22 de dez. de 2022

Comunidade de Barrocas recebe livros de projeto educacional

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Muitas memórias e valiosos ensinamentos, que vão “das parteiras até as botas bentas de seu Antônio, passando pela inocência de crianças que plantavam pés de tripa para vencer a fome, pela esperteza de Pedro Manaíba e pelas lendas de lobisomem e caipora”, compõem o livro “Me contaram lá em Barrocas”, que acaba de chegar ao município baiano, no centro-norte da Bahia. De autoria de Cristiano Augusto Lopes, a obra é o resultado do Projeto Contos Brasileiros, que movimentou a cidade ao longo de todo o ano. O acervo de livros foi entregue à Secretaria Municipal de Educação, que vai apresentar a produção publicamente, em fevereiro, durante a Jornada Pedagógica, evento promovido pelo órgão.

A iniciativa envolveu alunos de escolas públicas de Barrocas que, após treinamento, saíram a campo para pesquisar as narrativas contadas pela comunidade sobre as origens e folclore próprios. Eles ouviram avós, pais, vizinhos, amigos e também buscaram publicações sobre o lugar para coletar as informações, “lapidadas” e “recontadas”, posteriormente, por um escritor nesse livro de contos. Nele, estão reunidos personagens reais e fictícios, que se misturam e dialogam entre si, garantindo o resgate e a valorização da cultura e da história do município. Todo o material foi gravado para que os contos também fossem disponibilizados em formato de áudio, no YouTube.

Dessa forma, o Projeto Contos Brasileiros consegue provocar a imersão dos envolvidos, principalmente, de estudantes na cultura local, conduzindo-os à pesquisa, ao conhecimento de suas origens e à produção de textos e relatórios. A ideia é ampliar o interesse pelo local onde nasceram e vivem, além de mostrar que ler e conhecer mais sobre suas raízes pode ser bem interessante e necessário para suas escolhas.

Além do entusiasmo dos participantes, o trabalho para a produção do livro envolveu técnica e treinamento. Em abril de 2022, alunos e professores selecionados foram capacitados em oficinas gratuitas de contação de história e de pesquisa, para que estivessem aptos a buscar personagens relevantes para a história do município, justificativas para nomes de ruas, mitos e lendas que constituem o livro de contos. Ainda houve uma grande união entre professores, alunos e a comunidade local, em torno de um objetivo principal: manter viva as ricas histórias e tradições culturais do povo de Barrocas.

O Projeto Contos Brasileiros é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Equinox Gold. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Barrocas e é uma realização de Janaina Dantas Barbosa Lopes, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário