NOVA PÁGINA WEB

NOVA PÁGINA WEB
cleristonsilva.com

21 de jun. de 2013

Laboratório libera 500 mil mosquitos transgênicos para combater dengue em Jacobina

Redação Portal Clériston Silva PCS

Foi inaugurado na manhã de terça-feira (18), na cidade de Jacobina, na região noroeste da Bahia, a 203 km de Serrinha, o Laboratório de Emergência Monitoramento e Informações (LEMI), que será responsável por liberar semanalmente cerca de 500 mil mosquitos transgênicos do Aedes Aegypti.

A primeira liberação oficial ocorreu também na terça, no bairro Pedra Branca. Segundo a Moscamed, laboratório responsável pelo recebimento e envio de material de coleta e liberação dos mosquitos, o inseto transgênico não transmite a dengue.

De acordo com a empresa, o Projeto Aedes Transgênico (PAT) visa controlar a transmissão da doença produzindo linhagens de mosquitos geneticamente modificados que serão capazes de suprimir populações naturais do transmissor da doença. A Moscamed explicou que a linhagem transgênica foi criada a partir da injeção de um novo gene em ovos de mosquito. E esses transgênicos são capazes de transmitir o gene para sua prole (filhos), e essa informação é capaz de matá-los.

Em 2011, cinco bairros da cidade de Juazeiro, no norte do estado, receberam o projeto. De acordo com a empresa, os bairros de Itaberaba e Mandacaru tiveram uma redução de 81% e 100%, respectivamente, no registro de casos de dengue. Nas outras três áreas ainda não há balanço.

O projeto e a metodologia foram desenvolvidos pela Moscamed sob orientação da professora da Universidade de São Paulo (USP), Margareth Capurro. Já o desenvolvimento do novo mosquito foi feito por uma empresa inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário