12 de set. de 2022

Ipec: Lula oscila para cima, e vantagem sobre Bolsonaro chega a 15 pontos

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial com 46% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 12, pelo instituto Ipec (ex-Ibope), contra 31% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em relação à pesquisa anterior, divulgada pelo instituto há uma semana (5 de setembro), antes das manifestações bolsonaristas do Dia da Independência, a vantagem de Lula em relação ao presidente aumentou. O petista tinha 44% das intenções de voto contra 31% de Bolsonaro — ou seja, a distância, que era de treze pontos, agora é de quinze.

Na pesquisa divulgada nesta segunda, aparecem na sequência Ciro Gomes (PDT), com 7% (tinha 8%); Simone Tebet (MDB), com 4% (tinha 4%); Felipe d’Avila (Novo), com 1% (tinha 1%); e Soraya Thronicke ((União Brasil), com 1% (tinha 1%).

Os presidenciáveis Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon Luís (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não atingiram um ponto percentual. Entre os entrevistados, 6% disseram que irão votar em branco ou nulo (eram 6% há uma semana) e 4% declararam que não sabem ou não responderam (eram 5%).

A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre os dias 6 e 12 de setembro em todos os estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01390/2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário