8 de jun. de 2021

PF cumpre mandados de operação contra assaltos a bancos em Jacobina

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A Polícia Federal (PF) em Sergipe deflagrou a Operação "Machine Buster", na manhã desta terça-feira (8), com o objetivo de  desarticular uma associação criminosa suspeita de assaltos a bancos. São oito mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão no município de Carira, em Sergipe, em Salvador e Jacobina, na Bahia.

A PF afirmou que a investigação teve início após uma tentativa de assalto "fortemente armada e munida de explosivos", ocorrida na madrugada do dia 7 de setembro de 2020 nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, situadas em Carira. As duas agências foram danificadas por conta da grande quantidade de explosivos usados na ação criminosa e vários disparos de arma de fogo foram feitos em direção aos prédios da Polícia Militar e da Polícia Civil sergipana.

Os mandados que estão sendo cumpridos nesta manhã foram expedidos pelo Juízo da 6ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Itabaiana/SE. A competência da Polícia Federal se restringe à apuração de crimes contra a Caixa Econômica Federal, por se tratar de empresa pública federal. Os envolvidos podem responder pela prática de crimes de dano, tentativa de furto qualificado e associação criminosa, tipificados respectivamente nos arts. 163, 155, § 4º-A, c/c arts. 14, II e 288, do Código Penal Brasileiro.

A operação é resultado de trabalho conjunto entre as polícias Federal, Civil e Militar. O Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) da Polícia Civil do Estado de Sergipe participou de toda a investigação, assim como a Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do 3º Batalhão em Itabaiana e da Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (CIOPAC), prestou auxílio à Polícia Federal com informações de inteligência. A operação contou, ainda, com apoio tático da Coordenação de Operações Especiais (COE), da Polícia Civil da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário