4 de nov. de 2021

IFBA abre inscrições para cursos técnicos em toda BA

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de ingresso aos cursos técnicos em 2022. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 17 de dezembro. Ao todo, são 4.325 vagas ofertadas, em 21 campi e distribuídas entre 38 cursos de diferentes modalidades e áreas.

A seleção ocorrerá por meio da análise de histórico escolar ou documentos alternativos listados no edital, para aquelas (es) que não obtenham o histórico escolar no prazo. Os documentos deverão ser apresentados digitalmente, no ato da inscrição.

Para se inscrever, as (os) candidatas (os) deverão utilizar os seus números de CPF para criar o cadastro no sistema do processo seletivo, não sendo permitida a utilização de documentos de responsáveis legais.

Novidades - Este ano foi estabelecida a equivalência de nota para estudantes que tenham cursado ao menos um dos anos escolares no modelo de 'Ano Continuum', durante a pandemia de Covid-19.

Em casos de candidatas (os) que participem da seleção com documento escolar que utilize notas de exames como Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será necessário anexar documento com assinatura e carimbo ou certificação digital.

As notas a serem digitadas no sistema devem ser exatamente as mesmas do documento escolar, sem necessidade de conversão pela "Tabela de equivalência de notas e conceitos" do edital.

Cotas raciais e combate às fraudes - Como uma ação de combate a fraudes em cotas raciais, o IFBA informa que as (os) candidatas (os) que passaram a escolaridade toda em escola pública e que optarem por concorrer às vagas reservadas para pessoas negras, precisarão anexar no sistema de inscrição: uma foto frontal, uma foto de perfil, um vídeo conforme orientações do edital, e o documento preenchido da Autodeclaração Racial de pessoa Negra, disponível nos anexos do edital.

O instituto ressalta que caso seja identificada tentativa de fraude nessas cotas, a inscrição do candidato será desclassificada e não haverá direito a nova chance em nenhuma outra vaga no mesmo processo seletivo.

Detalhes das vagas - Ao todo, serão ofertadas 4.325 vagas, em 21 campi, sendo 2.155 para 20 cursos integrados (ensino médio + técnico), 2.130 para 17 cursos subsequentes (técnico para aqueles que já têm o ensino médio) e 40 para 1 curso concomitante (ensino médio em outra instituição e técnico no IFBA).

Os editais por modalidade de cursos: integrado, subsequente e concomitante; estão disponíveis em formato PDF, na página da seleção. Em breve, serão disponibilizadas versões adaptadas à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas no site do processo seletivo ou ainda através do contato com os responsáveis pela seleção nos campi do IFBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário