de países endêmicos ou que restabeleceram a transmissão, entre os quais Angola, Chade, República do Congo, Gabão, Costa do Marfim, China, Guiné-Bissau, Quênia e Índia. Com informações da Agência Brasil.
4 de jun. de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário