30 de jul. de 2021

PRF apreende carga de madeira ilegal em Capim Grosso

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Um homem foi detido no município de Capim Grosso, cidade a 136 km de Serrinha, ao ser flagrado transportando, de forma ilegal, uma carga com cerca de 2 mil estacas de madeira do tipo sabiá. O caso aconteceu na quinta-feira (29), durante uma abordagem no km 356 da BR-324, feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a polícia, o homem informou que o material foi embarcado no estado do Ceará e tinha como destino a cidade de São José do Jacuípe, vizinha a Capim Grosso. A identidade dele não foi revelada.

Conforme a PRF, ao ser abordado o motorista apresentou documentos que mostravam divergências na guia florestal apresentada. O documento estava vencido desde 21 de julho, o que indicava que a carga não poderia ser transportada.

Segundo norma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Documento de Origem Florestal (DOF) pode ser utilizado somente uma vez para acobertar o transporte e armazenamento de produto florestal. A reutilização do documento é considerada uma fraude.

O motorista, que é funcionário da empresa proprietária do caminhão, foi conduzido à delegacia, assinou termo circunstanciado e foi liberado em seguida. O veículo e a carga foram apreendidos e estão à disposição do Ibama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário