29 de nov. de 2010

Projeto do vereador Sandro Magalhães que institui o Dia Municipal da Capoeira é aprovado pela câmara

A câmara de vereadores aprovou no dia 09/11, em primeira discussão, o Projeto de Lei 869/2010, que institui em Serrinha o Dia Municipal da Capoeira, a ser comemorado anualmente no dia 12 de setembro. Antes de ser votada em Plenário, a proposição teve sua constitucionalidade e legalidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e para entrar em vigor precisa ser sancionada pelo prefeito Osni Cardoso (PT).

De autoria do vereador Sandro Magalhães (PT), o projeto determina que o Poder Executivo incentive as entidades representativas de capoeira e a iniciativa privada a fazerem parcerias que garantam a realização de seminários, aulas, palestras, rodas de capoeira, concursos, bem como a distribuição de cartazes e outros meios de comunicação que contribuam para a divulgação desta manifestação cultural.

O vereador justifica o projeto dizendo que a capoeira é hoje uma manifestação legitimada como um dos principais símbolos da cultura brasileira e presente em mais de 150 países. Tanto que o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acolheu por unanimidade o pedido de registro da capoeira como patrimônio cultural brasileiro, diz.

"Hoje tenho certeza que estamos vivendo um momento histórico nesse processo de valorização da Capoeira", afirmou Reny Maia, integrante do grupo de capoeira esquiva menino, ao ressaltar que com a decisão Serrinha fica mais próximo do ideal da democracia racial. "O significado maior desse dia não beneficia apenas a capoeira, mas beneficia a todos nós, beneficia a cidade de Serrinha", disse.

Um comentário:

  1. eu ,particulamente o admirava como pessoal e como um homem voltado para segurança publica.
    apezar de eu não ser da cidade de serrinha. ja sabia do bom trabalho de ernesto na area de segurança publica.

    ResponderExcluir