26 de mai. de 2022

Lula abre vantagem de 21% contra Bolsonaro, diz Datafolha

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Caso as eleições fossem realizadas nesta quinta-feira, 26, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria a corrida pelo Palácio do Planalto ainda no primeiro turno, com 48% dos votos no cenário estimulado, quando o pesquisador mostra a lista de candidatos ao entrevistado. A pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada hoje, apontou uma vantagem de 21 pontos de Lula contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve 27% de preferência dos entrevistados.

Atrás dos dois, Ciro Gomes (PDT) aparece com 7% das intenções de voto. Na sequência, estão André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2 pontos cada um. Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) aparecem com 1%. Os outros candidatos não pontuaram. Já os brancos e nulos e os que dizem não votar em nenhum dos candidatos são 7%. Os que não sabem são 4%.

A pesquisa é a primeira divulgada pelo Datafolha após a desistência de Sergio Moro e João Doria. O Datafolha destaca a força de Lula entre eleitores de 16 a 24 anos, onde o ex-presidente alcança 58%. Já Bolsonaro aparece com percentual maior no Centro-Oeste, onde chega a 42%.

Espontânea - O Datafolha também mostra liderança folgada de Lula na pesquisa espontânea, quando não são citados os nomes dos candidatos. O ex-presidente aparece com 38% contra 22% de Bolsonaro. Os que se dizem indecisos somam 29%.

O Datafolha ouviu 2.556 eleitores entre os dias 25 e 26 de maio em 181 municípios de todo o país. A margem de erro do levantamento contratado pelo jornal 'Folha de S. Paulo' é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-05166/2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário