9 de nov. de 2021

Comerciantes do Jorro têm barraquinhas derrubadas pela prefeitura e se revoltam

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A prefeitura de Tucano, a 83 km de Serrinha, ordenou, nesta terça-feira (9), a desocupação de barracas dos comerciantes na Praça Ana Oliveira, situada no distrito de Caldas do Jorro - um dos locais turísticos da Bahia.

Fábio Castro, filho de um dos comerciantes do local, disse ao Aratu On que a gestão não explicou qual o motivo para a demolição das barracas. "O prefeito fez uma notificação na última quinta-feira e deu 72h para os comerciantes se retirarem do local. É como se você perdesse o seu emprego de 31 anos em 72h", disse.

Ele relatou que o pai,  Valfredo Antônio, possui alvará de funcionamento em condições legais, expedido pela Prefeitura. "O alvará do meu pai tem vigência até 31 de dezembro de 2021 e não tem justificativa para a Prefeitura determinar essa desocupação", explicou Fábio.


Ele informou ainda que um mandado de segurança foi ajuizado, mas a solicitação não foi atendida. "Não há juiz titular na cidade e o pedido não foi ajuizado. Neste momento, estão sendo retiradas de 10 a 15 barracas da praça, que é um lugar grande e não estamos entendendo o porque disso", completou o filho do comerciante.

Fábio citou a Lei 14.216/21, promulgada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que proíbe desde março de 2020 a desocupação ou a remoção forçada coletiva de imóvel privado ou público, exclusivamente urbano, que sirva de moradia ou que represente área produtiva pelo trabalho individual ou familiar.

"Por conta da pandemia, o presidente promulgou essa lei. Meu pai e mais 15 famílias tiram o sustento da venda dos produtos dessas barracas. Meu pai está ali há 31 anos e não sabe fazer outra coisa além disso", evidenciou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário