13 de abr. de 2022

Procissão do Fogaréu, em Serrinha, é retomada após dois anos

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Depois de dois anos suspensa por conta das medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus, a Procissão do Fogaréu, parte importante da tradição católica na Semana Santa e Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, volta a ser encenada nesta quinta-feira (14) à noite na cidade de Serrinha.

A expectativa da prefeitura, organizadora do evento em conjunto com a Paróquia da Catedral Senhora Santana, é que um público de aproximadamente 20 mil pessoas acompanhe a programação, que ocorre desde 1930. A última vez que a procissão ocorreu foi em 2019.

A cerimônia católica retrata a prisão de Jesus no Monte das Oliveiras depois de ser achado por tropas romanas. Fiéis católicos seguem pelas ruas da cidade entoando cânticos e rezando, usando velas acesas, que simboliza os fariseus e soldados que perseguiram Jesus. O percurso sai da catedral e vai até a imagem de Senhora Sant'Anna, na subida da colina. São cerca de 5 km de percurso.

A Semana Santa começou no domingo (10), quando a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos. Neste dia é celebrada a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho, símbolo da humildade. Ele era aclamado pelo povo simples, que o aplaudia e balançava ramos de oliveira.

Colina de Nossa Senhora de Santana iluminada

A quarta-feira (13) foi marcada pela Procissão do Encontro. A marcha solene lembra o encontro de Maria com Jesus a caminho do Calvário. As imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores saíram dos bairros Cruzeiro e Colina das Mangueiras, respectivamente, e o "Sermão do Encontro" – momento em que elas são reunidas – ocorreu na Praça Morena Bela, em frente ao Colégio Estadual Rubem Nogueira.

Nesta quinta-feira (14), encerrando a quaresma e iniciando o Tríduo Pascal, será realizada às 10h, Missa dos Santos Óleos, que também celebra a Instituição do Sacerdócio ministerial. Na Concelebração Eucarística, que será na Igreja Catedral Senhora Santana, todos os padres da Diocese estarão presentes e renovarão as promessas sacerdotais. Além disso, são abençoados os Óleos do Batismo e da Unção dos enfermos, e consagrado o Óleo do Crisma.

A Missa dos Santos Óleos será presidida pelo bispo Diocesano, Dom Hélio Pereira dos Santos e concelebrada por todos os padres da Diocese de Serrinha, com a presença dos fiéis representantes das cidades que compõem a Diocese. Em seguida, às 19h, será celebrada a Ceia do Senhor, com o tradicional Lava Pés e instituição da Eucaristia por Cristo. Logo após a Ceia do Senhor, ocorre a procissão do fogaréu.

Veja a programação completa  

10 de abril (domingo)

Bênção dos Ramos
Hora: 8h
Local: Praça Luiz Nogueira

Missa
Hora: 9h
Local: Catedral

11 de abril (segunda-feira)

Missa Pelos Fiéis Defuntos da Cidade
Hora: 17h
Local: Catedral

12 de abril (terça-feira)

Missa de Oração Pela Cura dos Doentes
Hora: 17h
Local: Catedral

13 de abril (quarta-feira) 

Procissão do Encontro
Hora: 19h30
Local: Praça Morena Bela

14 de abril (quinta-feira)

Missa dos Santos Óleos
Hora: 10h
Local: Catedral

15 de abril (sexta-feira) 

Via Sacra  
Hora: 6h
Local: Colina da Santa / Monte Guarani

Sacramento
Hora: das 7h às 12h
Local: Catedral

Ofício da Paixão de Jesus
Hora: 11h
Local: Catedral

Celebração da Paixão de Cristo e Procissão do Senhor Morto
Hora: 15h
Local: Catedral

16 de abril (sábado) 

Vigília Pascal (levar uma vela com protetor)
Hora: 20h
Local: Catedral

17 de abril (domingo)

Procissão da Ressurreição
Hora: 09h
Local: As mulheres sairão da antiga Matriz e os homens sairão do cemitério paroquial (o encontro será na Catedral)

Missa Pontifical
Hora: 10h
Local: Catedral

Missa da Páscoa do Senhor
Hora: 19h
Local: Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário