17 de jan. de 2022

Aposentada é internada após sofrer AVC e aguarda há 5 dias em UPA de Senhor do Bonfim

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Uma aposentada de 66 anos está internada há cinco dias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senhor do Bonfim, na região centro-norte da Bahia, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Familiares de Maria de Lourdes Rodrigues Silva disseram que ela deu entrada em estado grave e, nesta segunda-feira (17), permanece sedada no aguardo de transferência para um hospital especializado.

Noélia Rodrigues, filha da aposentada, disse que a unidade não tem equipamentos para tratar o caso. Segundo ela, há temor pela vida da mãe que não se alimenta direito e tem perdido peso. “Ela está precisando urgente de uma UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. Até hoje esperamos pela regulação. Aqui não tem recurso nenhum. Apenas sedam minha mãe, dão remédio de pressão e mais nada”, comentou.

Noélia disse que a mãe está entubada desde que deu entrada na UPA. Embora ela consiga escutar e responder aos estímulos, a situação preocupa porque a idosa não fez nenhum exame desde que chegou à unidade.

“Meu medo é ela demorar mais tempo aqui e não resistir. Desde que chegou, nem um exame foi feito. Precisa de uma ressonância, não foi feita. Precisa de um Raio-X, não foi realizado porque a máquina está quebrada”, disse. "Precisamos dessa transferência com urgência. Minha mãe merece ter a vida dela de volta".

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim sinalizou que a paciente deu entrada na unidade via SAMU, com quadro súbito de rebaixamento dos níveis de consciência e em ventilação mecânica.

Questionada sobre a reclamação da família por conta da ausência de exames para o atendimento da aposentada, a secretaria afirmou que foi realizada um tomografia computadorizada na paciente. Além disso, exames complementares estão sendo realizados mediante solicitação médica.

A secretaria assegurou que não foram solicitados raio-x e nem ressonância pela equipe clínica, procedimentos que estão disponíveis na rede de saúde municipal. Enquanto aguarda regulação, a secretaria informou que a paciente evolui estável e aclopada à ventilação mecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário