1 de fev. de 2023

Secretária de Saúde de Conceição do Coité pede exoneração do cargo após ameaça de morte

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A secretária de Saúde de Conceição do Coité, cidade a 35 km de Serrinha, pediu exoneração do cargo após receber ameaças de morte de um ex-funcionário do serviço de saúde pública da cidade. A funcionária chama-se Jamile da Silva Sena. Caso aconteceu na terça-feira (31) e informações foram divulgadas pela prefeitura da cidade.

Além dessa funcionária, a coordenadora municipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Waléria Carolline Silva Oliveira Matias, também recebeu ameaças, mas segue no cargo. Elas contam que as ameaças começaram em janeiro deste ano, um mês depois que o ex-funcionário foi exonerado do cargo de enfermeiro.

Segundo o g1, as duas registraram boletim de ocorrência na delegacia do município no dia 25 de janeiro, mesmo dia em que a secretária foi ameaçada. No caso da coordenadora, a primeira ameaça aconteceu no dia 17 de janeiro.

Na terça-feira (31), a prefeitura de Coité publicou nas redes sociais uma nota de repúdio em relação ao ocorrido. O órgão afirma que o suspeito era um enfermeiro do município e foi exonerado após irregularidades nos documentos que comprovam a formação acadêmica e o registro profissional.

Segundo informações, as suspeitas em relação ao ex-funcionário começaram em 2022 quando Conselho Regional de Enfermagem (Coren-BA) solicitou que os enfermeiros atuavam na saúde pública do município enviassem documentos referentes à profissão .

Nessa ocasião, o homem teria recusado entregar os documentos, depois teria apresentado uma comprovação de finalização de curso no ano de 2012. Entretanto, o documento, que foi analisado pelo Conselho, não era válido porque o suspeito teria desistido da faculdade em 2013. Logo, ele não era formado.

Após a descoberta, o funcionário foi exonerado do cargo e a prefeitura fez uma denúncia contra ele no Ministério Público Estadual. Até o momento, ninguém foi preso.

Leia a nota na íntegra:

"A Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, na figura do seu Procurador o Dr. Bruno Xavier Gomes e do Exmo. Senhor Prefeito, Marcelo Passos de Araújo, vem a público repudiar com total veemência os ataques e ameaças que teriam sofrido duas servidoras públicas deste município, a Sra. Jamile da Silva Sena, Ilustríssima Secretária de Saúde e a Sra. Waléria Carolline Silva Oliveira Matias, Coordenadora do Serviço Médico de Urgências-SAMU municipal.

Segundo informações apuradas, as ameaças de violência física teriam ocorrido de forma indireta por parte do ex-servidor municipal, o Sr. Orlando Matos Barreto Júnior, outrora investido no cargo de Enfermeiro deste município e também em municípios vizinhos, e que fora exonerado do cargo em 09 de Dezembro de 2022, após denúncias recebidas por esta Administração, da existência de graves indícios de irregularidades nos documentos utilizados pelo ex-servidor para a comprovação da formação acadêmica e registro profissional quando de sua contratação por este município e em outros.

Dessa forma, a Administração municipal, através de sua Procuradoria, após ter tido acesso à denúncia e aos indícios de irregularidade, procedeu, em obediência ao seu dever de agir e em atenção ao devido processo legal, ao oferecimento de denúncia junto ao Ministério Público, que tem tomado as providências cabíveis, dentro da legalidade, a fim de apurar os supostos delitos. Por isso, as notícias recentes de ameaças à integridade física das servidoras citadas, irrompem como um ato criminoso que também passará a ser investigado pelas instâncias policiais e judiciárias, no âmbito do processo já em curso.

Desse modo, a Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, mais uma vez externa sua total solidariedade e apoio às servidoras vítimas das ameaças, ratificando o seu compromisso com a verdade e a justiça e repudiando toda e qualquer forma de pressão e violência, sobretudo as que vêm sofrendo as senhoras Jamile e Waléria, e enfatiza que não medirá esforços para que tudo seja prontamente esclarecido e que a justiça prevaleça".

Nenhum comentário:

Postar um comentário