29 de jan. de 2010

Presídio de Feira é o mais lotado da Bahia

O presídio de Feira de Santana é o mais lotado de todas as 21 unidades prisionais do estado da Bahia. A informação está na página da Superintendência de Assuntos Penais (da Secretaria de Justiça) na internet, que diariamente atualiza os dados da população carcerária do estado.

Em Feira de Santana, são 340 vagas e há 643 presos, um excesso de 303 (89% além da capacidade). A superlotação em Feira corresponde a quase 20% de toda a superlotação do sistema estadual. Situação parecida encontra-se apenas em Teixeira de Freitas, com 270 presos a mais, correspondentes a 85% da capacidade excedida. Jequié, que tem quase o mesmo número de excedentes de Teixeira, tem 100 vagas a mais.

Em toda a Bahia, existem apenas 6 unidades com vagas, sendo o de Serrinha o mais vazio. O presídio feirense sempre esteve superlotado ou no limite. Mas a situação agravou-se quando aumentaram as transferências do Complexo Policial, que por também estar superlotado, foi palco de várias rebeliões e obrigado a reduzir a superlotação, que no entanto continua a existir.

O presídio da cidade de Serrinha tem capacidade para 476 presos, hoje a unidade de segurança máxima comporta 406 detentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário