NOVA PÁGINA WEB

NOVA PÁGINA WEB
cleristonsilva.com

20 de ago. de 2013

Polícia divulga imagem de execução de segurança em Conceição do Coité

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Para não chamar a atenção, assassino finge ser cliente
Câmeras de segurança de um posto de gasolina registraram a execução do segurança Demétrius Barbosa de Oliveira, de 38 anos, na noite deste domingo (18). O crime aconteceu na cidade de Conceição do Coité, na região do sisal, a 39 km de Serrinha.

As imagens foram divulgadas nesta segunda-feira (19) pela Polícia Civil.

Nas imagens, o segurança é visto sentado em uma moto Honda, modelo Biz, provavelmente conversando ao telefone, quando um homem, que havia acabado de comprar um litro de gasolina e colocado em um recipiente de plástico, se aproxima e efetua disparos contra ele, que cai no chão.

Em seguida, ele foge correndo, olhando pra trás e atirando e desaparece do alcance das câmeras. O crime aconteceu às 19h22m, horário de movimentação no local.

Logo após os disparos, três pessoas se aproximam da vítima e acionam a equipe de socorro que chega seis minutos depois, porém o segurança já está morto.

A Delegacia Territorial (DT) de Conceição do Coité informou que abriu inquérito para investigar o assassinato. Demétrius era funcionário de uma empresa de segurança, mas nas horas vagas fazia serviço extra para alguns comerciantes da cidade.

Veja no vídeo o momento do crime

Pedreiro morre soterrado após deslizamento de terra em Mutuípe

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um homem morreu soterrado durante um desabamento na BR-420 na tarde deste domingo (18), no município de Mutuípe, localizado a 244 quilômetros de Serrinha. O acidente aconteceu por volta das 14h na altura do km 257 da rodovia, que fica dentro de uma área urbana.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), moradores da região trabalhavam em uma construção irregular, escavando às margens da BR-420 para construírem casas no local, quando o asfalto cedeu e soterrou uma pessoa.

A vítima, de acordo com a polícia se chamava Bartolomeu Oliveira Sousa e era pedreiro, não resistiu e morreu durante o desabamento. A continuidade da obra tinha sido interrompida, por já ter desabado no início do mês de agosto e interrompido o fluxo de veículos em um dos lados da rodovia.

Metade do asfalto cedeu e a outra metade rachou durante o desabamento deste domingo (18). Ainda conforme a PRF, o tráfego de veículos foi interditado completamente desde ontem. O trânsito, não entanto, não é complicado na região porque o fluxo de veículos não é grande na rodovia, situada dentro da cidade de Mutuípe.

As rodovias federais baianas registraram 37 acidentes de trânsito com 20 feridos e três mortes nas últimas 24 horas.

Moradores da região escavavam às margens da rodovia para construção irregular

Terra deslizou de encosta na tarde de domingo (18), às margens da BR-420
Foto: Almeida Notícias

Descoberto esquema de desvio de combustível em Caldeirão Grande

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um esquema de venda de combustível roubado foi descoberto em Caldeirão Grande, por investigadores da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jacobina), que prenderam, na quinta-feira (15), o motorista pernambucano Tácio Leiva Barbosa Gomes, de 36 anos, que transportava o produto para um depósito clandestino localizado no distrito de Vila Cardoso.

José de Jesus Ribeiro, 77, proprietário do depósito, localizado às margens da BR-407, também foi preso por revender o combustível desviado, cuja procedência é investigada.

Ao apurar indícios do crime, a equipe do delegado Fábio Santos da Silva, coordenador da 16ª Coorpin, averiguou que alguns motoristas de caminhões estacionavam no depósito clandestino e descarregavam ali vasilhames repletos de combustível, que tinham escondido nas cabines dos veículos. A polícia suspeita que o produto era subtraído dos tanques durante o trajeto entre a refinaria e o destino final.

Conduzidos para a Delegacia Territorial (DT) de Caldeirão Grande, cidade que fica a 226 km de Serrinha, Tácio Leiva e José de Jesus foram interrogados pelo delegado titular Cézar Romero, que investiga a participação de outros motoristas e comerciantes de combustíveis da região no esquema. Os cerca de 300 litros de combustível apreendidos durante a operação foram encaminhados para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Jacobina.

Esquema foi descoberto por investigadores da 16ª Coorpin

Campo de produção garante sementes de feijão a agricultores de Sátiro Dias

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Para garantir sementes de alta qualidade genética a agricultores familiares do estado, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), responsável pela execução do Programa Semeando, desenvolve um trabalho voltado para a produção e distribuição de sementes de qualidade, além de capacitação de técnicos e agricultores, visando à formação de bancos de sementes comunitários. É o que acontece na comunidade Cidade de Deus, localizada no município de Sátiro Dias.

O trabalho na Cidade de Deus é desenvolvido em parceria com a Cooperativa Agroindustrial da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cooadmi), que assinou um acordo de cooperação técnica com a EBDA. Nesta localidade, há três campos de produção de sementes de feijão, sendo um campo de feijão BRS Pontal – onde estão plantados 20 hectares, que darão uma produção de 20 toneladas –, um campo com mais 30 hectares da variedade BRS Guariba e mais um, de 12 hectares, com a variedade BRS Nova Era. As variedades usadas são tolerantes ao ataque de doenças e pragas, além de serem de alto potencial genético, físico e fisiológico.

De acordo com o engenheiro agrônomo da EBDA, Eli Santana, o trabalho de implantação de um campo começa com reuniões entre a empresa e as associações e cooperativas de agricultores familiares. O segundo passo é a realização de palestras e cursos sobre a produção de sementes, como preparo do solo, plantio, tratos culturais e fitossanitários, colheita e beneficiamento.

Segundo Santana, o programa é fundamental para garantir autonomia ao agricultor, no que diz respeito à produção de sementes de qualidade. “É uma ação singular que insere os agricultores familiares no sistema de produção de sementes. Antes, eles compravam sementes de outros estados brasileiros, e às vezes elas vinham contaminadas. Agora, sendo produzidas aqui na Bahia, a probabilidade de se ter sementes de alto padrão é maior, no que diz respeito à sanidade, pureza física e genética”.

O secretário-executivo da Cooadmi, Antônio Matos, afirmou que na Cidade de Deus aproximadamente 40 famílias são beneficiadas com a ação. Para ele, o programa é de grande valia para o agricultor familiar, “pois, além de ser uma iniciativa de cunho social, viabiliza a capacitação e o interesse dos agricultores na produção das sementes que eles mesmos vão utilizar. São sementes adaptadas ao semiárido, e este diferencial nos rende resultados importantes nas safras”.

A expectativa é de que, ainda neste mês, coincidindo com o calendário agrícola, seja iniciada a colheita das sementes que serão distribuídas para o plantio da safra de verão, que começa em outubro próximo.

O programa na Bahia - O Semeando atende a agricultores dos 417 municípios baianos e, até o momento, em torno de um milhão de famílias já foram beneficiadas com a ação (com repetição). Só na safra de inverno deste ano foram disponibilizados mais de 962 mil quilos de sementes de feijão e de milho.

Até o final de 2014, a EBDA pretende distribuir a agricultores familiares mais de 2.500 toneladas de sementes de feijão, milho, mamona e sorgo, além de produzir mais de 60% das sementes que serão distribuídas nas duas safras de 2014. Este trabalho será ampliado com a disponibilização de sementes de gramíneas forrageiras (capim), para a recuperação de pastagens degradadas pela seca, em áreas de agricultores familiares.

19 de ago. de 2013

Acidente com caminhão em Tucano deixa um morto

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um acidente com um caminhão na madrugada desta segunda-feira (19), no quilômetro 252 da BR-116, sentido sul, nas imediações de uma localidade conhecida como Canabrava, na cidade de Tucano, levou a óbito o caminhoneiro de prenome Rogério.

Segundo informações, o motorista, que seguia com carga de cal para Salvador, cochilou ao volante, saiu da pista e quando tentou retomar o trajeto perdeu o controle e capotou. Por volta das 8h, uma equipe da Polícia Técnica chegou ao local.

Foto: Portal Tucano

Irmãs queimadas em atentado estão lúcidas e não correm risco de morte

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Vítima de atentado se recupera de queimaduras
As duas irmãs que estão internadas no Hospital Geral do Estado (HGE) após o atentado a bomba em Jacobina, norte da Bahia, não correm mais riscos de morte. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19), pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Segundo a Sesab, as irmãs já foram transferidas para a enfermaria do setor de queimados do hospital. Ambas as jovens estão lúcidas, informou a secretaria. Apesar da melhora, ainda não há previsão de alta médica. A Sesab informou que o estado de uma das jovens ainda inspira cuidados por conta da área queimada ter sido considerada extensa. A Secretaria não tem informações sobre o percentual de queimaduras no corpo das jovens.

Investigações - O suspeito de ser o responsável pelo atentado, que deixou seis pessoas feridas, confessou o crime para o delegado José Rogério na terça-feira (13). O rapaz tem 19 anos e é ex-namorado de uma das vítimas.

"Ele foi preso com mandado de prisão. Recebemos as informações através dos depoimentos das testemunhas e foi-se visualizando os traços característicos dele. Após a prisão, ele contou o passo a passo do crime, até o momento da conclusão", relatou o delegado, após o depoimento.

Segundo a polícia, o crime, que ocorreu no dia 9 de agosto, foi passional. "Ele não aceitou que ela [ex-namorada] o largasse. Ele já jogou uma moto contra ela. A ameaçava. Ele disse que a mataria se ela conseguisse outro namorado", acrescentou o delegado José Rogério.

A polícia conta que o homem utilizou uma garrafa de refrigerante com gasolina como bomba. "No dia do fato, ele passou a procurá-la [a ex-namorada] o dia inteiro. A partir das 8h, começou a ligar e monitorá-la. Quando viu o carro do pai dela parado, foi aí que ele sentou na escadaria da lanchonete e começou a montar o artefato. Foi uma garrafa de guaraná cheia de gasolina em que ele amarrou uma bomba junina. Depois ele ficou embaixo de uma árvore, olhou onde ela [a ex-namorada] estava sentada, acendeu e arremessou. A intenção era atingir. A intenção dele era matar", descreveu.

Vítima de atentado mostra queimaduras nas pernas
A polícia descarta o envolvimento de outras pessoas no crime. O delegado quer ainda ouvir duas vítimas e receber o laudo da perícia para concluir o inquérito. "O caso está concluído. Autoria, materialidade, os prontuários médicos, os depoimentos colhidos. Ele vai responder por explosão, na modalidade qualificada, porque era aberta ao público e por homicídio duplamente qualificado na modalidade atentado", afirmou.

Relato da vítima - “Eu estou viva. As cicatrizes, com o tempo, passam. Eu queria agradecer muito ao apoio dos meus amigos, que em todo o momento me ligavam. Foi muito importante, foi muito bom”, disse Roberta Coelho, com marcas no rosto e no corpo.

"Eu me recordo muito das meninas, principalmente da força. A menina de 9 anos com praticamente 80 % do corpo queimado, ela em nenhum momento chorava lá no hospital. Ela dava força para todo mundo e estava muito preocupada com o pai. Ela perguntava se estávamos bem. Camila [outra vítima], estava mais nervosa, com a boca cheia de sangue e muito queimada também”, contou.

Outra vítima, que prefere não se identificar, protegeu Rebeca durante a explosão. As marcas ficaram no corpo, no braço e na perna.

“Foi rápido demais, só deu tempo de ver a bomba e minha amiga que estava perto de mim, eu peguei no pescoço dela e joguei meu corpo em cima do dela, para proteger. Me recordo que, quando olhei para trás, vi a menina, a mais velha de 18 anos, pegando fogo nas mãos e o pai, que já tinha saído, retornou para pegar a criança, que estava se batendo, sem chorar nem nada, só se batendo. E ele saiu com a menina na mão e depois não me lembro de mais nada, só de estar no hospital”, conta. (G1)

Chefe da guarda e filho sofrem atentado em Ponto Novo

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O chefe da Guarda Municipal em Ponto Novo e o filho sofreram um atentado no domingo (18) em Novo Ponto, município que fica há 200 km de Serrinha.

De acordo com a polícia, o servidor municipal identificado como Railson foi ferido por disparos de arma de fogo. O filho, conhecido como “Juninho do Grau”, também foi ferido, mas não resistiu aos ferimentos.

O crime aconteceu no Bairro do Contorno, quando os dois estavam em frente ao bar do “Bolinha”. Dois elementos, ainda não identificados, chegaram de moto atirando contra os dois, Juninho morreu no local. 

Testemunhas teriam relatado que Railson sacou uma arma e trocou tiro com os bandidos, mas foi baleado no braço e na virilha. Socorrido, ele recebeu os primeiros atendimentos no Hospital Nossa Senhora de Fátima e foi transferido por uma equipe do Samu para Senhor do Bonfim onde deve passar por cirurgia nesta segunda-feira (19).

O corpo do jovem foi levado para do Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Senhor do Bonfim. As informações são do site Notícias do Interior.

Carro e carreta batem de frente na BR-116, em Santa Bárbara e motorista morre na hora

Redação Portal Clériston Silva PCS 

BR-116 (imagem ilustrativa)
Um homem morreu em um acidente envolvendo uma carreta e um Celta na madrugada desta segunda-feira (19). O acidente aconteceu na BR-116, a 7 quilômetros de Santa Bárbara.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo tipo Celta de cor cinza colidiu de frente com a carreta por volta de 00h30m. As circunstâncias do acidente são desconhecidas.

Manases Lopes de Oliveira, de 33 anos, retornava da cidade de Pojuca para Serrinha. Ele estava sozinho no carro e morreu na hora. O corpo ficou preso às ferragens, sendo necessário a intervenção da equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate.

 O condutor da carreta permaneceu no local e acionou a PRF. Ele foi conduzido para prestar esclarecimentos na delegacia de plantão, em Santa Bárbara.

Homem é assassinado a tiros na Praça da Bíblia em Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um homem de 37 anos foi assassinado com cerca de 10 tiros na noite deste domingo (18) na Avenida Manoel Novais, em Serrinha.

De acordo com informações colhidas no local pelo Portal Clériston Silva – PCS – José Domingos Lopes estava sentado em um banco da Praça J. J. Seabra, a conhecida Praça da Bíblia, quando foi surpreendido. O suspeito efetuou vários disparos nas costas da vítima e fugiu a pé.

O crime aconteceu por volta das 19h50m. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ainda de acordo com informações levantadas pelo PCS, Domingos havia saído de casa para buscar a esposa e os filhos que participavam de um culto evangélico quando foi assassinado.

A Polícia Civil está investigando o caso, mas ainda não tem informações sobre o suspeito, nem sobre o que teria motivado o crime.

Tiros – Minutos antes do crime, um homem armado disparou cerca de cinco tiros na Praça Morena Bela. O alvo do atentado que ocorreu durante uma festa realizada no local é desconhecido. Ninguém se feriu.

Crime aconteceu na noite deste domingo (18) na Praça da Bíblia

Domingos esperava a esposa na frente de uma igreja quando foi morto

Segurança é morto em posto de combustível em Conceição do Coité

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O segurança Demétrius Barbosa de Oliveira, 38 anos, foi assassinado em um posto de combustível localizado no município de Conceição do Coité, na noite deste sábado (16).

Segundo informações da Central de Comunicação do 16º BPM/Serrinha, um homem teria surpreendido Demétrius com tiros por volta das 19h18m. O crime ocorreu na BA-409, próximo ao entroncamento que dá acesso ao distrito de Salgadália.

Segundo a polícia, as câmeras de segurança de um posto de gasolina registraram a execução. Nas imagens, o segurança é visto sentado em uma motocicleta Honda Biz conversando ao telefone quando um homem se aproxima e efetua disparos contra ele, que cai no chão. Em seguida, o criminoso foge correndo.

Agentes da Polícia Civil colheram informações no local e tentam identificar o criminoso através das imagens do circuito de segurança. O caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Conceição do Coité, mas até o momento não há informações sobre a motivação do crime.

Foto: Calila Noticias

18 de ago. de 2013

Ex-prefeito de Jacobina é punido por não constituir Comissão de Governo

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) opinou, nesta quinta-feira (15), pela procedência parcial da denúncia formulada contra a Prefeitura de Jacobina, na gestão de Rui Rei Matos Macedo (PMDB), por irregularidades cometidas em sua administração, no exercício de 2008.

A denúncia apontou diversas impropriedades, entre elas: descumprimento da Resolução nº 1270/2008 quanto à constituição da Comissão de Transmissão do Governo; falta de recolhimento de valores devidos à Caixa Econômica Federal relativos a descontos de parcelas de empréstimos consignados de servidores; apagamento das memórias de todos os computadores; falta de recolhimento de contribuições ao PASEP; ausência, na sede da Prefeitura, de diversos Livros Fiscais e Contábeis.

O ex-prefeito se defendeu alegando que baixou o Decreto nº 337, de 28/11/2008, constituindo Comissão para proceder a transmissão de Governo, deixando na Prefeitura todos os documentos, livros e publicação, que obrigatoriamente deveria disponibilizar ao sucessor. A relatoria contestou a defesa, ressaltando que o documento juntado estava apócrifo e sem qualquer indicação de sua publicação. O relator, Conselheiro Raimundo Moreira, imputou multa no valor de R$ 3 mil ao gestor, que ainda pode recorrer da decisão.

17 de ago. de 2013

Feira de Santana: Polícia prende dois e apreende modelos de fuzis usados nos EUA e na Rússia

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Dois homens foram presos em flagrante na madrugada desta sexta-feira (16) acusados de participar de uma quadrilha de assalto a bancos no interior do estado. A polícia também apreendeu dois fuzis de modelos utilizados pelas tropas dos EUA e da Rússia. As armas estavam em Humildes, distrito de Feira de Santana, onde um dos presos foi detido. O outro suspeito foi preso no bairro de Santa Mônica, em Feira.

Segundo a polícia, o HK-47, usado pelo exército russo, e o M4, usado por marines americanos, eram da quadrilha, que é acusada de cinco roubos a bancos na Bahia.

Foram presos Gilvando Lima dos Santos, 53 anos, acusado de ser o líder da quadrilha, e Marcos Souza, 36, que é dono de um antiquário na BR-324 e suspeito de furtar imagens sacras na região de Feira de Santana.

Investigação - Foi justamente a partir da investigação para recuperar as imagens sacras roubadas em Cachoeira e em Bonfim, distrito de Feira, que a 1 ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) chegou aos dois.

Setenta peças sacras, entre imagens e quadros furtados, mais de R$ 20 mil, em dinheiro, cinco coletes balísticos, munições para diversos calibres e seis armas, incluindo fuzis e espingardas de grosso calibre, foram apreendidas durante cumprimento de mandados de busca e apreensão nas residências de Marcos e de Gilvandro.

Marcos já vinha sendo investigado pela participação no furto de imagens, ocorridos em 1º de janeiro e 27 de julho, deste ano, quando, na casa dele, no bairro Santa Mônica, em Feira, os policiais encontraram uniformes completos do Exército, coletes, cantis, lanternas, uma pistola 380, municiada e com a numeração raspada, além de R$ 15 mil, que a polícia suspeita ser proveniente do assalto ao banco de Barra da Estiva, na segunda-feira (12).

O outro suspeito guardava em sua casa, além dos fuzis, fardas do Exército e da Aeronáutica, coletes balísticos, luvas, celulares, rádios comunicadores e uma peruca. Também estava no local um Ford Ranger, modelo XLT, além de uma pistola Colt 45, duas espingardas calibre 20 e carregadores.

Outra pistola 9 mm e 276 munições de calibres 762 e 556 – para fuzis -, 9 mm e 380, carregadores, pen drives, um computador, GPS, mais fardamentos militares, e R$ 6,6 mil, em dinheiro, estavam escondidos no imóvel do comparsa da dupla, Rogério de Jesus Santiago, o “Rogerinho”, que conseguiu escapar ao cerco policial.

Nesta casa foram apreendidos ainda uma Pajero Sport e um Honda Civic. A polícia continua as buscas por outros integrantes da quadrilha.

Fuzil M-4

Fardamento semelhante ao utilizado pelo exército também foi apreendido
Presos são suspeitos por série de assaltos a bancos no estado
Armamento apreendido em ação da polícia
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

16 de ago. de 2013

Corpo de PM que atirou na própria cabeça após acidente é sepultado

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Foi sepultado nesta sexta-feira (16), em Feira de Santana, a 81 quilômetros de Serrinha, o corpo do policial militar Ivanildo Almeida Nery Júnior, 31 anos. Familiares, amigos e colegas de trabalho estiveram presentes no velório, que ocorreu no Serviço de Assistência Familiar (SAF), na Avenida J.J. Seabra, e no enterro realizado no cemitério Piedade.

O diretor executivo da Associação de Praças da Polícia Militar da Bahia (APPM-BA), Antonio Roberto Adorno, lamentou a morte do policial. “Estamos vivendo um dia muito triste. Trabalhei com o pai dele, vi esse menino pequeno e é muito difícil. A vida do policial militar é estressante e eu falo com base em uma pesquisa publicada há uns quatro anos. A vida do policial é a mais estressante em qualquer parte do mundo. É bom que estejamos atentos no tocante ao comportamento do ser humano, dos nossos filhos. É importante fazermos uma reflexão em cima disso”, disse ao site local Acorda Cidade.

Ivanildo atirou contra a própria cabeça depois de ter sofrido um acidente na manhã de ontem (15). Ele conduzia uma motocicleta que colidiu contra outra moto na avenida Maria Quitéria, no centro da cidade. Com a colisão, o PM ficou preso embaixo de um carro de passeio.

Após o acidente, Ivanildo disse que não estava sentido as pernas, pegou a arma e atirou. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda tentou socorrer o PM, mas ele morreu a caminho do Hospital Clériston Andrade.

Ouvido na Delegacia de Homicídios, um tio do policial contou que Ivanildo era tranquilo e, aparentemente, não estava passando por problemas. Três testemunhas também foram ouvidas na Delegacia de Homicídios ainda na quinta-feira (15).

A arma do policial, uma pistola 380, foi encaminhada para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ivanildo era lotado no 16º Batalhão da Polícia Militar (Serrinha) e integrava a Corporação desde 2008.

Corpo do policial foi sepultado na manhã desta sexta

Familiares e colegas de trabalho estiveram presentes no enterro
Policial era lotado em Serrinha e trabalhava no presídio
Familiares disseram que ele passava por problemas pessoais
Foto: site Acorda Cidade

Suspeito de roubo de carro é preso em Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um homem suspeito de roubar um carro foi preso por investigadores da Polícia Civil na manhã da última terça-feira (13), em Serrinha.

De acordo com a polícia, Alan de Jesus lima, de 25 anos, é acusado de roubar um carro Fiat, modelo Palio, em junho do ano passado. O veículo estava estacionado em frente a uma academia localizada na Avenida ACM e foi roubado no momento que a proprietária praticava exercícios físicos.

Segundo a acusação formulada pela polícia, Alan entrou na recepção da academia, pegou a chave do veículo e fugiu sem ser percebido.

Ao ser preso, o suspeito disse que levou o carro para a cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, onde abandonou.

O homem foi encaminhado à carceragem da 15ª Coorpin onde deverá responder por crime de furto. A pena pode variar de um a quatro anos de prisão.

Após assalto a banco, funerária tem caixão levado na cidade de Saúde

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Após assalto em duas agências bancárias da cidade de Saúde, a 216 km de Serrinha, na madrugada desta quinta-feira (15), uma funerária que fica ao lado de uma das unidades bancárias teve a porta quebrada e um dos caixões levados.

De acordo com informações da delegada Ana Angélica, ainda não é possível atribuir aos assaltantes do banco o roubo do caixão.

"O que temos é que a funerária teve a porta quebrada e um caixão levado. Já fizemos a perícia no local, mas não encontramos nenhum estilhaço de bala na funerária. Ainda não temos como dizer se esse roubo tem relação com os assaltantes do banco, ou se um morador da cidade fez isso. Estamos investigando", disse.

O caso - Um grupo com cerca de 20 pessoas chegou com armamento pesado e encapuzado na madrugada desta quinta-feira (15), quando o grupo assaltou duas agências bancárias localizadas no centro da cidade. Os criminosos fizeram vários disparos e usaram explosivos para arrombar os bancos, cujas áreas de autoatendimento ficaram destruídas.

Segundo a polícia, vários homens chegaram à cidade em três veículos e ameaçaram a guarnição da polícia, que no momento do crime contava apenas com dois homens. A polícia chegou a receber reforços, mas ao chegar ao local, o grupo havia fugido.

Não há informações sobre valores levados pelos criminosos. De acordo com a polícia, ninguém ficou ferido na ação. Buscas são realizadas na tentativa de localizar os suspeitos pelo crime.

Após assalto a banco, funerária tem caixão levado na cidade de Saúde

Secretaria convoca 1.240 professores para interior do estado

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15) o resultado final do Processo Seletivo Simplificado (Reda) que oferece 1.240 vagas para professor no interior do estado. A seleção é referente ao edital nº 001/2011, publicado em 30/12/2011. Esta é a segunda convocação do mesmo edital.

Os candidatos aprovados deverão comparecer às sedes das Diretorias Regionais de Educação (Direc) a que pertence o município para o qual foram aprovados no prazo de 5 dias úteis, a partir da data da publicação, no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30.

É necessário apresentar original e fotocópia de documentos como carteira de identidade, certificado de antecedentes criminais, comprovante do nível de escolaridade exigida para a função, título de eleitor, CPF, comprovante de residência, dentre outros, além de exames pré-admissionais.

Veja o edital de convocação

Acordo entre posseiros e indígenas põe fim a conflito em Euclides da Cunha

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Representantes do Governo do Estado se reuniram, na terça-feira (13), com agricultores familiares e lideranças da comunidade indígena Kaimbé, no município de Euclides da Cunha, para dar os encaminhamentos necessários à divisão da Gleba Sipituba. Trata-se de uma terra devoluta do estado da Bahia, com 10.842 hectares, localizada na zona rural da cidade.

Em julho deste ano, ficou acordada a cessão de quatro mil hectares da área para os indígenas e de 6.842 hectares para os posseiros, durante reunião na Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin), encerrando, assim, o conflito fundiário que perdura há vários anos.

O chefe de gabinete da Serin, Pedro Alcântara, que auxiliou nas negociações, aproveitou para agradecer a participação de todos os envolvidos no processo e afirmou que o Governo do Estado apoiará as famílias no desenvolvimento de suas atividades.

Diálogo -  “O acordo foi resultado do diálogo entre representantes do poder público, posseiros e indígenas. Após a regularização fundiária, o Governo do Estado continuará acompanhando as famílias beneficiadas, oferecendo o apoio necessário para o desenvolvimento de suas atividades no campo, a fim de melhorar as condições de vida da população”, disse Alcântara.

Segundo o coordenador-executivo de Desenvolvimento Agrário, Luís Anselmo, o Estado está buscando solução de convivência para todos. “É possível fazer ajustes. Se a equipe chegar em campo e constatar que a divisão da área pleiteada precisa ser diferente, isso será feito”. As instituições do governo voltarão a campo, em setembro, para uma simulação das áreas coletivas a serem utilizadas pelas famílias cadastradas. 

Participaram ainda do encontro o assessor especial da Serin, Luís José Lira Lopes, e representantes da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), da Polícia Militar, da Casa Militar e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Mulher passa mal e cai de uma altura de 10 metros no centro de Jacobina

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um mulher foi encaminhada para o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, após cair do 3º piso de um sobrado localizado na rua Senador Pedro Lago, em Jacobina, a 203 km de Serrinha. Segundo informações da unidade hospitalar, a mulher deu entrada à emergência do hospital com ferimentos na perna, após ser atendida por uma equipe do Samu.

O caso aconteceu nesta quinta-feira (15). Segundo informações do hospital, a mulher estava consciente quando foi atendida, e relatou que se sentiu mal. A altura da queda foi de aproximadamente, 10 metros. No início da tarde desta quinta, ela deixou a unidade hospitalar acompanhada do marido.

Foto: Augusto Urgente

Terceira adolescente desaparecida é encontrada em Arembepe

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A última jovem que estava desaparecida depois de sair com outras duas amigas do município de Ipirá, na Bahia, foi encontrada na tarde desta quinta-feira (15) em Arembepe, região metropolitana de Salvador.

Segundo as informações de um dos familiares da jovem, ela estava em uma localidade próxima da mesma aldeia onde as outras duas amigas foram encontradas durante a manhã desta quinta.As três adolescentes estavam desaparecidas desde segunda-feira (12) após saírem do município de Ipirá, na região de Feira de Santana.

"Pela manhã cedo um pescador me ligou após ver o caso na televisão. Ele disse que viu as garotas entrando no mercado ontem de tardezinha, chegou a procurar algum policial, mas não achou. Falou que elas estavam em Arembepe, perto da Aldeia Hippie. Meu cunhado tem casa lá e foi até elas", contou Atanásio Barreto, pai da última jovem encontrada.

Inicialmente, o pai da jovem acreditava que ela estivesse em Santo Estevão, cidade próxima a Ipirá."Tivemos informações de que ela passou por aqui", explicou Atanásio. As meninas localizadas teriam afirmado que não sabiam que estavam sendo procuradas e que o caso tinha ganhado repercussão na imprensa.

Quatro homens são presos após assaltarem ônibus intermunicipal em Ipirá

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Quatro homens foram presos após assaltarem um ônibus intermunicipal nas proximidades do município de Ipirá, localizado a 173 quilômetros de Serrinha, na madrugada da quarta-feira (14).

O veículo da empresa Águia Branca, que fazia a linha Irecê-Salvador, foi abordado pelos criminosos quando o motorista reduziu a velocidade do ônibus para passar pelo quebra-mola.

Os bandidos estavam escondidos às margens da rodovia. De acordo com a TV Bahia, a quadrilha é composto por cinco integrantes, que agiam na região havia um ano. Elton Flávio Matos Souza, 23 anos, Natanael de Jesus, 321, Tiago de Jesus Santana, 23, e Marivaldo Santos da Silva, de 41 anos, são acusados de praticar cerca de 20 assaltos a ônibus intermunicipais na região de Feira de Santana.

O quinto integrante do grupo está foragido. Junto com os bandidos, a polícia apreendeu as armas usadas no assalto e diversos celulares, notebooks, tablets, relógios e documentos dos passageiros.

Quadrilha é acusada de praticar cerca de 20 assaltos a ônibus

Foto: Acorda Cidade

15 de ago. de 2013

Cinco pessoas são presas suspeitas de tráfico de drogas em Araci

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Cinco pessoas foram detidas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas em Araci, na noite desta terça-feira (13). A prisão foi efetuada por agentes do Serviço de Inteligência (SI) da delegacia local no bairro Coqueiro, por volta das 21h30m.

Rosendo Miranda das Neves, de 34 anos, Marcone Souza de Moura, 34, Paulo Marcone Sena Teles, 30, Arlene Silva de Sant Ana, 18, e Rita de Cassia de Jesus Santos, 19, foram flagrados em uma casa, que estava sendo monitorada pela Polícia Civil, com a suspeita de ser um ponto de venda de drogas.

No local, a polícia apreendeu 2 kg de maconha, um colete balístico, duas munições de revólver calibre 38, cinco munições de revólver calibre 22, além de cinco aparelhos celulares e uma máquina fotográfica.

Dois adolescentes de 17 anos também foram apreendidos e encaminhados para o Juizado Especial. Os suspeitos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a sede da 15ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) em Serrinha.

Polícia apreendeu 2 kg de maconha

Ipirá: duas meninas são encontradas; outra está desaparecida

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Duas adolescentes de Ipirá, no centro-norte baiano, que estavam desaparecidas desde o último dia 12 de agosto, foram encontradas nesta quinta-feira, 15, na aldeia hippie de Arembepe (a 58 km de Salvador). De acordo com o pai de Isabela Cerqueira, Atanásio Alves, a filha dele ainda não foi localizada.

"Após informações de pescadores, conseguimos localizar Carol (Costa) e Cecília (Leal), mas elas disseram que minha filha foi sacar dinheiro. Estamos suspeitando que ela esteja com alguém. Estamos conversando com elas para tentar localizar minha filha", explica Atanásio Alves, conhecido como "Dal".

Ele disse que está mais tranquilo, porque a filha conhece a região, já que costumava frequentar a casa de uma tia em Arembepe. Dal disse que Carol e Cecília não explicaram o motivo da fuga.

Policiais também ajudam nas buscas e rastreiam o cartão de crédito levado pelas adolescentes, que tem entre 14 e 15 anos.

As jovens desapareceram depois de sair de casa dizendo para os pais que iriam fazer uma apresentação na escola. Ao perceberem o sumiço, os familiares iniciaram campanha nas redes sociais buscando as garotas.

PM que trabalhava em Serrinha se mata com tiro na cabeça após acidente

Redação Portal Clériston Silva PCS

Ivanildo Almeida era lotado no 16º BPM
O policial militar Ivanildo Almeida Nery Júnior, de 31 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (15) após sofrer um acidente de moto e atirar contra a própria cabeça, na Avenida Maria Quitéria, próximo a sinaleira do cruzamento com a Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana.

De acordo com um mototaxista que presenciou o fato e tentou socorrê-lo, o PM colidiu em outra motocicleta e caiu debaixo do veículo Gol cinza, de placa JQW-8780. Durante o acidente Ivanildo teve ferimentos graves nas pernas e disse não sentir os membros inferiores. Em seguida, o militar pediu a arma que tinha caído no chão e se suicidou com um tiro na cabeça.

Policial se suicidou com a própria arma
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e levou a vítima para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas ele já chegou sem vida. No local havia muito sangue e massa encefálica. A arma foi recolhida por peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

De acordo com declarações do pai da vítima à polícia, Ivanildo havia discutido com a namorada minutos antes do acidente. Até o momento não há informações sobre o estado de saúde do condutor da outra motocicleta. O PM era lotado no 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Serrinha e trabalhava no grupo de escolta do Presídio de Segurança Máxima.

Ivanildo se envolveu em um acidente na Maria Quitéria

Após o acidente o policial pegou a arma e se suicidou
Polícia encontrou a cápsula da arma usada pelo PM
A arma do policial foi recolhida por peritos do DPT
Foto: site Acorda Cidade

Agências bancárias são destruídas durante assalto em Saúde

Redação Portal Clériston Silva PCS

Duas agências bancárias do município de Saúde, localizado a 216 quilômetros de Serrinha, foram destruídas durante um assalto na madrugada desta quinta-feira (15). Diversos homens armados ameaçaram uma guarnição da Polícia Civil local, que no momento do assalto contava apenas com dois agentes.

Eles também efetuaram diversos disparos contra as agências do Banco do Brasil e Bradesco. De acordo com a TV Bahia, os criminosos usaram bombas para arrombar os estabelecimentos, que tiveram os terminais de autoatendimento completamente destruídos nas explosões.

Ninguém ficou ferido, e a quantia roubada durante o assalto ainda não foi divulgada. Uma outra guarnição da polícia esteve no local, mas os integrantes da quadrilha já tinha fugido do local, usando três veículos. Buscas estão sendo realizadas na região, mas até o momento ninguém foi capturado.

Ipirá: Encapuzados assaltam e saqueiam ônibus

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Três homens armados e encapuzados assaltaram na madrugada desta quarta-feira, 14, na BA-052, próximo ao município de Ipirá, um ônibus intermunicipal da empresa Águia Branca, que seguia de Irecê para Salvador, com 42 passageiros.

Os bandidos saquearam todos os passageiros e levaram dinheiro, objetos pessoais e documentos. O motorista da empresa, que não quis se identificar, contou que ao diminuir a velocidade do ônibus para passar por um quebra molas foi surpreendido pelos marginais, que estavam escondidos às margens da rodovia.