2 de jun. de 2022

Paraná Pesquisas: Lula lidera com 6 pontos à frente de Bolsonaro; veja números

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O ex-presidente Lula (PT) lidera a pesquisa de intenção de voto realizada pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta quarta-feira (1º), com 6 pontos à frente de presidente Jair Bolsonaro (PL). Ambos são seguidos por Ciro Gomes (PDT).

Contratado pela corretora BGC Liquidez, o levantamento aponta o petista à frente nos cenários testados para as eleições presidenciais. Na simulação, Lula tem 41,4% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes dos postulantes. O atual presidente, Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 35,3%. Já Ciro Gomes é o terceiro com 7,7%.

A pesquisa colocou em teste o nome de mais pré-candidatos, que pontuaram da seguinte forma: Simone Tebet (MDB), pré-candidata da "terceira via", apareceu 1,4%; André Janones (Avante), com 1,3%; Luciano Bivar (União Brasil), com 0,9%; Pablo Marçal (Pros), com 0,8%; Vera Lúcia (PSTU), com 0,6%; Felipe d'Avila (Novo), com 0,3%, e Eymael (DC), com 0,1%.

O levantamento teve como margem de erro 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Com isso, Tebet, Janones, Bivar, Marçal, Vera Lúcia, d'Avila e Eymael estão tecnicamente empatados.

Pesquisa espontânea - No levantamento espontâneo, que é quando o entrevistado não recebe uma lista com os nomes dos postulantes, Lula e Bolsonaro teriam um empate técnico. O petista registrou 28,3%, e o atual chefe do Executivo teve 27,3% das intenções de votos. Ciro Gomes aparece na terceira colocação, com 2,2%.

Segundo turno - Com apenas um cenário de segundo turno especulado, entre Lula e Bolsonaro, o levantamento aponta que o ex-presidente também sairia vitorioso, com 47,3% contra 39,2% de Bolsonaro.

A pesquisa ouviu 2.020 eleitores com 16 anos ou mais. As opiniões foram coletadas entre os dias 26 e 30 de maio em entrevistas pessoais. O índice de confiança do levantamento é de 95% e o registro junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-04618/2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário