14 de nov. de 2019

Promotora que estabeleceu cardápio vegano em escolas da região de Serrinha diz para crianças comerem carne com o próprio dinheiro

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Mais de um ano após o Ministério Público da Bahia estabelecer que as escolas públicas de Serrinha, Teofilândia, Biritinga e Barrocas deveriam ter cardápio vegano, o tema voltou à tona. Isso porque a promotora Leticia Baird, criadora do programa, disse que as crianças devem comer carne "em casa com o seu dinheiro, pois aqui estamos falando de recurso público". A afirmação controversa foi feita durante entrevista à Gazeta do Povo.

Por conta da determinação do MP, as escolas estão retirando carnes, ovos e leite do seu cardápio e substituindo por pasta de amendoim, pão vegano, carne de soja, entre outros. O objetivo é retirar da alimentação escolar, nos próximos anos, 100% de qualquer fonte de proteína animal daqueles quatro municípios baianos.

As cidades afetadas estão entre os Índices de Desenvolvimento Humano mais baixos do estado. Em entrevista ao Washington Post, a diretora do Conselho de Alimentação Escolar de Serrinha, Ariane Souza Santiago da Silva, contou que o programa "não foi uma escolha, mas uma imposição, não houve debate público, nem votos, apenas um anúncio de que as coisas iriam mudar".

A promotora, que também é ativista e atua em defesa dos animais, é a favor da alimentação vegana para proteger o meio ambiente e reduzir custos da administração pública. "Se uma alimentação à base de vegetais é mais barata financeiramente, custa menos para o meio ambiente e fornece igual suporte nutricional, por que o governo vai ter que comprar carne?", frisou.

"Aquecimento global tá aí, emissão de gases do efeito estufa está aí, e qual é hoje a maior fonte de degradação ambiental atrelada a aquecimento global e gases poluentes? Sistema de produção alimentar", defendeu.

6 comentários:

  1. Cadê nossos deputados estaduais? O que essa promotora sabe das necessidades da educação das nossas crianças... Lamentável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oque é pra ela ficalizar ela faz de conta nao enxergar

      Excluir
  2. Cada palhaçada viu onde deve agir não faz nada...

    ResponderExcluir
  3. Promotora infeliz essa,vem de um berço de ouro, come do bom e do melhor pago por nos e quer impedir,que criancas tenham uma alimentacao adequada.
    Vai cuidar de seus afazeres se sabe o que fazer.

    ResponderExcluir
  4. Isso só pode ser uma piada

    ResponderExcluir
  5. Ela não têm o quê fazer 😏

    ResponderExcluir