18 de nov. de 2010

Sisal da Bahia é o primeiro do mundo a receber ISO

A Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (APAEB), instalada na cidade de Valente, Região do Sisal na Bahia, recebeu do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) a certificação ISO de gestão da qualidade. É a primeira associação no mundo a ser certificada pela ISO.

A certificação garante que a APAEB venda o sisal baiano para o mercado internacional e a indústria automobilística, que vai usar o sisal na fabricação de peças como painéis e paralamas, substituindo assim a fibra de vidro. O uso da fibra de sisal é biodegradável, ao contrário da fibra de vidro.

Isso garante que os trabalhadores usem equipamentos de proteção, sem risco de mutilação no uso da máquina, como acontecia anteriormente, que não existe trabalho infantil e que não há prejuízo ao meio ambiente. A batedeira comunitária, que também recebeu a certificação, produz por mês 150 toneladas de fibras de sisal.

São 24 pessoas trabalhando na batedeira de sisal, 210 pessoas nas 42 máquinas desfibradores, que ficam no campo fazendo a colheita e transformando a palha do sisal em fibra, 215 na fabricação de tapetes e carpetes, além de centenas de artesãos da região que compram o sisal na Apaeb, agora com certificação, e que produzem diversas peças de artesanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário