31 de ago. de 2021

Você sabia? Jandaíra e Rio Real são as únicas cidades da Bahia que não têm serviços de energia elétrica distribuídos pela Coelba

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Apenas duas das 417 cidades baianas não têm energia elétrica distribuída pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba): Jandaíra e Rio Real. Ambas ficam a cerca de 200 km de Salvador.

As duas cidades baianas, distantes 20 km uma da outra, não estão na área de concessão da empresa por causa de uma definição da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ao todo, a área de atendimento da Coelba tem 563 mil km² e há ainda uma curiosidade: a Coelba é responsável pela distribuição de energia em Delmiro Gouveia, no estado de Alagoas, e Dianápolis, localizada no Tocantins.

De acordo com a Aneel, Jandaíra e Rio Real são atendidas pela Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe), que também é responsável pela atendimento de 12 municípios que ficam no sul de Sergipe: Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Santa Luzia do Itanhy, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba.

A Aneel explicou que as duas cidades baianas estão na área de concessão da Sulgipe porque a rede de distribuição da concessionária sergipana é a que se localizava mais próxima dos municípios. Rio Real, por exemplo, fica mais próximo da capital sergipana, Aracaju, (141 km), do que da capital baiana, Salvador (208 km).

Nenhum comentário:

Postar um comentário