24 de jun. de 2022

Datafolha: Lula mantém vantagem entre católicos, e Bolsonaro, entre evangélicos; veja evolução

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), lideram a corrida eleitoral para a Presidência em 2022. Abaixo, veja como os dois estão evoluindo nas intenções de voto espontâneas ​entre católicos e evangélicos, segundo as últimas pesquisas Datafolha —não é possível comparar as respostas estimuladas porque os pré-candidatos mudaram ao longo do tempo.

A rodada mais recente indica que Lula manteve a vantagem no primeiro grupo religioso: 42% dos católicos o preferem, enquanto 20% escolhem Bolsonaro. O presidente, por outro lado, continuou na dianteira no segundo grupo: 36% dos evangélicos pretendem votar nele, ao passo que 28% optam pelo petista.

Para se ter ideia, 50% do eleitorado se declara católico e 27%, evangélico, segundo o próprio Datafolha. Outras religiões não foram consideradas porque as bases de dados de intenção de voto são muito pequenas.

A última pesquisa foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, nesta quarta (22) e quinta-feira (23). Ela foi contratada pela Folha e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09088/2022.

A margem de erro total do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. Mas na segmentação por religião ela muda para: católicos (2,8 pontos) e evangélicos (3,9 pontos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário