3 de jun. de 2020

Prefeito de Jeremoabo é denunciado por nepotismo

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O prefeito de Jeremoabo, Derisvaldo José dos Santos, conhecido como Deri do Paloma (PP), foi denunciado ao Ministério Público estadual por nepotismo. De acordo com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ficou constatado que o gestor da cidade localizada no norte baiano empregou parentes no serviço público municipal. A denúncia foi apresentada à Corte por vereadores. Caso seja denunciado à Justiça pelo MP, o prefeito terá que pagar multa de R$ 10 mil, além de responder por improbidade administrativa.

O Tribunal de Contas já havia determinado a exoneração de familiares. Inicialmente, foram constatadas irregularidades da nomeação de parentes do secretário municipal, João Batista Santos Andrade, para diversos cargos comissionados. Assim que o fato foi denunciado, a determinação de exoneração teria sido cumprida imediatamente. Mulher, irmã e três sobrinhos do secretário ocupavam postos na prefeitura.

No entanto, de acordo com os vereadores a decisão não cumprida integralmente e os parentes do secretário seguiram trabalhando. O prefeito alegou que embora a decisão do processo inicial tenha sido publicada em agosto do ano passado, "teria havido protocolo de Embargos de Declaração que não teriam ainda sido apreciados”. Por isso, considerou que “não teria havido o trânsito em julgado”. A atitude foi avaliada pelo TCM como "omissão do gestor". Cabe recurso da decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário