16 de jul. de 2020

Coronavírus: 71% dos brasileiros cortaram gastos na pandemia, diz pesquisa da CNI

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Levantamento do Instituto FSB Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros segue cortando gastos durante a pandemia do novo coronavírus. A consulta ouviu 2.009 pessoas, de 10 a 13 de julho, e teve os resultados divulgados nesta quinta-feira (16) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com a pesquisa, 71% dos brasileiros disseram ter reduzido seus gastos mensais desde o início da pandemia. No levantamento anterior feito em maio, esse número era um pouco mais alto: 74% informaram ter diminuído suas despesas mensais por conta dos efeitos da crise sanitária. Os números também mostram que 71% dos entrevistados dizem ter "algum medo" de perder o emprego, o que representa pequena queda em relação aos 77% que tinham algum grau de temor no início de maio.

A porcentagem de trabalhadores que disseram ter "medo grande" de perder o emprego passou de 48%, em maio, para 45% em julho. De acordo com a pesquisa, 67% dos entrevistados acreditam que a recuperação econômica ainda não começou e 61% afirmam que ela vai demorar pelo menos um ano para ocorrer.

O presidente da CNI, Robson Braga, afirma que os dados recentes da economia mostram que o pior da crise causada pelo novo coronavírus pode ter ficado para trás. "Mas a pesquisa reforça a enorme importância de se construir uma agenda consistente, com ações de médio e longo prazo, para a retomada das atividades produtivas e do crescimento do país. Recuperar a confiança brasileiro, para que ele volte a consumir, é de suma importância para acelerar esse processo”, acrescentou.

Ainda segundo o levantamento, apesar das perdas econômicas e da parcela da população com "medo grande" do novo coronavírus ter caído de 53% para 47% em relação à consulta feita em maio, os dados mostram que o brasileiro segue favorável ao isolamento social (84%). "O grupo das pessoas que saem de casa apenas para ações essenciais, como fazer compras ou trabalhar, aumentou de 58% para 67% entre maio e julho.

Sobre o trabalho remoto, oito em cada dez entrevistados admitem que as tarefas que precisam entregar não podem ser feitas de casa", acrescentou a CNI. Ao mesmo tempo, a pesquisa mostra que a população está dividida quanto ao retorno das atividades do comércio de rua — 49% aprovam e 47% desaprovam.

Porém, quando questionados sobre a retomada de outras atividades como salões de beleza, bares e restaurantes, shoppings, escolas e universidades, academias e cinemas, a maioria dos brasileiros é contra a abertura. Os percentuais variam de 57% a 86% contrários à reabertura desses estabelecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário