7 de abr. de 2022

Contas de 2020 das prefeituras de Nordestina e Valente são rejeitadas

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Na sessão desta quinta-feira (07), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios emitiram parecer recomendando a rejeição das prestações de contas das prefeituras dos municípios de Nordestina e Valente, da responsabilidade de Erivaldo Carvalho Soares e Marcos Adriano de Oliveira Araújo, respectivamente. As contas anuais são referentes ao exercício de 2020.

Além de outros motivos específicos, as contas foram reprovadas em razão do descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), vez que os recursos deixados em caixa foram insuficientes para cobrir as despesas com “restos a pagar”. Nessas prefeituras, ambas as contas – governo e gestão – são de responsabilidade do próprio prefeito, que atua concomitantemente como chefe de governo e ordenador de despesas.

Após a aprovação desses votos, os conselheiros relatores apresentaram Deliberação de Imputação de Débito – DID, propondo multas aos prefeitos nos valores de R$3 mil (Valente) e R$4 mil (Nordestina) pelas demais irregularidades apuradas durante as análises dos relatórios técnicos.

Pelo descumprimento do artigo 42 da LRF, os conselheiros do TCM também determinaram a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, para que seja apurada a ocorrência de crime contra as finanças públicas, nos termos do artigo 359-C do Código Penal. Cabe recurso das decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário