31 de mar. de 2012

Barrocas comemora 12 anos de emancipação política como melhor município em gestão fiscal e aplicação de recursos

Redação Portal Clériston Silva PCS

O município de Barrocas, na região sisaleira da Bahia, comemorou nesta sexta-feira (30) o aniversário de 12 anos de emancipação política e administrativa. A cidade mais jovem do estado celebrou a data com uma missa às 9h e show do padre Antônio Maria, às 20h, na Praça São João Batista. Cerca de cinco mil pessoas participaram da festa.

Apesar do clima ameno de festa, na ceara política e eleitoral o tempo ficou quente, com três concorridos almoços. Um oferecido pelo prefeito Almir de Maciel (PR), em sua residência, para o qual foram convidados políticos como o deputado federal João Bacelar (PR), Tom Araújo (DEM) e o deputado estadual Alan Sanches (PSD). O outro, pelo ex-prefeito José Edilson Ferreira, onde foram confirmadas as presenças do deputado federal ACM Neto (DEM) e do deputado estadual Bruno Reis (PRP).

O prefeito celebrou a data comemorativa com o título de nono melhor município em gestão fiscal e aplicação de recursos. De acordo com o levantamento, Barrocas, destacou-se no ranking estadual por ter apresentado elevado nível de investimento, mesmo com baixas receitas próprias. O estudo foi realizado pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), que mede a boa alocação dos recursos públicos e o controle social da gestão fiscal das cidades brasileiras. “Neste momento de comemoração, quero parabenizar o município de Barrocas e toda a sua população pela passagem de mais um ano de emancipação política e desejar um futuro de progresso”, declarou Almir de Maciel.

As comemorações pelo 12º aniversário da cidade foram acompanhadas pela equipe de jornalismo da Rádio Continental AM que instalou seu estúdio móvel no coreto da Praça São João Batista. O programa jornal “Serrinha Hoje”, comandado pelos radialistas Clériston Silva, Clodoaldo Marques, Reny Maia e Reinaldo Lima foi apresentado em praça pública e entrevistou, além do prefeito, vereadores, secretários e personalidades da política local.

História - Iniciada na Fazenda Barrocas em 1880, a localidade barroquense surgiu ao entrar nos trilhos do progresso. Naquela época o futuro município passou a fazer parte do trajeto da estrada de ferro Viação Geral da Bahia, que partia de Salvador, passando por Alagoinhas, com destino a Juazeiro.

A extração de pedras, uma das atividades econômicas da localidade, motivou a construção de uma plataforma de trem para o transporte do material que era extraído do terreno onde hoje está a Praça da Matriz no município. Depois um abrigo, feito com teto de zinco e tábuas, foi erguido na plataforma para acomodar os passageiros que viajam pela região. Barrocas, denominação que faz referência ao terreno rasgado pela enxurrada, foi o nome dado ao ponto de embarque e desembarque.

Com o passar dos anos a localidade cresceu e foi elevada a categoria de distrito de Serrinha através da Lei estadual nº 628, de 30 de dezembro de 1983. No dia 09 de maio de 1985 foi criado o município de Barrocas pela Lei estadual nº 4.444, mas a conquista durou pouco tempo. Em 31 de dezembro de 1988 a criação do município foi anulada e Barrocas voltou a ser distrito de Serrinha.

A consagração de Barrocas como município veio com a Lei estadual nº 7.620, de 30 de março de 2000. A extração de minérios continua sendo um dos componentes da economia local. Os festejos juninos integram o calendário de manifestações culturais do município.

Veja outras imagens

Estúdio móvel da Rádio Continental na Praça São João Batista
Bolo de 12 metros foi servido à população
Fiéis participam de missa na paróquia São João Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário