11 de nov. de 2021

Vox Populi: Lula lidera eleições em todos os cenários e Bolsonaro é apontado como pior presidente do Brasil

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Uma pesquisa do Instituto Vox Populi afirma que, se as eleições de 2022 fossem nesta quinta-feira (11), Lula (PT) venceria em qualquer cenário, quaisquer que fossem seus adversários. Os dados apontam ainda que a economia e o desemprego estão preocupando 91% dos brasileiros e o pior gestor do Brasil seria o atual, Jair Bolsonaro (sem partido).

Para o levantamento, foram entrevistadas 2 mil pessoas em todas as regiões do país, entre 30 de outubro e 4 de novembro. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa Vox Populi foi encomendada pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Primeiro turno - No primeiro cenário analisado, Lula receberia 44% dos votos; enquanto Jair Bolsonaro terminaria com 21%; Ciro Gomes, com 4%; Sergio Moro, 3%; Datena, 3%; João Doria, 1%; e Mandetta, 1%. Rodrigo Pacheco ficaria com 0%. Votariam em ninguém, em branco ou anulariam o voto 10% dos entrevistados. Não sabem ou não responderam foi marcado 12%.

No segundo cenário, o nome de Doria foi trocado pelo de Eduardo Leite, sem afetar de maneira significativa o resultado. Nesse caso, Lula aparece com índice discretamente mais alto (45%), contra 34% dos demais nomes somados. Bolsonaro segue como escolha para 21%. O número de brancos e nulos cai para 10% e 12% seguiu não respondendo.

Já na pesquisa de um cenário sem Bolsonaro, Lula seguiria com a mesma faixa de votos, com 45% dos votos. Moro chegaria a 8%, Ciro a 6%, Datena a 4%, Doria a 2%, Mandetta 2% e Pacheco 1%. Indecisos e que não responderam somaram 15%. Brancos e nulos, 17%.

Segundo turno - O petista também ganha em todos os cenários pesquisados de segundo turno. Numa eventual disputa com Bolsonaro, Lula ganharia de 52% a 24%. Contra Ciro, a vitória seria por 49% a 15%. Contra Doria, Lula venceria por 53% a 10%.

Pesquisa espontânea - Na modalidade de pesquisa espontânea, quando não são mostrados os nomes dos candidatos, o ex-presidente também se destaca. O ex-metalúrgico é citado por 28% dos entrevistados, seguido de Bolsonaro (15%), Ciro (2%) e Moro (1%).

Preocupações - A situação da economia e do emprego preocupa 91% dos brasileiros, de acordo com a pesquisa. No total, 29% se dizem extremamente preocupados; 35%, preocupados; 14% moderadamente preocupados; e 14% um pouco preocupados. Apenas 5% não estão preocupados e 4% não souberam ou não quiseram responder.

Insatisfação - Aqueles que se dizem insatisfeitos com o país chega a 78% dos entrevistados, contra apenas 19% que se dizem satisfeitos e 3% que não souberam ou não quiseram responder. Além disso, para 65%, o Brasil está indo na direção errada, e 67% consideram que o Brasil está pior do que estava 10 anos atrás.

O levantamento apontou ainda ainda que Lula é o melhor presidente que o país já teve para 41% dos brasileiros. Na outra ponta, Bolsonaro é citado como o pior presidente do país por 43%. Na comparação entre os dois, 59% dizem que Bolsonaro está sendo um presidente pior que Lula.

O desempenho do atual governo é negativo para 51%, além de 69% desaprovam o desempenho de Bolsonaro como presidente. Outros 70% dos entrevistados afirmam ainda que existe corrupção no governo Bolsonaro.

Antipetismo - O instituto percebeu que, quando questionados sobre o que sentem em relação ao PT, 12% disseram ser petistas e 29% disseram que gostam do partido, mas não são petistas. Juntos, esses dois grupos somam 41%. Abaixo deles, 26% dizem que não gostam nem desgostam do PT; 15% dizem que não gostam, mas não chegam a detestar; e 11% disseram que detestam.

Um comentário: