4 de mar. de 2024

Serrinhense apontado como líder do "novo cangaço" morre durante confronto com a PM de Goiás

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Um homem, considerado pela polícia um dos maiores ladrões de banco da Bahia, morreu em confronto com a Polícia Militar, em Águas Lindas de Goiás. Eduardo Esmael Brito, de 44 anos, tentou fugir por uma mata e atirou nos militares, que atiraram de volta. 

Natural de Serrinha (BA), o criminoso era apontado como líder de uma quadrilha especializada em invasão de cidades e explosões de agências bancárias e carros fortes. Conforme a polícia, essa modalidade de crime é conhecida como "novo cangaço" e atua com armamento de grosso calibre. Entre os apelidos do suspeito estavam "Dudu", "Paulista" ou "Mentiroso".

O confronto aconteceu na última sexta-feira (1º). Segundo a PM, uma equipe que trafegava pela BR-070 avistou o suspeito em uma motocicleta e tentou abordá-lo. Mas, Eduardo ignorou a ordem de parada, entrou em uma região de mata e fugiu a pé. Os militares foram atrás dele e foram recebidos com tiros. 

A equipe revidou os disparos e acabaram atingindo Eduardo. O Corpo de Bombeiros foi chamado e chegou a levar o suspeito para o Hospital Municipal Bom Jesus, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu.


Após a troca de informações, a polícia conseguiu chegar até a casa de Eduardo. Na residência dele foram encontradas diversas ferramentas e chaves, que provavelmente seriam utilizadas em futuros arrombamentos a caixas eletrônicos.

Dentro de um armário, os policiais também encontraram 1kg de emulsão explosiva encartuchada. Por conta disso, o Esquadrão de Bombas do BOPE de Goiânia foi acionado para recolher o explosivo, que foi detonado em uma área segura.

Segundo apuração da reportagem do PCS, Eduardo se mudou para Águas Lindas de Goiás há cerca de 3 anos e já era investigado por dois roubos. Em maio do ano passado, de acordo com a polícia, ele monitorou uma farmácia por meses, alugou a casa ao lado e, durante a madrugada, quebrou o muro e arrombou o caixa eletrônico do estabelecimento.

Em fevereiro de 2020, o serrinhense foi preso após fazer um curso na Argentina para aprender a mexer com o maquinário que fazia o corte dos cofres dos terminais de autoatendimento. Na ocasião, o suspeito também tentou fugir da abordagem policial, mas acabou capotando o carro em que estava [relembre aqui].

Para não ser identificado, a polícia diz que Eduardo possuía CNH, carteira de trabalho e título de eleitor com nome falso. 

PM apreendeu arma do suspeito e desarmou explosivo encontrado na casa dele

Nenhum comentário:

Postar um comentário