12 de mar. de 2024

Moradores de Cipó relaram sufoco em dia de calor extremo

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Como morar dentro de um caldeirão. Assim os moradores do município do Cipó, no norte da Bahia, descrevem a experiência de lidar com o calor da última segunda-feira (11), quando o local registrou a quarta maior temperatura do Brasil, com 38,4ºC. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Segundo o município, não houve registros de atendimentos médicos em decorrência das altas temperaturas.

A servidora pública Ilana Leone conta que, por causa do calor, passou mal no final da tarde, enquanto estava na academia. “Eu fiquei tonta e não consegui terminar os exercícios. De noite foi muito difícil, porque quando eu tomava banho, a água estava quente ao ponto de ficar insuportável. Nem meus filhos que gostam de banho quente aguentaram”, afirmou.

“Eu trabalho com piscicultura [criação de peixes] e a temperatura da água está muito alta. Os próprios peixes não estão aguentando. A gente está tendo que fazer renovação de água constante porque os peixes não estão aguentando”, completou.

Moradora de Cipó, Andrea Macedo compartilhou a sensação de viver na cidade nessa onda de calor. "É quase insuportável. A gente se sente muito mal. O rosto esquenta, começa a arder, é muito desconfortável. É como morar dentro de um caldeirão de água quente. A gente suporta porque não tem outro jeito", reclama.

No Brasil, as cidades que tiveram as maiores temperaturas foram: Boa Vista (40,1°C), em Roraima, Corumbá (38,6°C), no Mato Grosso do Sul e Pão de Açúcar (38,5°C), em Alagoas. Em Ribeira do Amparo, a cerca de 20 minutos do centro de Cipó, os termômetros marcaram 37,3ºC. *Matéria publicada originalmente no site correio24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário