NOVA PÁGINA WEB

NOVA PÁGINA WEB
cleristonsilva.com

30 de ago. de 2013

Nova Soure, Santa Bárbara e outras duas cidades podem substituir médicos por profissionais do Mais Médicos

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Medida anunciada pela presidente Dilma Rousseff com a intenção de reduzir a carência de profissionais de saúde no país, o programa Mais Médicos pode não funcionar em quatro municípios baianos. Segundo reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (30), as cidades de Sapeaçu, Jeremoabo, Nova Soure e Santa Bárbara planejam substituir médicos cujos salários são pagos pela prefeitura por profissionais inscritos no programa do governo federal para economizar.

Em contato com o site Correio24horas, Ana Maria Barbosa, diretora do hospital municipal de Santa Bárbara, a 45 km de Serrinha, confirmou a substituição. "Vamos trocar sim um médico municipal por outro do Mais Médicos, mas o secretário pode dar mais detalhes", afirmou. Procurado, no entanto, o secretário de saúde do município, Everaldo José de Jesus, negou o fato.

"Não existe isso. Houve uma informação de que um dos médicos não viria para cá porque ele queria trabalhar apenas três dias, e eu comuniquei que não aceitaria isso ao Ministério da Saúde em reunião dos Mais Médicos, no dia 22", disse. "Mas nenhum médico daqui será demitido por conta dos Mais Médicos". 

O município, que atualmente é atendido por 17 profissionais de saúde, deve receber apenas um médico inscrito no programa federal. "Fomos contemplados com uma médica para atuar na área de saúde da família, que chega nesta segunda-feira (2). Mas continuamos com os mesmos profissionais, nenhum deles foi nem será demitido", garante o secretário Everaldo de Jesus.

Médica diz que será substituída por cubano - Já em Sapeaçu, na RMS de Salvador, a denúncia da Folha relata que a mineira Junice Maria Moreira, 47 anos, afirma que será demitida para dar lugar a um médico cubano. "Eu estava de plantão na quarta-feira da semana passada quando me ligaram. Disseram que eu tinha que dar lugar a um cubano", afirmou para o jornal a médica, que trabalha no distrito de Murici. Ela também disse ter se surpreendido com a decisão porque não teria tido nenhuma atitude que justificasse a demissão, mas que a cooperativa pela qual é empregada deixou claro que Junice precisaria ceder a vaga para um profissional estrangeiro.

O secretário de Saúde da cidade, Raul Molina, desmentiu as alegações. "Ela disse que está sendo substituída por um médico estrangeiro, mas isso não é verdade. A demissão aconteceu não para economizar recursos da prefeitura, e sim porque esta médica não está cumprindo o contrato. Ela se recusa a cumprir a carga horária determinada, de 40 horas, e ao invés disto, trabalha somente durante um turno, duas vezes na semana. Ou seja, apenas 12 horas", afirmou.

"Há três meses, nós comunicamos para a cooperativa que ela não estava cumprindo a carga horária, e pedindo a substituição. Contudo, a cooperativa disse que não tinha nenhum outro médico disponível para substituí-la. Por causa disso, demos entrada no pedido para participar do Mais Médicos", relata o secretário Molina.

A cidade conta atualmente com 23 profissionais de saúde em diversas especialidades. "Quem demitiu ela foi a cooperativa, e não a gente. E não é nenhum cubano que virá, e sim um médico de Alagoinhas, Ronaldo Barreto Fiai. Ele escolheu trabalhar em Sapeaçu quando se inscreveu na iniciativa federal. E caso a Coofsaúde não confirme o envio de outro profissional para substituir a médica até esta sexta-feira (30), iremos aceitar a chegada deste outro profissional para a vaga dela, mas só teremos isso definido na segunda-feira".

"O Ministério da Saúde não aceitaria a substituição de um médico que esteja trabalhando bem. No nosso caso é diferente - não é para economizar, mas sim porque precisamos de um profissional que cumpre seu contrato naquela região. Este tipo de postura não serve pra nós ", reitera.

Já o Coofsaúde, cooperativa de Feira de Santana que paga os salários dos médicos de Sapeaçu através de um contrato firmado com a prefeitura, disse para a TV Bahia que o pagamento dos médicos é feito somente com a confirmação da secretária de saúde do município, e que a médica cumpria a carga horária determinada pelo órgão.

De acordo com a Folha de São Paulo, a demissão de Junice foi denunciada ao Ministério Público pelo presidente do Conselho Regional de Medicina, José Abelardo de Meneses.

Jeremoabo nega troca - O secretário de saúde do município de Jeremoabo, Risvaldo Varjão de Oliveira, também negou a substituição de médicos do município para 'dar lugar' aos profissionais do Mais Médicos. 

"A gente vai receber sim esses médicos do programa, mas eles serão abrigados em novas unidades de saúde", garante o secretário. "A intenção do programa não é o de substituir profissionais, mas de trazê-los para campos não ocupados ainda. Eu mesmo sou médico e jamais tiraria a vaga de um colega para economizar".

Com uma população de 37.680 habitantes, segundo o último censo realizado pelo IBGE, em 2010, a cidade conta com apenas nove médicos que atendem no Sistema Único de Saúde (SUS) - um profissional concursado, quatro que trabalham no município através de contratos firmados entre a prefeitura e a Coofsaúde, e mais quatro médicos filiados ao Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica – Provab.

"Existem nove postos de saúde em Sapeaçu, mas já mapeados 14 pontos que precisam de melhorias na área de saúde. Só que dependemos da chegada destes profissionais para que a gente possa começar a montar estas unidades e ampliar de forma sustentável o atendimento na cidade", revela Risvaldo Varjão.

"A proposta do programa, inclusive, não permite este tipo de substituição. Temos um médico que disse que iria se cadastrar no Mais Médicos para ficar na cidade com a segurança de um contrato de três anos. Isso não foi proposta da gente, essa iniciativa partiu dele. E não sabemos se ele conseguiria isso, porque acredito que o Ministério da Saúde não permitiria que ele se cadastrasse para ficar no mesmo município que trabalhava antes."

O Correio24horas não conseguiu entrar em contato com a prefeitura e a secretaria de saúde de Nova Soure, a quarta cidade apontada pela Folha de São Paulo que também participaria desta iniciativa. Reportagem do jornal identificou 11 cidades brasileiras, de quatro estados da União, que pretendem demitir médicos municipais para receber os integrantes do programa do governo federal. (Correio)

Serrolândia: irregularidades com recursos do FUNDEB

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Na sessão desta quinta-feira (29), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou parcialmente procedente o termo de ocorrência, lavrado pela 2ª DCTE contra Gildo Mota Bispo, prefeito de Serrolândia, por irregularidades cometidas no exercício de 2011.

A relatoria multou o gestor em de R$ 3.000,00, bem como determinando o prazo de trinta dias do trânsito em julgado do decisório, para que o mesmo adote a regularização das contas do Ativo Realizável, sob a responsabilidade de José Milton Santos e José H. Pires, nos valores respectivos de R$131.103,31 e R$924,43, além de promover devolução à conta específica do FUNDEB do valor de R$36.377,57, com recursos do erário, em até duas parcelas mensais; assim como às contas respectivas do FUNDEB e do FUNDEF, com recursos municipais, do momante de R$566.270,53, a ocorrer em até doze parcelas. 

Informa ainda que fica de logo autorizada seja promovida representação ao Ministério Público Estadual, para os fins pertinentes, em desfavor do prefeito, em caso da não adoção de quaisquer das providências ora determinadas, nos prazos mencionados.

O termo em análise, apresenta quatro motivações, quais sejam: ausência de providências saneadoras com vistas à regularização das contas de responsabilidade, que vem sendo registradas desde 2002 no Ativo Realizável em nome de José Milton Santos e José H. Pires, nos valores respectivos de R$131.103,31 e R$924,43; ausência de devolução à conta corrente do Royalties/FEP, de numerários no valor de R$4.500,00, com recursos municipais, conforme Processo TCM nº 16.998-10; ausência de devolução à conta corrente do FUNDEB dos recursos glosados no importe de R$62.066,37, devido sua aplicação em ações estranhas à finalidade do Fundo no exercício financeiro de 2011; e, por fim, ausência de devolução dos recursos glosados tanto do FUNDEF quanto do FUNDEB, nos exercícios financeiros de 2002, 2003, 2004, 2007, 2008 e 2010, totalizando R$529.892,96, porque aplicados em ações estranhas às finalidades desses Fundos.

29 de ago. de 2013

Homem é preso por tráfico de drogas em Valente

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um homem de 22 anos foi preso na noite de terça-feira (27) por tráfico de drogas na Rua Marechal Castelo Branco, em Valente, a 60 km de Serrinha.

Segundo a Polícia Militar, Máspoly Dlleivon da Silva Costa, 22 anos, vulgo “mãozinha”, foi preso após uma abordagem de rotina nas proximidades da Vila Mexicano. Com o suspeito, a polícia encontrou uma mochila com cerca de 400 gramas de cocaína.

O jovem que mora na Rua 7, no bairro das Casas Populares, em Conceição do Coité, foi autuado em flagrante pelo delegado Jorge Umbelino, titular da Delegacia Territorial (DT) de Valente. Dlleivon já foi preso pelo mesmo crime e estava em liberdade provisória.

Com o suspeito, a polícia encontrou cerca de 400g de cocaína

Foto: site Noticias do Sisal

Adolescente é apreendido com pedras de crack em Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Policiais militares do Pelotão Carcará da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) apreenderam um adolescente de 15 anos portando 13 pedras de crack.

O jovem foi localizado pelos soldados Robenilson e Araújo na Rua Corinthians, no bairro da Santa, em Serrinha, por volta das 14h desta quarta-feira (28).

G. S. foi apreendido durante uma abordagem de rotina. Após a apreensão, o adolescente e a droga foram encaminhados para a Delegacia Territorial (DT) de Serrinha.

Adolescente portava 13 pedras de crack

Governo propõe salário mínimo de R$ 722,90

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O novo valor do salário mínimo brasileiro deverá ser de R$ 722,90. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29) pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Ela esteve no Congresso para entregar ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), a peça orçamentária de 2014.

O texto deve ser votado pela Câmara e pelo Senado até o fim do ano. Se confirmado, o reajuste passa a valer em 1º de janeiro de 2014. “O novo valor incorpora a regra de valorização do salário mínimo, que tem sido uma política importante de alavancagem da renda das famílias no Brasil”, disse Miriam.

Jaguaquara: homem é morto a pedradas por estuprar adolescente

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Três pessoas foram apresentadas pela Polícia Civil na quarta-feira (28), no Distrito StelaCâmara Dubois, em Jaguaquara, a 295 km de Serrinha. José Carlos de Jesus Souza, o ”Vinha”, de 22 anos, Cosme de Jesus, vulgo ”Rito”, 22 e Eliana Araújo Batista, ”Liu”, de 24 anos, confessaram ter matado a pedradas Genivaldo Gomes dos Santos o ”Tiago”, de 28 anos, por volta das 02h da madrugada do dia 7 de agosto.

Segundo o blog de Marcos Frahm, que se dedica a imprensa local, a vítima foi atacada enquanto dormia em um barraco num terreno próximo a Rodovia Santos Dumont da BR116. O crime chamou a atenção pela forma cruel com que agiram os criminosos.

Em depoimento, eles relevaram que mataram o homem porque a vítima foi flagrada, dias antes, abusando sexualmente de uma adolescente, filha do casal envolvido na ação. Um cachorro encontrado morto na ocasião, ao lado do corpo de Genivaldo, também teria sido atingido com pedras pelos acusados.

Os dois homens e a mulher são moradores do Stela Dubois e estão custodiados na cadeia pública de Jaguaquara a disposição da Justiça.

Família procura por cachorro desaparecido em Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS



Uma família está à procura de um cachorro raça Poodle que desapareceu no dia 29 de julho.

Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro do cão pode entrar em contato com a redação do Portal Clériston Silva – PCS - através dos telefones (75) 9240 2162 e 9955 3742.

Comerciante de Capim Grosso morre após ser baleado dentro de casa

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um comerciante de 35 anos morreu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) após ser baleado na noite de terça-feira (27) na Rua da Torre, no Bairro Sacramento, em Capim Grosso. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi atingida dentro de casa.

Segundo testemunhas, os suspeitos que estavam em uma moto sem placa dispararam várias vezes em direção ao comerciante, até conseguirem atingi-lo. A Polícia Militar não especificou a quantidade de tiros que atingiram o corpo da vítima, nem a região do corpo que as balas atingiram.

O baleado foi submetido a um processo cirúrgico, porém não resistiu e morreu. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O homicídio será investigado pela Polícia Civil.

Primeiro beijo foi em 2012, diz padre que renunciou

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Gerônimo atuava como padre em Nova Fátima
O padre de Nova Fátima que surpreendeu os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição ao anunciar que deixará a vida religiosa para assumir o amor por uma jovem da comunidade, que está grávida dele, conta que conheceu Emília Carneiro, hoje com 23 anos, em 2007, quando ainda era seminarista.

"Eu a conheci dia 20 de setembro de 2007 em um encontro do grupo de jovens. A gente começou uma amizade e despertou algo diferente, mas eu pensava que seria padre e que não haveria essa possibilidade", lembra Gerônimo, que cresceu em uma família religiosa e desde garoto dizia que planejava ser padre na fase adulta.

Durante quatro anos, Gerônimo frequentou a comunidade onde Emília vivia para fazer pregações. Nesse período, a amizade entre os dois se fortaleceu e o contato era frequente por meio de ligações telefônicas e mensagens. "Eu ia lá uma vez por ano, falava às vezes por telefone, de vez em quando passava mensagem, mas não desconfiava que algo poderia acontecer ou que ela teria interesse em mim", revela.

Vocação e conflito - Gerônimo se tornou padre em novembro de 2009 e diz que durante sua formação nunca teve dúvidas sobre sua vocação religiosa. "Minha família é religiosa, desde os 7 anos dizia que queria ser padre. Aos 13, 14 anos, comecei a namorar e parei de falar que queria ser padre, mas aos 20 anos terminei o segundo grau e resolvi que tinha que decidir o que faria e fui para o seminário em 2002", conta.

Foto postada nas redes sociais antes do anúncio
Foram seis anos de formação religiosa, entre estudos de filosofia e teologia com passagens pelos municípios de São Gonçalo dos Campos, Salvador e Feira de Santana. A primeira paróquia na qual Gerônimo atuou foi a de Valente, ainda como seminarista, em 2008. Em 2011, assumiu a paróquia de Nova Fátima.

Ao perceber que o sentimento por Emília não era apenas amizade, Gerônimo diz que ficou em crise. Ele conversou com a moça, que revelou também se sentir envolvida por ele. "Quando aconteceu o primeiro beijo, a gente falava que aquilo não deveria ter acontecido. Ela ficava preocupada, ficamos assim alguns dias, mas não conseguíamos conter a vontade de ficar junto", declara.

Desde 2012, quando ocorreu o primeiro beijo, Gerônimo e Emília mantiveram o sentimento em segredo. "Ninguém desconfiou, e se desconfiavam, não falavam. Somente nós dois sabíamos", garante.

Embora temesse a reação das pessoas, o casal decidiu revelar o relacionamento quando Emília descobriu a gravidez em maio deste ano. "A gente precisava assumir. De imediato resolvi assumir. Nós conversávamos muito com medo da reação das pessoas, não queríamos ser motivo de escândalo para a comunidade. O pai dela disse que pela nossa amizade tinha medo que isso acontecesse, mas, como assumi, a família dela encarou com mais tranquilidade", afirma.

"A gente passou por essa crise, entre a fé e o amor, mas depois que revelamos fiquei aliviada. Estou feliz", declara Emília.

Após as três missas que celebrou no domingo, Gerônimo anunciou para a comunidade seu desligamento da Igreja. "Eu fiquei emocionado e chorei muito, quase a igreja toda chorou", lembra.

Casal planeja casar na igreja
Funcionários da paróquia em que Gerônimo trabalhava disseram que o sentimento é de tristeza. "A gente está sentindo muito a perda. Aqui o clima é de velório, mas estamos respeitando a decisão dele. A revelação foi um choque", afirma uma das funcionárias, que prefere não ter o nome divulgado.

"Nós soubemos formalmente pelo bispo. Quem somos nós para julgar? Quando alguém vem falar comigo sobre o caso sempre cito Romanos, capítulo 14 [trecho da Bíblia]", diz outro funcionário que conhece Gerônimo.

Planos para o futuro - Emília está nos três meses de gestação e trabalha em uma escola no interior da Bahia como secretária. Já Gerônimo desde segunda-feira (26) faz bicos como pedreiro, enquanto planeja ingressar em uma faculdade. "Por enquanto trabalho como pedreiro, porque só tenho formação geral em filosofia, que não é reconhecida. Vou tentar faculdade na área de engenharia pelo conhecimento que já tenho na área de construção civil", detalha.

Uma casa do irmão de Gerônimo está sendo reformada em Feira de Santana para receber a família. "Inicialmente vamos ficar um pouco mais afastados da comunidade", completa.

O casal planeja celebrar o matrimônio em uma igreja católica, mas para isso precisa de uma autorização do Papa Francisco. "Vou fazer um pedido formal para casar. O bispo ficou de se informar sobre os procedimentos. Acho que o padre precisa fazer uma carta pedindo dispensa para casar na Igreja. Geralmente os papas liberam", afirma.

Sobre sua relação com Deus, Gerônimo garante que a fé é a mesma. O que mudou, diz, é a forma de seguir a religião. "Só não vou servir como padre, mas vamos continuar ajudando como for possível", conclui.

Vaquejada de Serrinha movimenta turismo do Sertão baiano

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Considerada uma das maiores festas de vaqueiro do Brasil, a Vaquejada de Serrinha, município a 170 quilômetros de Salvador, na Bahia, será realizada de 5 a 8 de setembro, no Parque Maria do Carmo, com uma programação intensa. Comemorando 46 anos de criação, o evento ressalta a riqueza cultural do Nordeste com uma das manifestações mais tradicionais da região. Durante quatro dias, o público confere diversas atrações musicais nas festas: Bezerro Manhoso, Vaca Atolada e Boi Malandro, com Ivete Sangalo, Luan Santana, Michel Teló, Aviões do Forró, dentre outros.

Criada em 1967 como símbolo de confraternização entre os vaqueiros da região, a Vaquejada de Serrinha aquece o turismo interno do Sertão baiano e contribui para um aumento positivo na ocupação hoteleira da cidade que, nessa época, atrai diversos visitantes. O evento também reúne vaqueiros de diferentes estados do país, que concorrem a R$ 200 mil em prêmios.

Considerado o maior parque de vaquejada do Brasil, o Maria do Carmo conta com uma megaestrutura para atender ao público. São 175 mil metros quadrados compostos de arquibancadas, camarotes, churrascarias, 40 bares, estacionamentos com mais de 10 mil vagas, Juizado de Menores, postos médico, veterinário e policial, além de 280 sanitários.

Durante a competição, que é realizada em uma pista de 120 metros de comprimento por 30 de largura, os vaqueiros, que competem em dupla, devem derrubar o boi dentro das faixas sinalizadas de classificação, e vão acumulando pontos até chegar ao vencedor. Os anfitriões da festa reinam na arena durante a apresentação, ganham a torcida do público e ainda arrancam aplausos da plateia, que assiste atentamente a cada exibição.

Programação musical - Na vaquejada, os visitantes conferem, de 6 a 8 de setembro, as festas Bezerro Manhoso, Vaca Atolada e Boi Malandro. Na sexta-feira (6/09), a partir das 18h, o Bezerro Manhoso será comandado por atrações como Michel Teló, Pablo, Forró dos Plays, Banda 5% e Bailão do Robyssão.

Já no sábado (7/09), a partir das 13h, será realizada a Vaca Atolada, quando se apresentam Ivete Sangalo, Luan Santana, Aviões do Forró, Arreio de Ouro, Harmonia do Samba, Forró Safado e Oito7Nove4. No domingo (8/09), a partir das 13h, é a vez do Boi Malandro contagiar o público com apresentação de Fernando e Sorocaba, Saulo Fernandes, Seu Maxixe, Chiclete com Banana, Léo Santana e Parangolé, Garota Safada e Banda Phaphirô.

Ingressos - Para a festa Bezerro Manhoso, os ingressos de pista custam R$100 (inteira) e R$50 (meia); já o camarote VIP pode ser adquirido por R$110, e o Vou Sim por R$210. Para a Vaca Atolada, a entrada de pista custa R$160 (inteira) e R$80 (meia); os camarotes VIP R$190 e o Vou Sim, R$ 390. Para o Boi Malandro, o valor da pista é de R$140 (inteira) e R$ 70 (meia); os camarotes VIP custam R$160 e o Vou Sim, R$310.

Algumas empresas, dentre elas a Veromundo (www.veromundo.com.br) e Festas e Farras (www.festasefarras.com.br) oferecem serviço de ida e volta para os visitantes interessados em aproveitar toda a animação da Vaquejada de Serrinha. Para mais informações sobre o evento, basta acessar o site oficial da Vaquejada de Serrinha, através do link (www.vaquejadadeserrinha.com.br) ou pelo telefone (75) 3261-3444.

Pai e filho adolescente roubam e estupram adolescente grávida em Santa Terezinha

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um homem de 32 anos foi preso e um adolescente de 16 apreendido após um estupro de uma mulher grávida de seis meses, de acordo com informações da polícia. Segundo o delegado Adilson Bezerra, o crime aconteceu na cidade de Santa Terezinha, no Recôncavo da Bahia, a 185 quilômetros de Serrinha. Ainda segundo a polícia, os suspeitos foram presos na tarde da terça-feira (27), dentro da própria residência.

O delegado Adilson Bezerra conta que os suspeitos faziam transporte conhecido como 'ligeirinho', clandestino na região, quando se ofereceram para levar a grávida até a cidade de Itatim, distante a poucos quilômetros de Santa Terezinha. O delegado contou também, que o homem de 32 anos dirigia o veículo e no meio do caminho resolveu pegar um atalho, onde pararam o carro e assaltaram e estupraram a vítima.

A vítima contou em depoimento que eles portavam uma faca, conhecida como "peixeira". Após o assalto, ela disse que o homem mais velho pediu para ela sair do carro. Segundo a polícia, o primeiro a estuprá-la foi o adolescente, seguida posteriormente pelo pai. Em depoimento, a vítima contou que o plano era matá-la, mas eles desistiram quando a vítima contou que não iria até a polícia. Após o diálogo, os suspeitos a deixaram na estrada e seguiram para a residência da família.

A vítima se dirigiu à delegacia e foi encaminhada para um hospital da região, onde passou por exames e foi medicada. "A vítima está bastante abalada. Ela suspeita que um dos criminosos seja portador de HIV. Ela já tomou todos os remédios e está sendo acompanhada por uma equipe médica, que inclui um psicólogo", disse o delegado.

Bezerra contou ainda que o homem de 32 anos está há alguns meses em liberdade condicional. Ele respondia há oito anos pelo mesmo crime, de roubo e estupro. O adolescente está à disposição da Justiça e deverá ser encaminhado para a internação, em Feira de Santana.

28 de ago. de 2013

Colisão entre motos deixa um morto em Retirolândia

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um motociclista morreu e outro ficou ferido em um acidente na estrada do povoado de Gameleira, em Retirolândia, na tarde desta terça-feira (27). Segundo a Central de Comunicação do 16º BPM/Serrinha, a vítima foi um adolescente de 16 anos.

De acordo com a PM, Caique da Silva Bevenuto morreu após colidir a motocicleta Honda Titan, placa JPY-5596, com outra moto Honda Today, que era conduzida por Cloves Lima de Jesus, de 22 anos, que ficou ferido.

O acidente ocorreu por volta das 17h50. O adolescente teve traumatismo craniano e morreu na emergência do hospital da cidade. O outro motociclista fraturou o fêmur e foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE).

O corpo do adolescente foi sepultado às 17h desta quarta-feira (28) no cemitério municipal de Retirolândia.

Vítima colidiu a moto que pilotava em outra

Corpo do adolescente foi sepultado no cemitério de Retirolândia
Foto: Retiro Noticias

Homem é morto a tiros no bairro JK, em Santaluz

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um homem foi assassinado a tiros na tarde desta terça-feira (27) em Santaluz. Os autores do crime chegaram em um veículo Gol de cor preta e dispararam sete vezes contra Romilson de Matos Santos, de 23 anos, conhecido como “Calango”, que morreu enquanto era socorrido.

A vítima morava no Bairro Jardim Luzense, o caso aconteceu no bairro JK. A PM foi acionada por populares que presenciaram o fato, porém não informaram sobre o paradeiro dos criminosos. Os tiros acertaram duas vezes as costas, duas vezes a perna esquerda e três vezes o abdômen de Romilson de Matos.

O crime aconteceu por volta das 16 horas. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar a autoria e os motivos do assassinato.

Foto: Blitz Noticias

Jovem morre soterrado em mina de ouro na cidade de Cansanção

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um rapaz de 21 anos morreu soterrado em uma mina de ouro na zona rural de Cansanção nesta terça-feira (27). Segundo informações da polícia da cidade, Felipe Santos Almeida estava com amigos tentando extrair ouro quando começou um desabamento.

Os amigos ainda tentaram puxar Felipe com uma corda, mas o desabamento foi rápido e o jovem ficou soterrado e morreu. O acidente aconteceu nesta manhã. A mina de ouro é clandestina, segundo a polícia. 

Segundo informações de site da região, Felipe era natural de Conceição do Coité e tinha envolvimento em ONGs.

Apagão afetou as 417 cidades da BA; energia é normalizada em Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Após apagão iniciado por volta das 15h, a energia elétrica foi normalizada em Serrinha por volta das 19h40 desta quarta-feira (28), de acordo com a Companhia Elétrica do Estado da Bahia (Coelba).

A concessionária informou que a interrupção do abastecimento no Nordeste do país atingiu todos os 417 municípios baianos. O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a causa do apagão foi uma queimada na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí.

Segundo o ministério, o blecaute provocou o desligamento de duas linhas de transmissão paralelas e totalizou um corte de carga de 10.900 megawatts. Foi registrada falta de energia nos estados do Piauí, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Usuários de telefonia reclamam de falha em sinal - Usuários de operadores de telefonia móvel reclamaram de falha no serviço durante o apagão iniciado às 15h desta quarta-feira (28) em oito estados do Nordeste.

De acordo com relatos de usuário, os sinais das operadoras Tim, Claro e Vivo foram interrompidos durante o apagão. Não há confirmação de que os eventos estejam interligados. Segundo usuários, o problema na Claro durou alguns minutos, mas o serviço foi re-estabelecido pouco depois das 20h.

Já na Tim, muitos usuários se queixaram de falta de sinal e apenas alguns conseguiram utilizar o 3G para compartilhar o problema com outros usuários através das redes sociais.

Deputados elegeriam Otto Alencar governador da Bahia; Rui Costa é o mais rejeitado

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Em levantamento realizado pelo deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), que aconteceu nesta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), os parlamentares puderam escolher os seus favoritos na corrida eleitoral para o cargo de governador do Estado em 2014. Na votação, secreta, eles também indicaram os nomes que não escolheriam, ou seja, os rejeitados.

No formulário respondido havia os nomes de Lídice da Mata (PSB), Otto Alencar (PSD), Marcelo Nilo (PDT), Geddel Vieira Lima (PMDB), Rui Costa e Pinheiro (ambos do PT), ACM Neto e Aleluia (ambos do DEM) e João Gualberto (PSDB). Se a pesquisa do Ibope aponta ACM Neto como favorito (veja aqui), o predileto da Casa é da base governista, que tem ampla maioria na AL-BA (45 dos 63 integrantes).

Atual vice-governador, Otto obteve 22 votos, o que representa 23,57%. O petista Rui Costa, provável candidato do governo, aparece na segunda colocação com 11 votos – 21, 57%. O presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), recebeu a tímida indicação de 9,8% (cinco votos), assim como o prefeito da cidade de Salvador, ACM Neto. Geddel (PMDB) e o Gualberto (PSDB) abocanharam quatro votos cada um (7,84%), enquanto os senadores Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB) contaram com apenas dois votos – 3,92%. Aleluia não foi lembrado por nenhum deputado.

Se por um lado Rui Costa foi o segundo melhor votado, quando o quesito é rejeição, o petista levou a medalha de ouro dos legisladores. O pré-candidato recebeu 15 votos (34,88%), enquanto Geddel ficou na segunda colocação e ganhou a medalha de prata com dez votos (23,25%). Neto ficou em terceiro, com cinco votos (11,62%). A eleição de Gualberto desagrada quatro parlamentares (9,3%). A senadora Lídice foi citada três vezes (6,97%) e Nilo e Aleluia tiveram apenas dois votos (4,66%). O nome de Otto foi recusado por um deputado (2,33%), assim como Pinheiro.

Homem de 50 anos é morto atropelado em Jacobina

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um homem de 50 anos foi morto atropelado na noite desta terça-feira (27) quando voltava para casa, na cidade de Jacobina, que fica a 203 quilômetros de Serrinha.

De acordo com o Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar (BPRV), o acidente aconteceu por volta das 19h na BR-324, na altura do km 320, próximo ao distrito de Itapeipu.

Segundo informações do blog local Bahia Acontece, o homem foi identificado como o agricultor Roberval Severino da Silva. Ele estava guiando uma bicicleta, quando foi atingido por um carro. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O motorista que atropelou o agricultor fugiu.

Ele voltava para casa guiando uma bicicleta quando foi atropelado

O homem foi identificado como Roberval Severino da Silva

Foto: A Bahia Acontece

Tribunal de Justiça afasta prefeito de Terra Nova do cargo

Redação Portal Clériston Silva PCS

A Justiça decidiu afastar o prefeito de Terra Nova, Francisco Hélio de Souza, do cargo, nesta terça-feira (27). A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça acatou a solicitação e recebeu a denúncia apresentada pelo Núcleo de Investigação de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP), do Ministério Público estadual, contra o gestor.

Francisco, que já foi condenado por improbidade administrativa e responde a três outras ações penais, está sendo acusado de desvio de recursos públicos.

De acordo com o CAP, em 2004, o prefeito ordenou o pagamento de serviços que não foram efetivamente prestados à municipalidade, causando um dano de mais de R$ 45 mil ao erário. Naquele ano, o Município pagou R$ 121.819,09 pela construção de um Posto de Saúde da Família, que teve 65,4% das suas obras realizadas, segundo o MP.

Esse percentual demandaria o pagamento total de R$ 75.233,00 à empresa contratada. Mas a municipalidade pagou pelos serviços que não foram prestados, tendo como lastro a declaração do então secretário de obras, Antônio Luiz de Sousa, que atestou a plenitude da conclusão das obras.

O ex-secretário, o medidor de obras Jorge Luiz Almeida e a proprietária da empresa contratada e favorecida, Ana Lúcia Almeida, também foram denunciados à Justiça.

Ação da polícia impede homicídio em Santo Antônio de Jesus

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Os assassinos Jardiel da Silva Mercês, o "Jovem", de 25 anos, e Leandro Souza Fernandes, o "Leo", 21, foram presos, neste final de semana, em Santo Antônio de Jesus, em uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar.

A dupla se preparava para matar uma pessoa, de prenome Diego, a mando do traficante Darlito Barreto da silva, o “Castanha”, que está custodiado no Conjunto Penal de Valença.

Depois de receber informações anônimas de que “Jovem” e “Léo” haviam se hospedado em uma pousada, no bairro de Barro Vermelho, investigadores da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ SAJ), solicitaram reforços da PM e se dirigiram para o local, onde encontraram no quarto do imóvel um revólver calibre 32 e 12 munições.

De acordo com o coordenador regional, delegado Paulo Roberto Guimarães, os dois assumiram ser matadores profissionais, atuando sob as ordens de traficantes de Feira de Santana e Ipirá, “Para matar Diego, no Loteamento Sales, eles receberam R$ 1 mil, como pagamento”, apurou o delegado.

“Léo”, que já tem passagem pela polícia de Feira de Santana por homicídio e tentativa de homicídio, está custodiado, junto com o comparsa “Jovem”, na 4ª Coorpin/ SAJ, onde foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma.

Senhor do Bonfim: Sanfoneiros protestam na prefeitura por não pagamento de cachês do São João

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um grupo de sanfoneiros que se apresentou no São João de Senhor do Bonfim este ano realizou, na manhã desta terça-feira (27), uma manifestação em frente à prefeitura por conta do não pagamento dos seus cachês.

De acordo com informações do site Carlino Souza, os músicos foram informados que o dinheiro deverá ser depositado na próxima quinta (29). “Eles disseram que seria hoje, agora disseram que só quinta. Aguardaremos até quinta, se o dinheiro não sair na quinta, na sexta iremos fazer um manifesto aqui na porta da prefeitura”, cobrou o sanfoneiro da região conhecido como Zé Bonfim.

Na semana passada, o chefe de gabinete da prefeitura, Ricardo Aquino, informou que o Município já teria os recursos para pagar os artistas, mas a tesoureira ficou doente e, por conta disso, não quitou os serviços contratados. O festejo junino da cidade é considerado um dos maiores e mais tradicionais do estado.

27 de ago. de 2013

Amor: Padre de Nova Fátima renuncia após engravidar namorada de 22 anos

Redação Portal Clériston Silva PCS

Gerônimo Moreira pertencia à paróquia de Nova Fátima
Quatro anos depois de ter sido ordenado padre, Gerônimo Moreira, de 33 anos, decidiu renunciar o ministério sacerdotal. O pároco de Nova Fátima (Paróquia Nossa Senhora da Conceição) comunicou a decisão aos fiéis, no domingo (25). Na origem da decisão, segundo o sacerdote, está o amor por uma jovem de 22 anos com quem se envolveu e quebrou o voto do celibato.

A jovem e o padre estabeleceram uma forte amizade desde 2007, motivo que levou o padre a apresentar nesta segunda-feira (26) ao bispo da diocese de Serrinha, Dom Ottorino Assolari, o pedido de dispensa dos deveres do Estado clerical.

Em nota pública postada em um site de relacionamento, o religioso anunciou que a jovem está grávida e que vai assumir a paternidade. "Com o tempo fui observando que na nossa amizade tinha algo a mais: o amor, mas sempre procuramos deixá-lo só no nível da amizade, pois dizia que, se por acaso eu percebesse que, não conseguiria manter o celibato deixaria antes o ministério para não escandalizar a comunidade. Mas por ironia do destino não aconteceu como eu pensava e nos envolvemos concretamente e hoje ela está grávida e eu quero assumir a paternidade”, declarou em nota.

Ainda em nota, o padre pediu perdão aos fiéis e diz que aguarda a autorização do papa Francisco para casar-se na igreja e participar dignamente da Sagrada Comunhão. O bispo Dom Ottorino Assolari não foi encontrado pelo Portal Clériston Silva - PCS - para comentar o assunto, mas é improvável que o pedido seja atendido pela instituição milenar.

Gerônimo  renuncia após engravidar namorada (Foto: facebook)




















Veja a carta

"Caros fiéis da Diocese de Serrinha, especialmente os da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a que me foi confiado, venho por meio desta comunicar a todos uma decisão que tomo na minha vida. Desde 2001 quando decidi entrar no Seminário para ser padre, sempre tive consciência da grande responsabilidade e as exigências para quem se propõe a tal missão. A minha decisão foi uma atitude de fé. Senti-me chamado para servir ao Reino, ajudar as pessoas, de forma total, consagrando a minha vida como padre. Foi uma decisão livre. Muitas pessoas me apoiaram, outras me criticaram, inclusive dentro da minha própria família. Tinha consciência que para ser padre era necessário renunciar a vida familiar e viver o celibato. O que procurei fazer durante este tempo, mesmo diante de todas as dificuldades. Em 2007, na época que fiz pastoral aqui, conheci Emília Carneiro e sempre tive um grande carinho por ela e a nossa amizade foi cada vez mais crescendo e se fortalecendo. A minha vinda para a Paróquia favoreceu ainda mais este crescimento. Com o tempo fui observando que na nossa amizade tinha algo a mais: O AMOR, mas sempre procuramos deixá-lo só no nível da amizade, pois dizia que, se por acaso eu percebesse que, não conseguiria manter o celibato deixaria antes o ministério para não escandalizar a comunidade. Mas por ironia do destino não aconteceu como eu pensava e nos envolvemos concretamente e hoje ela está grávida e eu quero assumir a paternidade. Como padre não pode assumir a vida familiar conforme a norma atual da Igreja, a partir de amanhã, dia 26 de agosto não exercerei mais o Ministério Sacerdotal. Reconheço o meu erro de ter deixado acontecer a gravidez antes de me afastar do Sacerdócio, por isso peço perdão a todos vocês e vos peço que não deixem que esta minha postura venha afetar a fé de vocês. Quero lembrar que cometi um pecado e não um crime. Sei que muitas pessoas não compreenderão e me condenarão. Outras usarão deste fato para criticar a Igreja e os outros padres, mas sei também que as pessoas de fé não se deixarão abater, pela minha escolha ou pelo meu erro e continuarão a sua caminhada lembrando-se de tudo que procurei ensinar como padre, assim como pede a Igreja. Neste último dia como padre, quero pedir perdão a todas as pessoas que magoei com minhas palavras ou gesto ríspidos. De forma especial as lideranças das pastorais e comunidades. Quero pedir perdão ao nosso Bispo Dom Ottorino por não ser fiel à minha vocação e à sua confiança e lhe agradecer por ter me acolhido com paternidade neste momento da minha vida. Continuarei vivendo todos os valores da fé cristã, agora na família, ajudando a Igreja naquilo que for possível, enquanto aguardo a autorização do papa para que eu possa casar na Igreja e assim poder participar dignamente da Sagrada Comunhão. Peço a todos que rezem por nós."

Profissionais de turismo de Serrinha são qualificados para vaquejada

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um grupo formado por 60 profissionais, como garçons, recepcionistas de hotéis e pousadas, além de integrantes da Guarda Municipal de Serrinha, participa nesta terça (27) e quarta-feira (28) de um curso de capacitação voltado para o atendimento a clientes e turistas. A ação faz parte de uma parceria entre a prefeitura local e o governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), para qualificar os serviços turísticos do município, que recebe milhares de visitantes durante a festa, que acontece de 6 a 8 de setembro.

O curso tem carga de 20 horas e será ministrado para duas turmas de 30 pessoas cada. Presente na abertura da oficina de capacitação, que foi realizada segunda-feira (26), a superintendente de serviços turísticos da Setur, Cássia Magalhães, afirmou que o objetivo do curso é preparar o trade local para o principal evento turístico do sertão baiano, depois do São João.

A iniciativa beneficia trabalhadores como Ailton Pereira, que classifica a capacitação como importante para o seu aprimoramento profissional. “O foco principal é atender bem aos turistas para que Serrinha se torne um destino conhecido pela qualidade dos seus serviços”.

Instrutora do curso de qualificação, a técnica da Setur, Eloísa Caldeira, disse que a prioridade da oficina é trabalhar o atendimento ao público, que envolve lições de postura profissional e apresentação pessoal. “O que a gente percebe é que há boa vontade, mas pouca técnica, e é nisso que vamos trabalhar”.

O historiador Manuel Passos destacou que as aulas também focarão a importância do turismo como atividade econômica capaz de gerar emprego e renda. Já o prefeito do município, Osni Cardoso, declarou que o turismo é uma atividade capaz de desenvolver o território e que a capacitação será importante para que Serrinha possa atrair turistas em outros momentos.

Sobre o evento - A Vaquejada de Serrinha completa 46 anos em 2013. Sua primeira edição ocorreu em 1967, onde os vaqueiros da região se reuniam como forma de confraternização. O evento mostra a riqueza da cultura do Nordeste rural com o esporte, que é tido como uma das manifestações mais tradicionais da região. 

No total, são quatro dias de festa, numa estrutura de 175 mil metros quadrados às margens da BR-116, com arquibancadas, 280 sanitários, camarotes, postos médico, veterinário e policial, banco 24 horas, Juizado de Menores, churrascaria, 40 bares e estacionamento para mais de dez mil veículos dentro do parque.

Motociclista morre em acidente na BR-116, em Santa Bárbara

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um homem morreu em acidente de trânsito na manhã desta terça-feira (27), na BR-116, em Santa Bárbara.

José Carlos Bispo de Jesus, 43 anos, que morava na fazenda Chapada, pilotava uma motocicleta quando colidiu de frente com um caminhão nas proximidades da localidade de Água Pequena.

O corpo do motociclista foi encaminhado para o Departamento de Policia Técnica (DPT) de Feira de Santana para ser necropsiado.

Preso homem acusado de dois homicídios em Itaberaba

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O traficante Sérgio Augusto Santos da Silva, de 19 anos, foi preso neste final de semana, por investigadores da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Itaberaba (a 240 km de Serrinha), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.

Flagrado com um revólver calibre 38, ele é acusado de matar Gustavo da Silva Rocha, o “Gugu”, 18, e outra pessoa de prenome Aldo.

O delegado João Uzzum, titular da Coorpin/Itaberaba, disse que imagens das câmeras de segurança do Instituto Mauá, no centro da cidade, capturaram o momento do crime, no dia 22 de julho, o que facilitou o reconhecimento de Sérgio, que teria assassinado “Gugu”, por causa de um revólver emprestado a ele, que não foi devolvido.

Uzzum explicou que Sérgio também é suspeito de assassinar, em companhia de um comparsa, um usuário de drogas conhecido apenas pelo prenome de Aldo, no bairro do Matadouro, em Itaberaba, há alguns meses. A motivação do crime seria dívida de drogas, que a vítima mantinha com o traficante.

Autuado em flagrante por porte ilegal de arma, Sérgio encontra-se custodiado na carceragem da Coordenadoria, à disposição da Justiça.

O revólver encontrado com ele foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), para exame de microcomparação balística com os projéteis encontrados nos corpos das vítimas.

Sérgio Augusto foi flagrado com um revólver calibre 38

Dupla acusada de homicídio é presa fortemente armada na BR-116, em Milagres

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Dois homens acusados de homicídio foram presos na noite deste sábado (24/08) no km 544 da BR-116, na região do município de Milagres, localizado a 203 km de Serrinha. A dupla estava a bordo de um Meriva com placas do estado de São Paulo e seguia para Feira de Santana, quando foi abordada pela Polícia Rodoviária Federal por volta das 20h.

Após uma revista no veículo, os policiais encontraram duas pistolas, uma Taurus calibre .380 (com dois carregadores e 20 munições) e outra da marca Walther, de fabricação alemã, com um carregador e 53 munições. Os dois foram questionados e os agentes descobriram que o carona, Marcelo Freire Ferraz, possuía dois mandados de prisão em aberto por homicídios. Já o motorista, que não teve o nome divulgado, sofre um processo pelo mesmo tipo de crime.

Com a dupla, foi encontrada ainda uma caixa de ferramentas com mais de 100 chaves próprias para a abertura de carretas, além de um saco de lacres que são comumente utilizados como algemas. A PRF acredita que os dois tenham ligação com assaltos a veículos de carga. A dupla foi encaminhada para a delegacia de Milagres para registrar a ocorrência.

Professores municipais anunciam greve em Piritiba

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Professores municipais de Piritiba, a 267 km de Serrinha, anunciam para esta terça-feira (27) o início de uma greve da categoria que deve durar pelo menos até quinta-feira (30), Dia Nacional de Paralisação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Os docentes reclamam da falta de interesse da prefeitura em avançar em negociações salariais. Em nota enviada à imprensa, o grupo afirma que o reajuste da categoria ainda não ocorreu, o que descumpriria as determinações legais em âmbitos federal e municipal.

"A Lei Federal 11738, de 16/07/2008, determina que a data para reajuste dos educadores é 1° de fevereiro. No município vigora outra lei que determina prazo em 1° de maio", diz o texto.

Nos próximos três dias, os professores se reúnem com representantes da Secretaria de Educação, vereadores e o promotor de Justiça do município para tratar do tema.

Homem morre durante troca de tiros com a CIPE-CAATINGA em Queimadas

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um homem identificado apenas como “Zezinho da Malhada Alta” foi morto durante uma troca de tiros com guarnições da CIPE-CAATINGA e 6º BPM, por volta das 11h30 da manhã deste domingo, 25, em Queimadas, a 106 km de Serrinha.

De acordo com informações da Polícia Militar, o homem foi baleado após ter reagido à ação policial. A Polícia Militar também informou que a abordagem era resultado de uma denúncia sobre três homens encapuzados que estariam efetuando disparos de arma de fogo no Loteamento Tropical, no bairro João Ferreira.

O grupo, ao perceber a chegada da polícia, seguiu para um matagal, mas Zezinho não conseguiu escapar do campo de visão dos policiais e foi abordado. O homem portava uma submetralhadora de fabricação caseira e, ao reagir a abordagem, foi atingido no abdômen. Zezinho foi socorrido pela viatura da polícia e encaminhado ao hospital do município, mas já chegou sem vida.

Os outros dois suspeitos conseguiram fugir. Na casa de um deles, identificado pela polícia como José Raimundo de Jesus Costa, foram encontradas 120 trouxinhas de maconha, dois tabletes da mesma droga pesando aproximadamente dois quilos, cartuchos de variados calibres e R$ 1.832,00 em espécie.

O caso foi registrado na Delegacia Territorial (DT) de Queimadas.

INSS começa a pagar 13º de aposentados e pensionistas

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a pagar nesta segunda-feira (26) em todo o país a primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas. Nesta etapa do pagamento, não incidem imposto de renda ou recolhimento para a Previdência.

A expectativa é de que até o dia 6 de setembro, 26,5 milhões de pessoas recebam o benefício. Para os trabalhadores com carteira assinada, a primeira parcela deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro. Para os servidores públicos, a primeira parcela é paga em julho, com base no salário de junho.

A segunda, em dezembro, com base no salário de novembro. Autorizado no início do mês, o pagamento de décimo terceiro salário deve injetar cerca de R$ 12 bilhões na economia brasileira.

26 de ago. de 2013

Ladrões armados assaltam banco e clientes em Conceição do Almeida

Redação Portal Clériston Silva PCS

Quatro homens armados assaltaram na tarde desta segunda-feira (26) uma agência bancária em Conceição do Almeida, a 172 km de Serrinha. Segundo a Polícia Civil, além de roubarem um valor não divulgado do caixa do Bradesco, os ladrões assaltaram os poucos clientes que estavam no cliente.

De acordo com o delegado Ney Brito, os ladrões chegaram ao local em Renaul Sandero, invadiram a agência às 12h15 e praticaram o assalto muito rapidamente. "As filmagens mostram que tudo durou menos de dois minutos, foi muito rápido mesmo. Eles levaram a importância que estava no caixa e os pertences de alguns clientes, dois ou três, que estavam no momento", diz o delegado.

Os ladrões fugiram e foram perseguidos por uma guarnição da Polícia Militar. Na zona rural do município, eles abandonaram o carro que estavam. A polícia acredita que outro veículo os aguardava. A suspeita é que o grupo tenha fugido no sentido de São Felipe. "Ali eles têm rotas diversas. Podem ir para Nazaré, para chegar na Ilha, ou podem sair na BR", acrescenta o delegado.

O carro abandonado está na delegacia. Segundo a polícia, o veículo era roubado. O valor roubado não foi divulgado. Os ladrões não estavam com os rostos cobertos e usavam armamento pesado, como metralhadoras. Apesar disso, não houve violência e ninguém ficou ferido.

Segundo o delegado, esse é o primeiro assalto a banco de fato na cidade em cerca de 6 anos, embora o Banco do Brasil do município tenha sido roubado em outra modalidade de crime - o gerente foi feito refém e obrigado a sacar dinheiro para os bandidos.

As buscas pelos suspeitos continuam.

Polícia Federal faz apreensão de 191 kg de cocaína São Sebastião do Passé

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Uma operação da Polícia Federal baiana prendeu dois traficantes e apreendeu uma quantidade recorde de cocaína no município de São Sebastião do Passé, a 148 km de Serrinha.

A operação aconteceu na sexta-feira (23), quando agentes da PF, do Comando de Operações especiais (COE) e do Departamento de Narcóticos (Denarc), além de policiais militares, localizaram 191 kg da droga escondido em um sítio. A cocaína tinha sido transportada para o sítio recentemente.

Ao perceberem a presença da polícia no local, os traficantes trocaram tiros com os agentes e tentaram fugir por um matagal localizado nos fundos da propriedade. Um homem foi preso no sítio, enquanto outro foi encontrado pela PM nas imediações. Mais dois traficantes conseguiram fugir, e ainda não foram localizados pela polícia.

Além da cocaína, a PF também apreende dois veículos que estavam no local. Os traficantes foram encaminhados para Cadeia Pública de Salvador, onde devem permanecer à disposição da Justiça. A droga apreendida será apresentada pela polícia às 15h desta segunda-feira (26), na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia, no bairro de Água de Meninos.

Prefeitos de Ipiaú e Saúde vão responder processos criminalmente

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Os prefeitos dos municípios de Ipiaú e Saúde, Deraldino Alves de Araújo e Antônio Fernando Ferreira Rocha, responderão criminalmente a processos judiciais por irregularidades que vão desde a falta de prestação de contas à contração ilegal de servidores.

As denúncias formuladas pelo Ministério Público da Bahia, através do Núcleo de Investigação dos Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP), foram recebidas pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia. 

Antônio Fernando, de Saúde, é acusado por não ter prestado contas à Câmara Municipal quanto aos anos financeiros de 2009 e 2010 dentro do que exige a Lei Orgânica do Município. Ele teria enviado aos vereadores apenas os balancetes e demonstrativos contábeis, sem ter remetido os recibos, notas, contratos, licitações e demais comprovantes de despesas.

O prefeito teria chegado a ignorar requisição de documentos feita pela presidência da Câmara e a desatender a recomendação administrativa da promotoria de Justiça de Saúde.

Contra Deraldino Alves de Araújo, de Ipiaú, as acusações são de ter contratado sem concurso público ou processo seletivo simplificado, entre janeiro e março de 2009, 234 servidores temporários. A forma que foi realizada a contratação não só infringiu o artigo 1º do decreto já citado, como também a Lei Municipal 1.781/2003, que prevê a seleção simplificada após ampla publicidade do processo por meio da divulgação de edital.

O prefeito não teria efetuado nem a seleção, como sequer tornado de conhecimento público o recrutamento de funcionários.

Médicos cubanos reforçam a saúde em Araci, Nova Soure, Tucano e Cansanção

Redação Portal Clériston Silva PCS

Com a chegada de mais 50 médicos de Cuba, neste domingo (25), o atendimento à saúde será reforçado em 22 municípios do interior baiano. Os profissionais foram recebidos pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, no Aeroporto Internacional de Salvador e vieram por meio do Programa Mais Médico, do governo federal, contratados por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Segundo o secretário, os 22 municípios foram escolhidos pela necessidade. “Muitos destes municípios há muito tempo tentam preencher estas vagas. Os médicos vão trabalhar em unidades de saúde da família que já existem, são postos de saúde montados e com equipes completas, muitas delas têm odontólogos, só faltava o médico”, destacou Solla.

Os profissionais recém chegados demonstram ter consciência da missão. “O governo do Brasil nos convocou para fortalecer o Sistema Único de Saúde e ajudar sobretudo os mais pobres. Temos uma experiência de mais de 50 anos ajudando os povos do mundo em mais de 50 países, desinteressadamente, trabalhando pelos princípios de solidariedade, integridade mundial e por amor”, afirmou o médico Renê Marrero.

A médica Disney Razo não tentou esconder a emoção e falou sobre o que sente ao vir trabalhar longe de Cuba. “Nós, médicos de Cuba, estamos muito orgulhosos de poder trabalhar aqui, para ajudar a população do Brasil, para diminuir a mortalidade de muitas doenças. Estou muito emocionada, muito orgulhosa, muito feliz”.

Para a aposentada Inês Lessa, que estava no aeroporto para receber um irmão, ver a movimentação de recepção dos médicos foi uma surpresa agradável. “Eu acho que é importante haver médicos, não importa se são estrangeiros ou nacionais, é importante que a população tenha assistência médica. Esta é uma oportunidade para que a população baiana seja atendida, já que alguns médicos não querem ir para o interior”.

Municípios - Os médicos que chegaram neste domingo serão escalados para trabalhar nos municípios de Adustina, Araci, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Carinhanha, Cansanção, Central, Cocos, Coronel João Sá, Correntina, Formosa do Rio Preto, Itiúba, Jeremoabo, Macaúbas, Mansidão, Nova Soure, Remanso, Riacho de Santana, Serra Dourada, Sítio do Quinto, Souto Soares e Tucano.

Programa Mais Médico - O Programa Mais Médico prevê, além dos 50 cubanos, a vinda de outros 144 médicos para a Bahia, 103 brasileiros e 41 de fora do país, que serão distribuídos em 63 municípios, sendo a maioria (49) em regiões de extrema pobreza. O número de vagas preenchidas equivale a 10% da demanda dos municípios do estado, que apontaram a necessidade de 1.382 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós vamos ter agora três semanas de avaliação, acolhimento, aproximação dos profissionais da nossa realidade, com reforço do domínio da língua portuguesa. É um momento que vai propiciar aos médicos conhecer os municípios e aprofundar o conhecimento do Sistema Único de Saúde”, afirmou o secretário Jorge Solla.

As aulas terão conteúdo relacionado à legislação do Sistema de Saúde brasileiro, funcionamento e atribuições do SUS, especialmente da atenção básica em saúde, e Língua Portuguesa. Nesse período, será aplicada avaliação para testar os conhecimentos em Língua Portuguesa em situações cotidianas da prática médica no Brasil e durante a execução do módulo.

Registro - Em caso de reprovação, o médico intercambista será imediatamente desligado do projeto, com comunicação ao Conselho Regional de Medicina e ao Ministério da Justiça pela Coordenação do Projeto. Atestada a qualificação, o Ministério da Saúde encaminhará documentação para o Conselho Federal de Medicina para a emissão do registro profissional provisório.

Os custos com alojamento (em unidades militares) e alimentação serão pagos pelo Governo Federal. A organização logística do módulo, incluindo recepção aos profissionais, é de responsabilidade conjunta dos ministérios da Saúde e da Defesa.

Chegada de médicos cubanos a Salvador

25 de ago. de 2013

Após denúncia, homem é preso por porte ilegal de arma em Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um homem foi preso neste domingo (25), por volta das 16h15m, por porte ilegal de arma na zona rural de Serrinha. De acordo com informações da Polícia Militar (PM) eles receberam uma denúncia anônima de que uma pessoa estava armada e ameaçando algumas pessoas.

Militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) foram até o local indicado e abordaram o suspeito. Antônio Sena da Silva foi flagrado com uma pistola 6/35 de calibre 22 com a numeração 700509. 

O homem foi encaminhado à Central de Flagrantes da Delegacia de Territorial (DT) de Serrinha e autuado pelo delegado plantonista.

Uma pistola de calibre 22 foi apreendida

Acusados de homicídios em São Gonçalo dos Campos e Anguera são capturados

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Jackson é acusado de homicídio em São G. dos Campos
Dois mandados de prisão contra autores de homicídios foram cumpridos num período de 24 horas, em Feira de Santana, por investigadores da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

No bairro Jomafa, os policiais capturaram, às 10 horas de quinta-feira (22), Jackson Lima Silva, o “Prego”, de 24 anos, envolvido em um assassinato na cidade de São Gonçalo dos Campos.

Na manhã desta sexta-feira, foi preso, no Centro Industrial do Subaé, Fábio Santos Macedo, 28, que há menos de um mês assassinou um homem, no município de Anguera.

Citado em várias ocorrências policiais por tentativas de homicídio em Feira, Jackson tinha um mandado de prisão em aberto, pelo assassinato de Renan Costa Mascarenhas, crime praticado em 14 de julho deste ano, em São Gonçalo.

Fábio Santos assassinou um homem em Anguera
Ao ser interrogado pelo delegado Ricardo Esteves Brito Costa, coordenador da 1ª Coorpin/Feira, “Prego” confessou ter tentado matar, em junho, o rival Yure Araújo Amorim, e também o assassinato de um homem apelidado de “Quita”, crime praticado com um comparsa, de prenome “Matheus”.

Jackson e Matheus integram uma quadrilha com atuação no bairro do Areal, tendo como parceiros os criminosos conhecidos como “Seco”, “Nai” e “Raian”, que estão sendo procurados. O bando é rival de outras quadrilhas instaladas nos bairros Brasília e Vietnã. A prisão de “Prego” aconteceu nas imediações do Complexo Policial do bairro Jomafa.

Serra Preta - Localizado pelos investigadores da 1ª Coorpin/Feira no Centro Industrial do Subaé, no final da manhã desta sexta-feira (23), Fábio Santos Macedo teve a prisão decretada pelo juiz da Comarca de Serra Preta.

Ele assassinou em 28 de julho deste ano Josenilson Soares de Almeida, de 23 anos, no povoado de Areia, em Anguera, e fugiu para Feira de Santana. Fábio e Jackson estão à disposição da Justiça Criminal no Complexo Policial Investigador Bandeira.

Aposta de Coração de Maria acerta quina e fatura mais de R$ 500 mil

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Uma aposta de Coração de Maria, a 97 km de Serrinha, acertou as cinco dezenas sorteadas pelo concurso 3273 da Quina. O concurso foi realizado pela Caixa na noite da sexta-feira (23).

O vencedor acertou as dezenas 43-44-45-51-71. Pelo acerto, ele irá faturar R$ 520.357,64.

Outras 63 apostas acertaram a quadra, recebendo cada uma R$ 5.899,74. Já o terno teve 5.702 bilhetes premiados com a quantia de R$ 93,12.

Combustível deve subir 5% entre o Natal, Ano Novo e Carnaval

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Técnicos do governo estimam a necessidade de reajuste entre 25% e 30% nos preços dos combustíveis nas refinarias, caso a área econômica decida cobrir a defasagem entre os valores praticados no exterior e no país.

O percentual embute uma parcela que se refere à mudança estrutural do preço do petróleo no mercado internacional, entre US$ 100 e US$ 110 o barril, e outra que se refere à variação do câmbio. Esta deverá ser a justificativa do governo ao repassar o reajuste ao consumidor em parcelas, o que deve ser feito para evitar efeitos desastrosos na inflação.

Uma das ideias em estudo é autorizar aumento de cerca de 10% nas refinarias da Petrobras no fim deste ano — percentual referente à mudança estrutural do preço do petróleo — e o restante em 2014. Aos postos, a alta ficaria em 5%, já que o impacto na bomba equivale à metade do que é concedido na refinaria.

Segundo O Globo, como a Petrobras está pressionada por problemas financeiros, não se descarta a hipótese de o governo cobrir a defasagem com recursos públicos. No entanto, avalia-se em Brasília que a forte expansão da oferta do álcool hidratado no mercado nacional neste ano já serviu para aliviar o volume de importações de combustíveis pela estatal — chegando próximo a zero em julho —, o que acaba dissipando boa parte dessa pressão sobre o caixa da empresa.

O que se discute nos bastidores do governo é que a autorização da primeira parcela se daria na semana entre Natal e Ano Novo, e a segunda, em 2014, na sexta-feira de carnaval. Isso diminuiria o impacto junto à opinião pública em um ano eleitoral.