2 de set. de 2022

Datafolha: Após debate, Lula cai para 45%, Ciro e Tebet sobem

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Faltando um mês para o primeiro turno das eleições, o ex-presidente Lula (PT) caiu dois pontos percentuais e o presidente Jair Bolsonaro (PL) se manteve estável na última rodada da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (1º/9) e encomendada pela Rede Globo e o jornal Folha de S.Paulo. Lula caiu de 47% para 45%, enquanto Bolsonaro manteve os 32%, com isso, diminui a chance da disputa ser encerrada no primeiro turno. 

Esta é a primeira pesquisa do Datafolha após o debate entre os presidenciáveis na TV Bandeirantes, no domingo (28/8), e as sabatinas no Jornal Nacional, na TV Globo e do horário eleitoral obrigatório. Os dois candidatos que aparecem na sequência da pesquisa também subiram no levantamento. Ciro Gomes (PDT) subiu dois pontos e chegou a 9%. Simone Tebet (MDB), saiu de 2% para 5%. 

Na última pesquisa, divulgada em 18 de agosto, Lula aparecia com 47% das intenções de voto e Bolsonaro com 32%, dando uma diferença de 15 pontos entre os dois principais candidatos. Considerando somente os votos válidos, Lula tinha 51% do eleitorado, o que poderia garantir uma vitória no primeiro turno, na margem de erro. 

Segundo turno - Na disputa do segundo turno, Lula aparece com 53% dos votos e Bolsonaro com 38%, a menor diferença entre os dois desde o início do levantamento. O petista tem vantagem sobre Bolsonaro tanto entre homens quantos mulheres e entre aqueles com renda mensal de até dois salários mínimos. Bolsonaro tem vantagem entre os que ganham mais de dez salários e entre os evangélicos.

O levantamento foi contratado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo. O instituto ouviu 5.734 pessoas em 285 cidades. Ele foi registrado com o número BR-00433/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário