Redação Portal Clériston Silva PCS
A corrida eleitoral para suceder o governador Jaques Wagner continua apertada. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, entre os dias 17 e 21 de agosto, com 1008 pessoas, o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) ocuparia a cadeira do governador.
A pesquisa foi encomendada pela Federação dos Empregados no Comercio de Bens e Serviços do Estado da Bahia e Sergipe (Fecombase). Na pesquisa estimulada, quando se apresenta o nome dos candidatos, a oposição aparece nas três primeiras colocações. Neto seria seguido por Paulo Souto, com 14% e o Geddel Vieira Lima, com 13%. Da base do governo, a senadora Lídice da Mata (PSB) é a que melhor pontuou.
Dos pré-candidatos petistas (Rui Costa, José Sérgio Gabrielli, Walter Pinheiro e Luiz Caetano), o senador foi o melhor colocado. Rui Costa – a aposta do governador – não apresentou o resultado esperado pelo governo. O secretário da Casa Civil perdeu para Pinheiro em todas as simulações.
Ainda na pesquisa estimulada a senadora obteve 6% dos votos, seguida de Walter Pinheiro com 4%. O vice-governador Otto Alencar (PSD) aparece com 2% e por último o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), com 1% dos votos. Quem não pontuou foi o prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB).
Sem o nome de ACM Neto na disputa, o presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima teria 30%, mas perderia para o ex-governador Paulo Souto (DEM). Já Lídice da Mata seria a melhor colocada entre os candidatos da base do governo, ficando à frente ainda de Walter Pinheiro e Rui Costa.
Ainda na pesquisa, 37% dos entrevistados disseram querer mudanças totais na administração do estado. Outros 19% disseram que fariam poucas mudanças e 9% não mudariam.
25 de ago. de 2013
Dívidas dos brasileiros batem novo recorde
Redação Portal Clériston Silva PCS
O endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro cresceu em junho pelo sexto mês consecutivo e bateu novo recorde. O valor total das dívidas correspondia, naquele mês, a 44,82% da renda do trabalhador nos últimos 12 meses, segundo dados do Banco Central, ante o recorde anterior de 44,52% em maio.
No final do ano passado, estava em 43,41%. Em junho de 2012, em 43,18%. Se forem descontados os débitos imobiliários, o valor ficou em 30,41% da renda em junho, ante 30,45% em maio. Nesse caso, o recorde continua sendo os 31,49% de agosto de 2012.
O BC também divulgou dados sobre o comprometimento de renda dos brasileiros, que considera números mensais para renda e para as prestações pagas aos bancos. As prestações correspondiam a 21,52% da renda mensal dos trabalhadores em junho, ante 21,5% em maio. Houve, no entanto, queda em relação a junho de 2012, quando o comprometimento estava no valor recorde de 22,96%.
O aumento do endividamento das famílias, ao lado da desaceleração do emprego, é apontado por analistas como um dos fatores que contribuem para um resultado mais fraco das vendas do comércio este ano e desaceleração do PIB.
O endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro cresceu em junho pelo sexto mês consecutivo e bateu novo recorde. O valor total das dívidas correspondia, naquele mês, a 44,82% da renda do trabalhador nos últimos 12 meses, segundo dados do Banco Central, ante o recorde anterior de 44,52% em maio.
No final do ano passado, estava em 43,41%. Em junho de 2012, em 43,18%. Se forem descontados os débitos imobiliários, o valor ficou em 30,41% da renda em junho, ante 30,45% em maio. Nesse caso, o recorde continua sendo os 31,49% de agosto de 2012.
O BC também divulgou dados sobre o comprometimento de renda dos brasileiros, que considera números mensais para renda e para as prestações pagas aos bancos. As prestações correspondiam a 21,52% da renda mensal dos trabalhadores em junho, ante 21,5% em maio. Houve, no entanto, queda em relação a junho de 2012, quando o comprometimento estava no valor recorde de 22,96%.
O aumento do endividamento das famílias, ao lado da desaceleração do emprego, é apontado por analistas como um dos fatores que contribuem para um resultado mais fraco das vendas do comércio este ano e desaceleração do PIB.
24 de ago. de 2013
Primos matam lavrador em Senhor do Bonfim
Redação Portal Clériston Silva PCS
O traficante Franklin de Jesus Santos, o “Bruxo”, 21 anos, foi preso no distrito de Quicé, zona rural de Senhor do Bonfim, a 242 km de Serrinha, um dia depois de assassinar o lavrador Paulo Coelho, com um tiro na cabeça. Coautor do homicídio, um adolescente de 16 anos, primo de Franklin, também foi apreendido por investigadores da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Senhor do Bonfim).
O crime aconteceu dentro da residência de Paulo, durante uma discussão por causa de um revólver 38, de sua propriedade, subtraído pela dupla no mês passado. As investigações apontaram que os primos estavam escondidos na casa de familiares, em Quicé, onde os policiais encontraram a arma furtada de Paulo, também usada para assassiná-lo.
Na Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim, constatou-se que Bruxo tinha um mandado de prisão em aberto, por tráfico de drogas, em Itabuna. Autuado em flagrante por homicídio e posse ilegal de arma, está custodiado na carceragem daquela unidade policial. Seu primo adolescente foi encaminhado ao Ministério Público, para adoção de medidas socioeducativas.
O traficante Franklin de Jesus Santos, o “Bruxo”, 21 anos, foi preso no distrito de Quicé, zona rural de Senhor do Bonfim, a 242 km de Serrinha, um dia depois de assassinar o lavrador Paulo Coelho, com um tiro na cabeça. Coautor do homicídio, um adolescente de 16 anos, primo de Franklin, também foi apreendido por investigadores da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Senhor do Bonfim).
O crime aconteceu dentro da residência de Paulo, durante uma discussão por causa de um revólver 38, de sua propriedade, subtraído pela dupla no mês passado. As investigações apontaram que os primos estavam escondidos na casa de familiares, em Quicé, onde os policiais encontraram a arma furtada de Paulo, também usada para assassiná-lo.
Na Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim, constatou-se que Bruxo tinha um mandado de prisão em aberto, por tráfico de drogas, em Itabuna. Autuado em flagrante por homicídio e posse ilegal de arma, está custodiado na carceragem daquela unidade policial. Seu primo adolescente foi encaminhado ao Ministério Público, para adoção de medidas socioeducativas.
Entrega de equipamentos estimula agricultura e empreendedorismo no Portal do Sertão
Redação Portal Clériston Silva PCS
O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Território de Identidade Portal do Sertão, formado por 15 municípios, recebeu, nesta sexta-feira (23), no município de Feira de Santana, um trator esteira, uma pá carregadeira, uma escavadeira hidráulica e um caminhão basculante. A ação faz parte do Plano de Convivência com a Seca.
Também foram entregues equipamentos do programa Vida Melhor, mudas de palma e assinada ordem de serviço para ampliação do sistema de abastecimento de água, nos municípios de Feira de Santana, Antonio Cardoso e São Gonçalo dos Campos, pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente.
Segundo o secretário da Casa Civil, Rui Costa, o objetivo é melhorar a trafegabilidade e a manutenção de estradas vicinais, além da construção e limpeza de aguadas e barragens, inclusive as subterrâneas. O secretário das Relações Institucionais, Cezar Lisboa, disse que as ações são uma forma de parceria com os municípios. “Hoje, as cidades passam por grandes dificuldades financeiras e o Governo do Estado vem dando apoio às prefeituras, principalmente em ações de convivência com a seca. A questão hídrica é uma das mais importantes e estamos dotando os municípios de equipamentos e ampliando o abastecimento de água”.
Fazem parte do CDS Portal do Sertão os municípios de Serrinha, Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, Tanquinho e Teodoro Sampaio.
Mudas - Os agricultores familiares também foram beneficiados com mudas de palmas, por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura. A iniciativa contribui para a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da ovinocaprinocultura, além de incentivar a produção de alimentos, a geração de trabalho, renda e inclusão social para os agricultores familiares.
A meta da EBDA é beneficiar, anualmente, 30 mil agricultores familiares da Bahia. Para isso, a empresa está disseminando a tecnologia do plantio da palma forrageira de forma adensada, com a diminuição do espaço entre as mudas e alta produtividade, em todo o semiárido baiano. A EBDA também está implantando Unidades Técnicas Didáticas (UTD) e campos de produção de mudas de palma, nas estações experimentais, associações, cooperativas e propriedades de agricultores familiares, para estudos e distribuição de mudas aos agricultores familiares do estado.
Programa Vida Melhor - Também foram entregues equipamentos do programa Vida Melhor para 305 pequenos empreendedores individuais e familiares. Os empreendedores receberam carros de cachorro-quente e de milho, fogão industrial, máquinas de costura e geladeiras. A secretária de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Moema Gramacho, afirmou que o objetivo é estimular a produção e a comercialização, possibilitando a ampliação da renda e o desenvolvimento social através do trabalho empreendedor. (Secom)
O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Território de Identidade Portal do Sertão, formado por 15 municípios, recebeu, nesta sexta-feira (23), no município de Feira de Santana, um trator esteira, uma pá carregadeira, uma escavadeira hidráulica e um caminhão basculante. A ação faz parte do Plano de Convivência com a Seca.
Também foram entregues equipamentos do programa Vida Melhor, mudas de palma e assinada ordem de serviço para ampliação do sistema de abastecimento de água, nos municípios de Feira de Santana, Antonio Cardoso e São Gonçalo dos Campos, pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente.
Segundo o secretário da Casa Civil, Rui Costa, o objetivo é melhorar a trafegabilidade e a manutenção de estradas vicinais, além da construção e limpeza de aguadas e barragens, inclusive as subterrâneas. O secretário das Relações Institucionais, Cezar Lisboa, disse que as ações são uma forma de parceria com os municípios. “Hoje, as cidades passam por grandes dificuldades financeiras e o Governo do Estado vem dando apoio às prefeituras, principalmente em ações de convivência com a seca. A questão hídrica é uma das mais importantes e estamos dotando os municípios de equipamentos e ampliando o abastecimento de água”.
Fazem parte do CDS Portal do Sertão os municípios de Serrinha, Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, Tanquinho e Teodoro Sampaio.
Mudas - Os agricultores familiares também foram beneficiados com mudas de palmas, por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura. A iniciativa contribui para a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da ovinocaprinocultura, além de incentivar a produção de alimentos, a geração de trabalho, renda e inclusão social para os agricultores familiares.
A meta da EBDA é beneficiar, anualmente, 30 mil agricultores familiares da Bahia. Para isso, a empresa está disseminando a tecnologia do plantio da palma forrageira de forma adensada, com a diminuição do espaço entre as mudas e alta produtividade, em todo o semiárido baiano. A EBDA também está implantando Unidades Técnicas Didáticas (UTD) e campos de produção de mudas de palma, nas estações experimentais, associações, cooperativas e propriedades de agricultores familiares, para estudos e distribuição de mudas aos agricultores familiares do estado.
Programa Vida Melhor - Também foram entregues equipamentos do programa Vida Melhor para 305 pequenos empreendedores individuais e familiares. Os empreendedores receberam carros de cachorro-quente e de milho, fogão industrial, máquinas de costura e geladeiras. A secretária de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Moema Gramacho, afirmou que o objetivo é estimular a produção e a comercialização, possibilitando a ampliação da renda e o desenvolvimento social através do trabalho empreendedor. (Secom)
![]() |
| Governo entrega máquinas, equipamentos e autoriza obras no Portal do Sertão |
Rodoviários aceitam reajuste de 10% e encerram greve em Alagoinhas
Redação Portal Clériston Silva PCS
Os ônibus urbanos voltaram a circular em Alagoinhas, cidade distante cerca de 159 km de Serrinha, na tarde de sexta-feira (23), após acordo com as empresas, segundo informou neste sábado (24) a vice-presidente do sindicato da categoria, Deogracia Maria Neta. Os rodoviários estavam em greve desde a quarta-feira (21). A adesão ao movimento foi de 100%.
De acordo com a vice-presidente do sindicato, a categoria aceitou, em assembleia realizada na sexta-feira, a proposta das empresas de reajuste de 10% nos salários de cobrador e motorista e também no ticket alimentação.
Além disso, também ficou acertada a continuidade no recebimento da participação do lucro das empresas, a PL. Segundo Deogracia Maria, em setembro os rodoviários já começam a receber o salário e tickets com o reajuste.
Inicialmente, a categoria pedia aumento de 15% no salário e no ticket, além do cumprimento do acordo coletivo feito com o empresariado em 2012.
Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom) de Alagoinhas, 128 veículos atendem a cerca de 35 mil usuários de ônibus por dia na cidade.
Os ônibus urbanos voltaram a circular em Alagoinhas, cidade distante cerca de 159 km de Serrinha, na tarde de sexta-feira (23), após acordo com as empresas, segundo informou neste sábado (24) a vice-presidente do sindicato da categoria, Deogracia Maria Neta. Os rodoviários estavam em greve desde a quarta-feira (21). A adesão ao movimento foi de 100%.
De acordo com a vice-presidente do sindicato, a categoria aceitou, em assembleia realizada na sexta-feira, a proposta das empresas de reajuste de 10% nos salários de cobrador e motorista e também no ticket alimentação.
Além disso, também ficou acertada a continuidade no recebimento da participação do lucro das empresas, a PL. Segundo Deogracia Maria, em setembro os rodoviários já começam a receber o salário e tickets com o reajuste.
Inicialmente, a categoria pedia aumento de 15% no salário e no ticket, além do cumprimento do acordo coletivo feito com o empresariado em 2012.
Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom) de Alagoinhas, 128 veículos atendem a cerca de 35 mil usuários de ônibus por dia na cidade.
Brasil está na 7ª posição em assassinatos de mulheres no mundo
Redação Portal Clériston Silva PCS
Nas três últimas décadas, 92 mil mulheres foram assassinadas no Brasil – o equivalente a 4,6 homicídios por 100 mil vítimas do sexo feminino –, número que coloca o país na sétima posição em assassinatos de mulheres no mundo.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (21) pela senadora Ana Rita (PT-ES), relatora da CPI da Violência contra a Mulher. A presença da presidente Dilma Rousseff na sessão solene do Congresso Nacional para a entrega do relatório final das investigações foi confirmada nesta quarta-feira (22) pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Com mais de mil páginas, o texto propõe mudanças na Lei Maria da Penha, a tipificação do “feminicídio” como agravante do crime de homicídio e alterações na Lei dos Crimes de Tortura, além de 14 projetos para fortalecer o enfrentamento à violência contra mulheres.
Segundo a Agência Câmara, a cerimônia acontece na próxima terça-feira (27) e homenageia os sete anos da Lei Maria da Penha.
Nas três últimas décadas, 92 mil mulheres foram assassinadas no Brasil – o equivalente a 4,6 homicídios por 100 mil vítimas do sexo feminino –, número que coloca o país na sétima posição em assassinatos de mulheres no mundo.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (21) pela senadora Ana Rita (PT-ES), relatora da CPI da Violência contra a Mulher. A presença da presidente Dilma Rousseff na sessão solene do Congresso Nacional para a entrega do relatório final das investigações foi confirmada nesta quarta-feira (22) pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Com mais de mil páginas, o texto propõe mudanças na Lei Maria da Penha, a tipificação do “feminicídio” como agravante do crime de homicídio e alterações na Lei dos Crimes de Tortura, além de 14 projetos para fortalecer o enfrentamento à violência contra mulheres.
Segundo a Agência Câmara, a cerimônia acontece na próxima terça-feira (27) e homenageia os sete anos da Lei Maria da Penha.
23 de ago. de 2013
Professor é preso por contratar adolescentes para orgias em Senhor do Bonfim
Redação Portal Clériston Silva PCS
O professor Josimar Ribeiro Sampaio, 58 anos, assessor de gestão da Secretaria Municipal de Educação de Senhor do Bonfim, a 224 km de Serrinha, foi preso nesta quinta-feira (22) por ter contratado adolescentes da região para orgias sexuais, segundo a Polícia Civil.
Segundo a polícia, os encontros eram regados a cocaína e bebida alcoólica na casa do professor. Familiares de três adolescentes denunciaram o professor na delegacia pelo caso - ele teria pago R$ 70 aos garotos em troca de sexo oral. O delegado plantonista Disney Gomes pediu a prisão preventiva do suspeito à Justiça.
A casa do professor foi alvo do cumprimento de mandados de busca e apreensão nesta manhã. Computadores, pen drives e DVDs foram apreendidos e passarão por perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Enquanto os policiais estavam no local, vizinhos disseram que havia no local uma grande movimentação de garotos.
A polícia investiga se Josimar se aproveitava do fato de ser professor das redes municipal e privada para atrair estudantes para encontros. O professor foi indiciado por exploração sexual.
O professor Josimar Ribeiro Sampaio, 58 anos, assessor de gestão da Secretaria Municipal de Educação de Senhor do Bonfim, a 224 km de Serrinha, foi preso nesta quinta-feira (22) por ter contratado adolescentes da região para orgias sexuais, segundo a Polícia Civil.
Segundo a polícia, os encontros eram regados a cocaína e bebida alcoólica na casa do professor. Familiares de três adolescentes denunciaram o professor na delegacia pelo caso - ele teria pago R$ 70 aos garotos em troca de sexo oral. O delegado plantonista Disney Gomes pediu a prisão preventiva do suspeito à Justiça.
A casa do professor foi alvo do cumprimento de mandados de busca e apreensão nesta manhã. Computadores, pen drives e DVDs foram apreendidos e passarão por perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Enquanto os policiais estavam no local, vizinhos disseram que havia no local uma grande movimentação de garotos.
A polícia investiga se Josimar se aproveitava do fato de ser professor das redes municipal e privada para atrair estudantes para encontros. O professor foi indiciado por exploração sexual.
Polícia destrói cerca de 50 mil pés de maconha em Ourolândia
Redação Portal Clériston Silva PCS
Cerca de 50 mil pés de maconha, cultivados na Fazenda Vitória, em Ourolândia, cidade que fica a 273 km de Serrinha, foram destruídos por integrantes da 24ª Companhia Independente de Polícia Militar (Ourolândia), na terça-feira passada (20).
A operação foi deflagrada com base em denúncias e informações colhidas pelo serviço de inteligência e resultou na erradicação do plantio de aproximadamente 1,5 m de altura.
No local foram encontrados equipamentos para irrigação da droga, como mangueira, bomba, tubulação, além de um pequeno açude que servia para irrigar a plantação. Os bandidos ainda tinham um pequeno alojamento com mantimentos, que davam suporte para que ali permanecessem durante o cultivo.
O proprietário da fazenda foi preso e apresentado na Delegacia Territorial de Ourolândia, que irá investigar o seu envolvimento no plantio.
Incineração - A Polícia Civil promoveu, na última terça-feira (22), a incineração de 1,6 tonelada de drogas, entre cocaína, crack, maconha e haxixe, cujo valor é estimado em aproximadamente R$ 12 milhões.
As apreensões ocorreram entre 2012 e o primeiro semestre deste ano, em operações exclusivas do Departamento de Narcóticos (Denarc) e das Delegacias de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Salvador e Feira de Santana, abrangendo não só as duas cidades, mas também toda a Região Metropolitana (RMS).
Transportadas em caminhão baú e acompanhada por guarnições da Coordenadoria de Operações Especiais (COE), da Polícia Civil, as drogas foram destruídas no autoforno de uma grande fábrica localizada na RMS.
A incineração ocorreu mediante autorização judicial, acompanhada por representantes do Judiciário, Ministério Público (MP), Vigilância Sanitária e Departamento de Polícia Técnica (DPT), além de delegados e investigadores do Denarc e da DTE.
Cerca de 50 mil pés de maconha, cultivados na Fazenda Vitória, em Ourolândia, cidade que fica a 273 km de Serrinha, foram destruídos por integrantes da 24ª Companhia Independente de Polícia Militar (Ourolândia), na terça-feira passada (20).
A operação foi deflagrada com base em denúncias e informações colhidas pelo serviço de inteligência e resultou na erradicação do plantio de aproximadamente 1,5 m de altura.
No local foram encontrados equipamentos para irrigação da droga, como mangueira, bomba, tubulação, além de um pequeno açude que servia para irrigar a plantação. Os bandidos ainda tinham um pequeno alojamento com mantimentos, que davam suporte para que ali permanecessem durante o cultivo.
O proprietário da fazenda foi preso e apresentado na Delegacia Territorial de Ourolândia, que irá investigar o seu envolvimento no plantio.
Incineração - A Polícia Civil promoveu, na última terça-feira (22), a incineração de 1,6 tonelada de drogas, entre cocaína, crack, maconha e haxixe, cujo valor é estimado em aproximadamente R$ 12 milhões.
As apreensões ocorreram entre 2012 e o primeiro semestre deste ano, em operações exclusivas do Departamento de Narcóticos (Denarc) e das Delegacias de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Salvador e Feira de Santana, abrangendo não só as duas cidades, mas também toda a Região Metropolitana (RMS).
Transportadas em caminhão baú e acompanhada por guarnições da Coordenadoria de Operações Especiais (COE), da Polícia Civil, as drogas foram destruídas no autoforno de uma grande fábrica localizada na RMS.
A incineração ocorreu mediante autorização judicial, acompanhada por representantes do Judiciário, Ministério Público (MP), Vigilância Sanitária e Departamento de Polícia Técnica (DPT), além de delegados e investigadores do Denarc e da DTE.
![]() |
| Polícia destruiu cerca de 50 mil pés de maconha em Ourolândia |
![]() |
| Operação foi desencandeada após denúncias anônimas |
22 de ago. de 2013
Escola de ciências de Serrinha abre seleção para contratação de professor
Redação Portal Clériston Silva PCS
A Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI) através da Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP) abriu seleção para contratação de professor com licenciatura em física ou áreas afins para o Centro de Educação Científica de Serrinha.
A vaga é destinada ao cargo de Coordenador da Oficina de Ciência e Tecnologia da unidade.
Os interessados devem enviar currículo até o dia 31 de agosto para o e-mail: recepcaocecser@aasdap.org.br. A carga horaria de trabalho é de 40 horas semanais, conforme o regime do Código de Leis Trabalhistas (CLT).
A Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI) através da Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP) abriu seleção para contratação de professor com licenciatura em física ou áreas afins para o Centro de Educação Científica de Serrinha.
A vaga é destinada ao cargo de Coordenador da Oficina de Ciência e Tecnologia da unidade.
Os interessados devem enviar currículo até o dia 31 de agosto para o e-mail: recepcaocecser@aasdap.org.br. A carga horaria de trabalho é de 40 horas semanais, conforme o regime do Código de Leis Trabalhistas (CLT).
Governo entrega máquinas e autoriza obras em municípios da região de Serrinha
Redação Portal Clériston Silva PCS
O Governo da Bahia entrega, nesta sexta-feira (23), às 9h, em Feira de Santana, a 81 quilômetros de Serrinha, máquinas, equipamentos, distribui mudas de palma para plantio adensado e assina ordens de serviço para implantação de três sistemas simplificados de abastecimento de água em municípios do Portal do Sertão.
A solenidade será no pátio do Derba, bairro Campo Limpo, com a participação dos secretários estaduais da Casa Civil, Rui Costa, das Relações Institucionais (Serin), Cezar Lisboa, e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Moema Gramacho.
Serão entregues equipamentos do programa Vida Melhor para 305 pequenos empreendedores individuais e familiares; e um conjunto de máquinas, composto por um trator esteira, uma pá carregadeira, uma escavadeira hidráulica e um caminhão basculante.
O sistema de abastecimento de água será construído pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, e as mudas de palma serão distribuídas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura.
Fazem parte do Portal do Sertão os municípios de Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, Tanquinho e Teodoro Sampaio.
O Governo da Bahia entrega, nesta sexta-feira (23), às 9h, em Feira de Santana, a 81 quilômetros de Serrinha, máquinas, equipamentos, distribui mudas de palma para plantio adensado e assina ordens de serviço para implantação de três sistemas simplificados de abastecimento de água em municípios do Portal do Sertão.
A solenidade será no pátio do Derba, bairro Campo Limpo, com a participação dos secretários estaduais da Casa Civil, Rui Costa, das Relações Institucionais (Serin), Cezar Lisboa, e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Moema Gramacho.
Serão entregues equipamentos do programa Vida Melhor para 305 pequenos empreendedores individuais e familiares; e um conjunto de máquinas, composto por um trator esteira, uma pá carregadeira, uma escavadeira hidráulica e um caminhão basculante.
O sistema de abastecimento de água será construído pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, e as mudas de palma serão distribuídas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura.
Fazem parte do Portal do Sertão os municípios de Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, Tanquinho e Teodoro Sampaio.
Homem é preso por abusar sexualmente de filha de 16 anos em Senhor do Bonfim
Redação Portal Clériston Silva PCS
Um homem foi preso na cidade de Senhor do Bonfim, a cerca de 242 quilômetros de Serrinha, por abusar sexualmente da sua filha de 16 anos. De acordo com a Polícia Civil, Rogério Rodrigo dos Santos, 40, cometia o crime há cerca de três anos.
A vítima trabalhava como empregada doméstica em uma casa da cidade do interior. A patroa desconfiou do seu comportamento e depois de ser pressionada pela mulher, a jovem confessou que estava sendo abusada. Ao saber do crime, a mãe dela denunciou o companheiro.
Rogério abusava da filha dentro da própria casa da família, enquanto os dois ficavam sozinhos. Ainda segundo a Polícia Civil, ao ver o homem sendo preso, ela desabafou: “Você sabe por que está sendo preso, pai”.
O acusado é considerado violento pelos familiares. Há suspeitas que já ele havia tentado violentar a filha mais velha, que resolveu sair de casa. Ele foi indiciado por estupro de vulnerável e está detido na 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).
Um homem foi preso na cidade de Senhor do Bonfim, a cerca de 242 quilômetros de Serrinha, por abusar sexualmente da sua filha de 16 anos. De acordo com a Polícia Civil, Rogério Rodrigo dos Santos, 40, cometia o crime há cerca de três anos.
A vítima trabalhava como empregada doméstica em uma casa da cidade do interior. A patroa desconfiou do seu comportamento e depois de ser pressionada pela mulher, a jovem confessou que estava sendo abusada. Ao saber do crime, a mãe dela denunciou o companheiro.
Rogério abusava da filha dentro da própria casa da família, enquanto os dois ficavam sozinhos. Ainda segundo a Polícia Civil, ao ver o homem sendo preso, ela desabafou: “Você sabe por que está sendo preso, pai”.
O acusado é considerado violento pelos familiares. Há suspeitas que já ele havia tentado violentar a filha mais velha, que resolveu sair de casa. Ele foi indiciado por estupro de vulnerável e está detido na 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).
Bahia é o quarto estado com mais ataques a bancos, diz sindicato
Redação Portal Clériston Silva PCS
A Bahia é o quarto estado do país com mais ataques a agência bancárias, segundo o Sindicato dos Bancários. Ao todo, foram 100 assaltos em agências baianas de janeiro a junho deste ano . Em todo país, foram registrados 1484 casos, uma média de 8,24 ataques por dia.
Comparando os dados nacionais com o mesmo período de 2012, houve um crescimento de 17,7% em 2013. Do total deste ano, foram 431 assaltos e 1053 arrombamentos e explosões em unidades bancárias, postos de atendimento e caixas eletrônicos.
O estado que mais teve ocorrências de ataques a agências é São Paulo, com 334, seguido por Minas Gerais (170) e Paraná (118).
Segundo o Sindicato dos Bancários da Bahia, os dados desta pesquisa divulgada por ele mostra um número de assaltos 2,6 vezes maior do que a estatística da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que divulgou somente 163 assaltos entre janeiro e junho - são 268 a menos do que o levantamento feito pelos trabalhadores.
A Bahia é o quarto estado do país com mais ataques a agência bancárias, segundo o Sindicato dos Bancários. Ao todo, foram 100 assaltos em agências baianas de janeiro a junho deste ano . Em todo país, foram registrados 1484 casos, uma média de 8,24 ataques por dia.
Comparando os dados nacionais com o mesmo período de 2012, houve um crescimento de 17,7% em 2013. Do total deste ano, foram 431 assaltos e 1053 arrombamentos e explosões em unidades bancárias, postos de atendimento e caixas eletrônicos.
O estado que mais teve ocorrências de ataques a agências é São Paulo, com 334, seguido por Minas Gerais (170) e Paraná (118).
Segundo o Sindicato dos Bancários da Bahia, os dados desta pesquisa divulgada por ele mostra um número de assaltos 2,6 vezes maior do que a estatística da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que divulgou somente 163 assaltos entre janeiro e junho - são 268 a menos do que o levantamento feito pelos trabalhadores.
Identificado assaltante morto durante confronto com a polícia de Serrinha
Redação Portal Clériston Silva PCS
Identificado o assaltante morto durante confronto com a Polícia Militar, na noite de terça-feira (20), no Bairro da Cidade Nova, em Serrinha. Trata-se de Cleyan Leal, de 18 anos. Ele morava no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana. Segundo a polícia, o homem foi atingido com um tiro após tomar um carro de assalto no centro da cidade e reagir durante a abordagem policial.
O proprietário do veículo, um homem de 58 anos, foi abordado por quatro homens armados no momento em que chegava em casa e tentava estacionar o carro na garagem.
A vítima foi rendida e colocada no banco traseiro do carro. O homem se aproveitou de um momento de descuido dos criminosos e pulou do carro em movimento. Em seguida, ele acionou os policiais da 2ª CPM/Serrinha que saíram em perseguição aos bandidos. Cleyan reagiu e foi atingido no abdômen. Ele foi socorrido pela guarnição e morreu na emergência do Hospital Municipal.
Os outros conseguiram escapar do cerco policial. O carro roubado foi recuperado. Cleyan era dono de uma loja de peças automotivas no bairro da Barroquinha, em Feira de Santa, e a polícia acredita que as peças do veículo roubado seriam colocadas à venda.
Foto: Renny Maia/PCS
![]() |
| Cleyan Leal morava em Feira de Santana |
O proprietário do veículo, um homem de 58 anos, foi abordado por quatro homens armados no momento em que chegava em casa e tentava estacionar o carro na garagem.
A vítima foi rendida e colocada no banco traseiro do carro. O homem se aproveitou de um momento de descuido dos criminosos e pulou do carro em movimento. Em seguida, ele acionou os policiais da 2ª CPM/Serrinha que saíram em perseguição aos bandidos. Cleyan reagiu e foi atingido no abdômen. Ele foi socorrido pela guarnição e morreu na emergência do Hospital Municipal.
Os outros conseguiram escapar do cerco policial. O carro roubado foi recuperado. Cleyan era dono de uma loja de peças automotivas no bairro da Barroquinha, em Feira de Santa, e a polícia acredita que as peças do veículo roubado seriam colocadas à venda.
![]() |
| Assaltante morto era dono de uma loja de peças automotivas |
Foto: Renny Maia/PCS
Polícia Civil prende suspeito de tráfico de drogas no bairro da Rodagem, em Serrinha
Redação Portal Clériston Silva PCS
Cerca de 200 gramas de cocaína e uma porção de maconha foram apreendidos por policiais do Serviço de Inteligência (SI) da 15ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha), no início da noite desta quarta-feira (21), dentro de uma casa ocupada pelo suspeito de tráfico de drogas Marcos Cruz de Menezes, de 24 anos, no bairro da Rodagem, em Serrinha.
No imóvel localizado na Rua Basílio Cordeiro, também foi encontrado dinheiro, material para embalagem da droga e 13 papelotes do entorpecente prontos para a venda. Marcos Cruz foi surpreendido pelos investigadores, por volta de 19 horas, e não reagiu à prisão. A maconha e a cocaína estavam escondidos em um compartimento da casa.
Segundo apurou o delegado Henrique Morais, coordenador da 15ª Coorpin, Marcos Cruz passou a ocupar aquele imóvel, próximo a uma igreja evangélica, há sete meses. A grande movimentação de pessoas desde que ele ali se instalou chamou a atenção da polícia, que começou a investigá-lo.
Autuado em flagrante por tráfico de drogas pelo delegado Henrique Moraes, Marcos Cruz foi apresentado à imprensa, no final da operação, na sede da 15ª Coorpin, em Serrinha. O delegado Henrique Moraes investiga a procedência das drogas, bem como a participação de outras pessoas no esquema do traficante, que é oriundo de Salvador e já foi preso anteriormente pelo mesmo crime.
Cerca de 200 gramas de cocaína e uma porção de maconha foram apreendidos por policiais do Serviço de Inteligência (SI) da 15ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha), no início da noite desta quarta-feira (21), dentro de uma casa ocupada pelo suspeito de tráfico de drogas Marcos Cruz de Menezes, de 24 anos, no bairro da Rodagem, em Serrinha.
No imóvel localizado na Rua Basílio Cordeiro, também foi encontrado dinheiro, material para embalagem da droga e 13 papelotes do entorpecente prontos para a venda. Marcos Cruz foi surpreendido pelos investigadores, por volta de 19 horas, e não reagiu à prisão. A maconha e a cocaína estavam escondidos em um compartimento da casa.
Segundo apurou o delegado Henrique Morais, coordenador da 15ª Coorpin, Marcos Cruz passou a ocupar aquele imóvel, próximo a uma igreja evangélica, há sete meses. A grande movimentação de pessoas desde que ele ali se instalou chamou a atenção da polícia, que começou a investigá-lo.
Autuado em flagrante por tráfico de drogas pelo delegado Henrique Moraes, Marcos Cruz foi apresentado à imprensa, no final da operação, na sede da 15ª Coorpin, em Serrinha. O delegado Henrique Moraes investiga a procedência das drogas, bem como a participação de outras pessoas no esquema do traficante, que é oriundo de Salvador e já foi preso anteriormente pelo mesmo crime.
![]() |
| Suspeito foi preso com cocaína, maconha e dinheiro |
21 de ago. de 2013
Itaberaba: Jovem é assassinado com 10 tiros na cabeça
Redação Portal Clériston Silva PCS
Um homem identificado como Anderson Monteiro Santana, 20 anos, conhecido como “Jardel”, foi assassinado a tiros no final da manhã da última terça-feira (20) por volta das 12h20, na Rua 03 do conjunto Irmã Dulce, periferia da cidade de Itaberaba, a 240 km de Serrinha.
De acordo com informações do site Itaberaba Repórter, pelo menos 10 tiros atingiram a cabeça da vítima. Ainda segundo o site, “Jardel” tem registros de passagens por violência doméstica, roubo e ameaça. O crime será investigado pela polícia.
Foto: Itaberaba Repórter
Um homem identificado como Anderson Monteiro Santana, 20 anos, conhecido como “Jardel”, foi assassinado a tiros no final da manhã da última terça-feira (20) por volta das 12h20, na Rua 03 do conjunto Irmã Dulce, periferia da cidade de Itaberaba, a 240 km de Serrinha.
De acordo com informações do site Itaberaba Repórter, pelo menos 10 tiros atingiram a cabeça da vítima. Ainda segundo o site, “Jardel” tem registros de passagens por violência doméstica, roubo e ameaça. O crime será investigado pela polícia.
| Pelo menos 10 tiros atingiram a cabeça da vítima |
Foto: Itaberaba Repórter
Concurso do IBGE terá 432 vagas com salários de até R$ 9 mil
Redação Portal Clériston Silva PCS
A Fundação Cesgranrio foi escolhida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para organizar o concurso que terá 432 vagas para cargos de nível médio e superior. O extrato de dispensa de licitação foi divulgado no Diário Oficial da União desta terça-feira (20). A previsão é de que o edital seja divulgado na segunda semana de setembro.
Os cargos oferecidos são de analista de planejamento, gestão e infra-estrutura em informações geográficas e estatísticas (60), que é de nível superior e conta salário inicial de R$6.728,60 (podendo chegar a R$7.085,33 com aperfeiçoamento, R$7.442,06 com mestrado e R$8.303,24 com doutorado); pesquisador de informações geográficas e estatísticas (12), de nível superior e salário inicial de R$ 7.420,38 (podendo chegar a R$7.832,40 com aperfeiçoamento, R$8.606,26 com mestrado e R$9.280,45 com doutorado); técnico em informações geográficas e estatísticas (300), que exige nível médio e tem remuneração inicial de R$3.186,10; e tecnologista em informações geográficas e estatísticas (60), que é de nível superior. Todos os valores incluem o auxílio-alimentação, de R$373.
As taxas de inscrição já estão com valores pré-definidos. Serão R$50 para técnico, R$110 para analista e tecnologista e R$140 para pesquisador. As fases contam com provas objetiva, discursiva e prática, além de análise curricular, de acordo com o cargo. A contratação será sob o regime estatutário, garantindo a estabilidade do aprovado.
A Fundação Cesgranrio foi escolhida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para organizar o concurso que terá 432 vagas para cargos de nível médio e superior. O extrato de dispensa de licitação foi divulgado no Diário Oficial da União desta terça-feira (20). A previsão é de que o edital seja divulgado na segunda semana de setembro.
Os cargos oferecidos são de analista de planejamento, gestão e infra-estrutura em informações geográficas e estatísticas (60), que é de nível superior e conta salário inicial de R$6.728,60 (podendo chegar a R$7.085,33 com aperfeiçoamento, R$7.442,06 com mestrado e R$8.303,24 com doutorado); pesquisador de informações geográficas e estatísticas (12), de nível superior e salário inicial de R$ 7.420,38 (podendo chegar a R$7.832,40 com aperfeiçoamento, R$8.606,26 com mestrado e R$9.280,45 com doutorado); técnico em informações geográficas e estatísticas (300), que exige nível médio e tem remuneração inicial de R$3.186,10; e tecnologista em informações geográficas e estatísticas (60), que é de nível superior. Todos os valores incluem o auxílio-alimentação, de R$373.
As taxas de inscrição já estão com valores pré-definidos. Serão R$50 para técnico, R$110 para analista e tecnologista e R$140 para pesquisador. As fases contam com provas objetiva, discursiva e prática, além de análise curricular, de acordo com o cargo. A contratação será sob o regime estatutário, garantindo a estabilidade do aprovado.
Serrinha: Após tentar roubar carro, assaltante morre em confronto com a Polícia Militar
Redação Portal Clériston Silva PCS
Um assaltante morreu e mais três conseguiram fugir após confronto com policiais da 2ª Companhia da Polícia Militar (CPM) no bairro da Cidade Nova, em Serrinha, na noite desta terça-feira (20).
O grupo fortemente armado tentou roubar um veículo, um Cosa Sedan, placa DIZ-1916, no centro da cidade. O proprietário, um homem de 58 anos, foi abordado pelos assaltantes no momento em que tentava estacionar o carro na garagem da residência.
Dominado, o proprietário foi colocado no banco traseiro do carro e levado pelos assaltantes. Ao Portal Clériston Silva – PCS - ele disse que se aproveitou de um momento de descuido dos criminosos e pulou do carro em movimento. A vítima não ficou ferida.
A PM foi acionada e perseguiu os bandidos. Houve troca de tiros. No confronto, um assaltante foi baleado. Ele foi socorrido pelos próprios policiais no Hospital Municipal (HM) de Serrinha, mas não resistiu e morreu minutos depois. A arma do suspeito, um revólver calibre 38 foi apreendida. O corpo está no Departamento de Polícia Técnica (DPT) sem identificação.
Os outros três suspeitos conseguiram fugir e entrar em um matagal. O carro foi recuperado.
Viaturas da Companhia de Emprego Tático Operacional realizaram buscas pela região, mas não localizou os assaltantes. O caso foi registrado na Delegacia Territorial.
![]() |
| Corpo está no DPT sem identificação |
O grupo fortemente armado tentou roubar um veículo, um Cosa Sedan, placa DIZ-1916, no centro da cidade. O proprietário, um homem de 58 anos, foi abordado pelos assaltantes no momento em que tentava estacionar o carro na garagem da residência.
Dominado, o proprietário foi colocado no banco traseiro do carro e levado pelos assaltantes. Ao Portal Clériston Silva – PCS - ele disse que se aproveitou de um momento de descuido dos criminosos e pulou do carro em movimento. A vítima não ficou ferida.
A PM foi acionada e perseguiu os bandidos. Houve troca de tiros. No confronto, um assaltante foi baleado. Ele foi socorrido pelos próprios policiais no Hospital Municipal (HM) de Serrinha, mas não resistiu e morreu minutos depois. A arma do suspeito, um revólver calibre 38 foi apreendida. O corpo está no Departamento de Polícia Técnica (DPT) sem identificação.
Os outros três suspeitos conseguiram fugir e entrar em um matagal. O carro foi recuperado.
Viaturas da Companhia de Emprego Tático Operacional realizaram buscas pela região, mas não localizou os assaltantes. O caso foi registrado na Delegacia Territorial.
Vereadora e chefe de gabinete de Laje tem carro roubado durante assalto
Redação Portal Clériston Silva PCS
O carro da vereadora do município de Laje, localizado a 235 quilômetros de Serrinha, foi levado durante um assalto na noite desta terça-feira (20). O crime aconteceu por volta das 22h, enquanto a vereadora do PT do B, Eliene Batista, e a chefe de gabinete da prefeitura, Carol Pereira, voltavam para casa.
De acordo com informações da Polícia Militar de Laje, o Crossfox da vereadora foi cercado quando ela diminuiu a velocidade do veículo para passar por uma lombada na entrada da cidade.
A vereadora e a chefe de gabinete são amigas, e retornavam juntas da faculdade. Cinco homens em uma Toyota Hilux tomaram o carro da vereadora Eliene de assalto, e abandonaram as duas mulheres na rodovia. Elas não ficaram feridas durante a ação.
Tanto a chefe do gabinete quanto a vereadora foram ouvidas pela polícia na manhã desta quarta-feira (21). A PM de Mutuípe realiza buscas na região, mas até o momento nem os veículos nem os cinco homens foram localizados.
O carro da vereadora do município de Laje, localizado a 235 quilômetros de Serrinha, foi levado durante um assalto na noite desta terça-feira (20). O crime aconteceu por volta das 22h, enquanto a vereadora do PT do B, Eliene Batista, e a chefe de gabinete da prefeitura, Carol Pereira, voltavam para casa.
De acordo com informações da Polícia Militar de Laje, o Crossfox da vereadora foi cercado quando ela diminuiu a velocidade do veículo para passar por uma lombada na entrada da cidade.
A vereadora e a chefe de gabinete são amigas, e retornavam juntas da faculdade. Cinco homens em uma Toyota Hilux tomaram o carro da vereadora Eliene de assalto, e abandonaram as duas mulheres na rodovia. Elas não ficaram feridas durante a ação.
Tanto a chefe do gabinete quanto a vereadora foram ouvidas pela polícia na manhã desta quarta-feira (21). A PM de Mutuípe realiza buscas na região, mas até o momento nem os veículos nem os cinco homens foram localizados.
Manifestantes fecham a BR-116 por emancipação política de Caldas do Jorro
Redação Portal Clériston Silva PCS
Manifestantes fecham a BR-116, próximo ao município de Tucano, na Bahia, desde as 5h desta quarta-feira (21), informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo as equipes que acompanham a mobilização, um longo congestionamento se forma na região, tanto no sentido Norte quanto Sul da rodovia. Às 11h, o congestionamento já passava de 10 Km nos dois sentidos da BR-116.
O grupo pede a emancipação política de Caldas do Jorro, distrito de Tucano. "A iniciativa é para que aconteça o plebiscito em função da emancipação política de Caldas do Jorro. Lutamos pela independência de nosso distrito, pela criação de mais um município. Hoje temos quase o mesmo tamanho da sede [Tucano], nós temos potencial para crescer e em função de estar atrelado a Tucano isso não é possível", diz o vereador Romilson Oliveira, que apoia o movimento.
O secretário de administração de Tucano, Stefan Sandes, não comentou o assunto porque passou a manhã em reunião.
Em Jacobina, a 203 quilômetros de Serrinha, moradores fecham a BR-324 em protesto contra a morte de uma adolescente na rodovia na última segunda-feira (19). Tais Nunes do Amaral estava em um ônibus intermunicipal da Hilla Transporte que capotou e caiu em uma ribanceira. Os manifestantes pedem melhorias no transporte coletivo e obras na rodovia. Apenas ambulâncias têm a passagem pelo bloqueio permitida.
Foto: site Bode Assado
Manifestantes fecham a BR-116, próximo ao município de Tucano, na Bahia, desde as 5h desta quarta-feira (21), informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo as equipes que acompanham a mobilização, um longo congestionamento se forma na região, tanto no sentido Norte quanto Sul da rodovia. Às 11h, o congestionamento já passava de 10 Km nos dois sentidos da BR-116.
O grupo pede a emancipação política de Caldas do Jorro, distrito de Tucano. "A iniciativa é para que aconteça o plebiscito em função da emancipação política de Caldas do Jorro. Lutamos pela independência de nosso distrito, pela criação de mais um município. Hoje temos quase o mesmo tamanho da sede [Tucano], nós temos potencial para crescer e em função de estar atrelado a Tucano isso não é possível", diz o vereador Romilson Oliveira, que apoia o movimento.
O secretário de administração de Tucano, Stefan Sandes, não comentou o assunto porque passou a manhã em reunião.
Em Jacobina, a 203 quilômetros de Serrinha, moradores fecham a BR-324 em protesto contra a morte de uma adolescente na rodovia na última segunda-feira (19). Tais Nunes do Amaral estava em um ônibus intermunicipal da Hilla Transporte que capotou e caiu em uma ribanceira. Os manifestantes pedem melhorias no transporte coletivo e obras na rodovia. Apenas ambulâncias têm a passagem pelo bloqueio permitida.
![]() |
| Na BR-116, manifestantes pedem a emancipação do distrito de Caldas do Jorro |
Foto: site Bode Assado
Rodoviários fazem paralisação por tempo indeterminado em Alagoinhas
Redação Portal Clériston Silva PCS
Após uma assembleia realizada no início da manhã desta quarta-feira (21), os trabalhadores das empresas de ônibus urbano de Alagoinhas resolveram paralisar as atividades. A parada, segundo o Sindicato dos Rodoviários de Alagoinhas (Sindrala), é por conta de mais de três meses de negociações frustradas com os sindicatos patronais na Campanha Salarial 2013.
Segundo o presidente do Sindrala, Gilberto Martins, a greve tem 100% de adesão dos trabalhadores de todas as empresas que atuam no município. Com isso, cerca de 200 ônibus que rodam na cidade ficarão parados até que os empresários apresentem contraproposta que atenda aos pedidos da categoria.
Eles reivindicam 15% de reajuste salarial e o mesmo percentual no ticket alimentação e no plano de saúde, além de cláusulas sociais. Os rodoviários decidiram que a greve será mantida por tempo indeterminado e uma nova assembleia está marcada para ser realizada nesta quinta-feira (22).
Após uma assembleia realizada no início da manhã desta quarta-feira (21), os trabalhadores das empresas de ônibus urbano de Alagoinhas resolveram paralisar as atividades. A parada, segundo o Sindicato dos Rodoviários de Alagoinhas (Sindrala), é por conta de mais de três meses de negociações frustradas com os sindicatos patronais na Campanha Salarial 2013.
Segundo o presidente do Sindrala, Gilberto Martins, a greve tem 100% de adesão dos trabalhadores de todas as empresas que atuam no município. Com isso, cerca de 200 ônibus que rodam na cidade ficarão parados até que os empresários apresentem contraproposta que atenda aos pedidos da categoria.
Eles reivindicam 15% de reajuste salarial e o mesmo percentual no ticket alimentação e no plano de saúde, além de cláusulas sociais. Os rodoviários decidiram que a greve será mantida por tempo indeterminado e uma nova assembleia está marcada para ser realizada nesta quinta-feira (22).
20 de ago. de 2013
Santa Bárbara: Capotamento deixa um morto e dois feridos na BR-116
Redação Portal Clériston Silva PCS
Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas no capotamento de um caminhão, placa NVI-6290, licença de Itabaianinha/SE, na BR-116, entre Serrinha e Santa Bárbara.
Segundo informações levantadas pelo Portal Clériston Silva – PCS – junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do caminhão Adriano da Cruz Oliveira, de 31 anos, bateu no fundo de um Celta, placa JPM-7558, licença de Serrinha, perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou em uma ribanceira de aproximadamente 15 metros.
O acidente aconteceu por volta das 12h30m desta terça-feira (20). O motorista e um passageiro, que até o momento não foi identificado, ficaram presos debaixo do caminhão e foram resgatados depois de uma hora de trabalho pelo Corpo de Bombeiros. Os dois foram levados para o Hospital Municipal de Santa Bárbara. Apesar da gravidade do acidente, eles não correm risco de morte.
O terceiro ocupante do caminhão, que também não foi identificado, não resistiu e morreu preso às ferragens. A polícia informou que as vítimas são da cidade de Cardeal da Silva, na região nordeste da Bahia, e retornavam de Serrinha quando se envolveram no acidente. “Segundo o motorista, eles trouxeram uma carga de bloco para Serrinha e já estavam retornando para a cidade de origem”, comentou um patrulheiro da PRF.
Os ocupantes do Celta não se feriram. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia Territorial (DT) de Santa Bárbara.
Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas no capotamento de um caminhão, placa NVI-6290, licença de Itabaianinha/SE, na BR-116, entre Serrinha e Santa Bárbara.
Segundo informações levantadas pelo Portal Clériston Silva – PCS – junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do caminhão Adriano da Cruz Oliveira, de 31 anos, bateu no fundo de um Celta, placa JPM-7558, licença de Serrinha, perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou em uma ribanceira de aproximadamente 15 metros.
O acidente aconteceu por volta das 12h30m desta terça-feira (20). O motorista e um passageiro, que até o momento não foi identificado, ficaram presos debaixo do caminhão e foram resgatados depois de uma hora de trabalho pelo Corpo de Bombeiros. Os dois foram levados para o Hospital Municipal de Santa Bárbara. Apesar da gravidade do acidente, eles não correm risco de morte.
O terceiro ocupante do caminhão, que também não foi identificado, não resistiu e morreu preso às ferragens. A polícia informou que as vítimas são da cidade de Cardeal da Silva, na região nordeste da Bahia, e retornavam de Serrinha quando se envolveram no acidente. “Segundo o motorista, eles trouxeram uma carga de bloco para Serrinha e já estavam retornando para a cidade de origem”, comentou um patrulheiro da PRF.
Os ocupantes do Celta não se feriram. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia Territorial (DT) de Santa Bárbara.
| Caminhão bateu no fundo de um Celta e caiu na ribanceira |
| Acidente aconteceu na BR-116, entre Serrinha e Santa Bárbara |
| Motorista Adriano da Cruz ficou preso às ferragens |
| Motorista foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros |
| Passageiro também foi resgatado com vida e levado para o hospital |
| Vítima ainda não identificada não resistiu e morreu no local |
| Caminhão caiu em uma ribanceira de 15 metros, aproximadamente |
| Caminhão retornava de Serrinha para Cardeal da Silva |
| Os feridos não correm risco de morte |
Corpo de motorista morto em acidente na BR-116 é enterrado em Serrinha
Redação Portal Clériston Silva PCS
Foi sepultado na manhã desta terça-feira, 20, em Serrinha, o corpo de Manassés Lopes de Oliveira, de 33 anos, morto em um acidente na BR-116, próximo ao município de Santa Bárbara, na madrugada de segunda-feira, 19.
Familiares e amigos acompanharam o velório, que começou às 20h de segunda-feira, 19, no templo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Serrinha.
O corpo ficou no local até as 11h desta terça-feira, 20, quando foi levado para o cemitério paroquial.
De acordo com a família, Manassés havia passado o dia com os dois filhos em um parque aquático na cidade de Pojuca, na região metropolitana de Salvador, e estava retornando para Serrinha. O acidente aconteceu por volta de 00h30.
Ele dirigia um Celta, placa NTO-0538, e bateu de frente com um caminhão baú. Por causa do impacto, o caminhão tombou na pista. O corpo de Manassés ficou preso às ferragens, sendo necessário a intervenção da equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate.
As causas do acidente ainda não foram esclarecidas, mas a suspeita inicial é que ele tenha cochilado ao volante. “Eu notei de longe que ele estava ‘comendo facha’. Meu filho também viu, mas quando eu tentei me aproximar para alertá-lo, ele entrou de vez na contramão. Ai não teve mais jeito”, comentou um motorista que vinha logo atrás e presenciou o acidente.
O condutor da carreta sofreu ferimentos leves e permaneceu no local até a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ele foi conduzido para prestar esclarecimentos na delegacia de Santa Bárbara.
Manassés Lopes de Oliveira era filho de Otilone Lopes, pastor da Assembléia de Deus e presidente do projeto Monte Moriá Intercessão.
Foi sepultado na manhã desta terça-feira, 20, em Serrinha, o corpo de Manassés Lopes de Oliveira, de 33 anos, morto em um acidente na BR-116, próximo ao município de Santa Bárbara, na madrugada de segunda-feira, 19.
Familiares e amigos acompanharam o velório, que começou às 20h de segunda-feira, 19, no templo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Serrinha.
O corpo ficou no local até as 11h desta terça-feira, 20, quando foi levado para o cemitério paroquial.
De acordo com a família, Manassés havia passado o dia com os dois filhos em um parque aquático na cidade de Pojuca, na região metropolitana de Salvador, e estava retornando para Serrinha. O acidente aconteceu por volta de 00h30.
Ele dirigia um Celta, placa NTO-0538, e bateu de frente com um caminhão baú. Por causa do impacto, o caminhão tombou na pista. O corpo de Manassés ficou preso às ferragens, sendo necessário a intervenção da equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate.
As causas do acidente ainda não foram esclarecidas, mas a suspeita inicial é que ele tenha cochilado ao volante. “Eu notei de longe que ele estava ‘comendo facha’. Meu filho também viu, mas quando eu tentei me aproximar para alertá-lo, ele entrou de vez na contramão. Ai não teve mais jeito”, comentou um motorista que vinha logo atrás e presenciou o acidente.
O condutor da carreta sofreu ferimentos leves e permaneceu no local até a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ele foi conduzido para prestar esclarecimentos na delegacia de Santa Bárbara.
Manassés Lopes de Oliveira era filho de Otilone Lopes, pastor da Assembléia de Deus e presidente do projeto Monte Moriá Intercessão.
![]() |
| Celta bateu de frente com uma caminhão perto de Santa Bárbara |
Serrinha: Funcionários de fábrica de calçados fecham rodovia para protestar contra atraso salarial
Redação Portal Clériston Silva PCS
Cerca de 700 trabalhadores da empresa de calçados Via Uno de Serrinha paralisaram as atividades e protestaram na manhã desta segunda-feira (19) na BR-116/Norte contra atrasos salariais e irregularidades trabalhistas que, segundo eles, têm sido cometidas pela empresa.
O protesto que ocorreu nas proximidades da Cerâmica Queiroz paralisou o trânsito e provocou um extenso engarrafamento. Os manifestantes queimaram pneus e pedaços de madeira.
A manifestação chegou ao fim após o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso (PT), comparecer até o local e conversar com os trabalhadores. “Ouvi as reivindicações dos funcionários da Via Uno e vou sentar com os diretores da fábrica para discutir a problemática”, disse o prefeito.
De acordo com os trabalhadores, o salário que deveria ser depositado no final de cada mês está sendo pago em quatro parcelas. E alguns funcionários estão desde o mês de junho sem receber seus vencimentos.
Os funcionários acusam ainda a empresa de não depositar o FGTS desde outubro do ano passado, apesar de efetuar o desconto relativo ao benefício.
No final do ano passado, a companhia deu férias coletivas aos 650 funcionários e ameaçou fechar as portas. Esta semana alguns trabalhadores receberam férias de 15 dias. A Via Uno é da cidade de Caxias do Sul (RS).
Na Bahia, a empresa tem unidades fabris em Valente, Conceição do Coité e Serrinha.


Foto: Araketu
O protesto que ocorreu nas proximidades da Cerâmica Queiroz paralisou o trânsito e provocou um extenso engarrafamento. Os manifestantes queimaram pneus e pedaços de madeira.
A manifestação chegou ao fim após o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso (PT), comparecer até o local e conversar com os trabalhadores. “Ouvi as reivindicações dos funcionários da Via Uno e vou sentar com os diretores da fábrica para discutir a problemática”, disse o prefeito.
De acordo com os trabalhadores, o salário que deveria ser depositado no final de cada mês está sendo pago em quatro parcelas. E alguns funcionários estão desde o mês de junho sem receber seus vencimentos.
Os funcionários acusam ainda a empresa de não depositar o FGTS desde outubro do ano passado, apesar de efetuar o desconto relativo ao benefício.
No final do ano passado, a companhia deu férias coletivas aos 650 funcionários e ameaçou fechar as portas. Esta semana alguns trabalhadores receberam férias de 15 dias. A Via Uno é da cidade de Caxias do Sul (RS).
Na Bahia, a empresa tem unidades fabris em Valente, Conceição do Coité e Serrinha.
Adolescente morre em capotamento de ônibus na BR-324, em Jacobina
Redação Portal Clériston Silva PCS
Uma adolescente de 14 anos morreu em um acidente de ônibus na BR-324, em Jacobina, no final da tarde desta segunda-feira (19), segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Tais Nunes do Amaral morreu no local depois que um ônibus intermunicipal da Hilla Transporte capotou e caiu em uma ribanceira.
Segundo a PRF, o acidente aconteceu na altura do KM 290 da rodovia, que faz parte do perímetro urbano da cidade. O ônibus de placa DBM-6941 seguia no sentido Centro de Jacobina até Mirangaba quando o motorista perdeu o controle da direção e capotou. A causa do acidente ainda é investigada.
Além da vítima fatal, que morreu esmagada, dez pessoas ficaram feridas. Foi preciso um guincho ajudar no resgate das vítimas, já que algumas ficaram presas nas ferragens e debaixo do veículo.
Ficaram feridos Maria Souza da Silva, Maria B. Oliveira, Florisvaldo Nunes de Santana, Aurélia da Costa, Vera Lúcia N. Silva, Clodoaldo Lima Barreto, Poliana da Silva Oliveira, José Ferreira da Silva Neto, Mariana Santos Vieira e Renilde Alves de Oliveira. Todos foram levados ao Hospital de Jacobina.
A Polícia Civil da cidade irá investigar o acidente.
Foto: Augusto Urgente
Uma adolescente de 14 anos morreu em um acidente de ônibus na BR-324, em Jacobina, no final da tarde desta segunda-feira (19), segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Tais Nunes do Amaral morreu no local depois que um ônibus intermunicipal da Hilla Transporte capotou e caiu em uma ribanceira.
Segundo a PRF, o acidente aconteceu na altura do KM 290 da rodovia, que faz parte do perímetro urbano da cidade. O ônibus de placa DBM-6941 seguia no sentido Centro de Jacobina até Mirangaba quando o motorista perdeu o controle da direção e capotou. A causa do acidente ainda é investigada.
Além da vítima fatal, que morreu esmagada, dez pessoas ficaram feridas. Foi preciso um guincho ajudar no resgate das vítimas, já que algumas ficaram presas nas ferragens e debaixo do veículo.
Ficaram feridos Maria Souza da Silva, Maria B. Oliveira, Florisvaldo Nunes de Santana, Aurélia da Costa, Vera Lúcia N. Silva, Clodoaldo Lima Barreto, Poliana da Silva Oliveira, José Ferreira da Silva Neto, Mariana Santos Vieira e Renilde Alves de Oliveira. Todos foram levados ao Hospital de Jacobina.
A Polícia Civil da cidade irá investigar o acidente.
| Ônibus capotou e caiu de ribanceira, segundo PRF |
![]() |
| A Polícia Civil da cidade irá investigar o acidente |
| Tais Nunes do Amaral morreu no local |
Assinar:
Postagens (Atom)

.jpg)























