27 de nov. de 2021

Cremeb recomenda cautela na liberação de 'festas populares' que provoquem aglomeração na Bahia

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) divulgou uma nota, nesta sexta-feira (26), onde recomenda cautela na liberação de festas populares que provoquem aglomeração no estado, pois podem trazer um "risco incalculável para a saúde pública".

Para tomar essa decisão, o Cremeb levou em consideração o "incontrolável acesso da população e de pessoas oriundas de outros estados e países". O órgão destaca que a imunidade vacinal tem se mostrado efetiva, porém de "duração ainda indeterminada". Ainda na nota, o Cremeb recomenda que as autoridades sanitárias do estado respeitem as medidas cientificamente reconhecidas.

Na última terça-feira (23), um ofício com orientações da Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), sobre a realização do carnaval 2022, foi divulgado durante uma audiência pública, na Câmara Municipal de Salvador.

No documento, a Fiocruz recomendou que o carnaval de 2022 só seja realizado na capital baiana quando 90% da população estiver vacinada com a segunda dose. Além disso, o órgão destacou que é importante estimular a imunização, principalmente entre os jovens.

A fundação indicou também a necessidade do controle do passaporte da vacina – já que no carnaval o país tenderá a receber muitas pessoas não vacinadas dos Estados Unidos e da Europa, que podem considerar o Brasil um bom destino para os grupos antivacinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário