14 de dez. de 2020

MPF acusa ex-procuradora-geral de vazar informações sigilosas do MP-BA

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Alvo da operação Faroeste deflagrada nesta segunda-feira (14), a ex-procuradora-geral do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Ediene Lousado, é acusada pelo Ministério Público Federal de vazar informações sigilosas do órgão. Segundo o MPF, ela e o secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Maurício Barbosa, fariam parte do denominado "Núcleo de Defesa Social. Ediene teria vazado informações sobre a Operação Leopoldo.

Já o secretário da SSP-BA, "manipulava as operações policiais no âmbito do Estado da Bahia, de maneira a favorecer os seus interesses ilícitos, o que poderia envolver até mesmo grampos ilegais para chantagear opositores". O MPF afirma que existe indícios de atuação dos grupos criminosos nas Operações Oeste Legal, Immobilis, Leopoldo, Vortigem e Fake, News, sendo essa última dada destaque pela instituição, já que afirma que tinha como suposta finalidade afastar os opositores do esquema criminoso.

Tando Ediene como Barbosa foram alvos de busca e apreensão e foram afastados das funções por um ano. Além disso, o ministro OG Fernandes determinou que a SSP-BA forneça todos os atos administrativos envolvendo policiais que atuaram nas investigações sobre o caso de grilagem no Oeste da Bahia, no período compreendido entre janeiro de 2016 e março de 2020. O MP-BA também deve enviar manifestações ministeriais envolvendo membros da magistratura baiana, membros do MP e o secretário do SSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário