20 de ago. de 2021

Governo Bolsonaro entrega pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes ao Senado

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O governo de Jair Bolsonaro entregou ao Senado, na noite desta sexta-feira, 20, um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro decidiu não comparecer no momento da entrega do pedido, como havia prometido. Ao invés disso, enviou um funcionário do Palácio do Planalto. A ação acontece em meio a tentativas de arrefefecer os ânimos entre os Poderes.

Bolsonaro afirmou, no último dia 14, que pediria ao Senado a abertura de processo sob o argumento de que Moraes e o ministro Luis Roberto Barroso extrapolam os limites da Constituição. Mas, nesta sexta, o pedido entregue diz respeito somente a Moraes.

No pedido, Bolsonaro pede a destituição de Alexandre de Moraes da condição de ministro do Supremo Tribunal Federal e a inabilitação do amgistrado para exercício de função pública durante oito anos.

A tramitação do pedido depende de decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O senador já disse que a análise do pedido "não é algo recomendável" para o Brasil.

Jair Bolsonaro viajou na manhã desta sexta para Iporanga, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo. Um interlocutor do presidente afirmou que auxiliares do Planalto conseguiram convencê-lo a não ir pessoalmente ao Senado para fazer a entrega do pedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário