29 de nov. de 2010

Programa de saúde do governo municipal de Serrinha leva orientação a mais de 160 mulheres

A Prefeitura de Serrinha, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR promoveu no último sábado (27) um dia de prevenção e conscientização sobre o Câncer do Colo do Útero. O evento faz parte de uma série de ações do Programa Útero é Vida que estão sendo executadas na rede municipal de saúde.

Mais de 160 mulheres das comunidades do Canto, Bom Jardim, Alto de Fora, Salgado, Campo Limpo, Tamburi, Vertente e Palmeira estiveram presentes na Unidade Básica de Saúde Luís Eduardo Magalhães. Todas participaram de palestras educativas sobre o câncer do colo do útero e DST, exames preventivos, vacinação, bem como medição de glicemia e pressão arterial.

Josefa Maria de Jesus, moradora do povoado do Campo Limpo, elogiou a iniciativa. “É ótimo porque agente marca os exames e perde a data. Com ações como esta agente se sente incentivada a se cuidar e participar. Pra mim chegou na hora certa, tive 13 filhos e tenho que me cuidar”, disse.

Um grupo de 50 profissionais esteve envolvido nesta ação social. De acordo a Taíse Oliveira, Diretora da Atenção Básica, o evento primou por atender mulheres que vivem em áreas que tem difícil acesso aos exames preventivos por não ter uma Unidade de Saúde da Família.

Além da saúde, as mulheres do campo também colocaram a beleza em dia com as cabeleireiras e manicures do Espaço da Beleza montado no evento. “É um dia maravilhoso. Dá muita orientação e agente passa a entender melhor as coisas e ainda sai bonita. É ótimo! disse Silvoneide Batista de Jesus, moradora da Vertente.

Para as crianças foi montado um espaço lúdico com monitores para que as mães pudessem participar com tranqüilidade do evento. Para finalizar a manhã, a Dra. Késia Costa (coordenadora do Programa Viva Mulher da SESAB) ministrou uma palestra sobre como se prevenir contra o câncer do colo do útero.

Depois de passar por todas estas atividades, as mulheres receberam um kit beleza e dançaram ao som do violeiro Papagaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário