11 de dez. de 2020

Anvisa encerra inspeção em fábrica da AstraZeneca; certificação da "vacina chinesa" pode ocorrer em janeiro

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encerra nesta sexta-feira (11/12) a inspeção presencial iniciada no último dia 7, na empresa chinesa Wuxi Biologics, responsável pela fabricação dos insumos ativos que são usados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para a produção da vacina AstraZeneca, desenvolvida pela Oxford.

Inspetores designados pela Anvisa foram enviados à China para verificar se a empresa tem adotado práticas adequadas para a fabricação dos insumos. Agora, a Agência aguarda manifestação da Wuxi Biologics, em resposta a algumas informações adicionais decorrentes da inspeção, para emitir o relatório. Com este documento, o processo será concluído. A previsão é de que a certificação em boas práticas de fabricação ocorra entre a primeira e a segunda semana de janeiro.

A Anvisa já havia aprovado, por meio de deliberação de sua Diretoria Colegiada, a resolução que abre a possibilidade de laboratórios solicitarem autorização para uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra a Covid-19. Até o momento, nenhuma das vacinas que está em análise pelo órgão (AstraZeneca/Fiocruz, Janssen, Pfizer, Sinovac/Butantan) fez o pedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário